Abra o seu alojamento local ao turismo internacional
Veja como o turismo internacional pode impulsionar o seu AL
Dezembro 2024
O turismo internacional representa uma parte significativa da taxa de ocupação no alojamento local (AL) e, por isso, quando decide criar um website de aluguer de férias deve considerar alguns aspetos que contribuem para abrir o alojamento local a estrangeiros, de forma a garantir uma maior rentabilidade para o negócio.
Aproveitando os benefícios de sites internacionais de reservas, como a Holidu ou a Airbnb, poderá aproveitar as tendências do momento e cativar um público mais amplo e internacional que garanta uma melhor taxa de ocupação.
Ainda assim, se o que pretende é maximizar o seu lucro focando-se na hospedagem deste tipo de turistas, é importante que saiba quais as melhores estratégias para abrir o AL ao turismo internacional, integrando na sua comunicação, métodos de pagamento e ofertas os essenciais para agradar aos viajantes internacionais.
Se pretende saber como arrendar a sua casa de férias a estrangeiros, aproveitando o elevado índice de turistas provenientes de outros países e cativando-os para o seu AL, não deixe de ler este artigo.
Turismo internacional e o seu impacto no AL
O turismo internacional tem um impacto significativo na economia portuguesa, sendo que a diversidade de opções que carateriza os vários destinos nacionais se torna muito atrativa para os estrangeiros. Aqui, o turismo balnear, cultural, gastronómico e ainda o ecoturismo e o enoturismo têm um grande impacto na escolha de Portugal como destino de férias, sendo que a vasta costa atlântica se apresenta como um dos ex-libris nacionais.
Além de o destino ser, desde logo, valorizado pelos turistas internacionais, o alojamento local para estrangeiros também se justifica pelas estatísticas, sendo que, segundo os dados mais recentes, apresentados no relatório “Estatísticas do Turismo – 2022” do Instituto Nacional de Estatística (INE), o turismo internacional representa mais de metade das dormidas em alojamentos turísticos em Portugal, tendo, nesse ano, chegado mais de 22 milhões de turistas não residentes ao nosso país. Neste ponto, destacam-se os viajantes provenientes de Espanha, Reino Unido, França e Alemanha, havendo também um aumento no número de turistas do continente americano, incluindo os Estados Unidos da América e Brasil.
Como abrir o AL aos turistas internacionais
Para alugar a sua casa de férias e tirar partido do AL ao rentabilizá-lo com as estadias de turistas estrangeiros torna-se essencial compreender de que é necessário adotar uma postura ativa, para garantir a relevância da casa de férias num contexto de elevada concorrência.
Torna-se fundamental otimizar cada fase do processo, desde a comunicação à adaptação cultural das ofertas. Deixamos algumas dicas sobre como integrar no AL os aspetos mais relevantes para um turista internacional:
- Comunique em diferentes línguas
- Priorize os conteúdos visuais
- Anuncie em portais internacionais
- Ofereça meios de pagamento internacionais
- Adapte a oferta às preferências de hóspedes estrangeiros
- Comunique em diferentes línguas
Ao alugar apartamentos de férias deverá ter algum cuidado para que os conteúdos apresentados possam ser compreendidos pelos potenciais hóspedes, mesmo que estes falem outros idiomas. O ideal, por isso, será ter o site e as descrições dos portais em mais do que um idioma, ou ter opções automáticas para a tradução destes conteúdos.
Toda a linguagem utilizada nos conteúdos deve ser simples e clara para que, mesmo que não exista uma tradução, o eventual hóspede consiga perceber o conteúdo recorrendo a ferramentas como os tradutores online. Assim, evitar linguagem rebuscada, termos avançados ou coloquiais poderá ser uma desvantagem, já que criará barreiras comunicacionais entre si e o público estrangeiro.
Além da apresentação do AL, eventuais comunicações diretas poderão ser valorizadas se forem adaptadas ao idioma do viajante. Também aqui, se necessário, pode ser usado um bom tradutor, sendo que o uso do inglês é também uma opção bastante abrangente.
- Priorize os conteúdos visuais
Esta é uma daquelas situações em que podemos dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Um alojamento de férias para turistas internacionais deve garantir o mínimo de barreiras entre as partes e, por isso, mesmo tendo o cuidado acima descrito com a comunicação verbal, terá também vantagem em otimizar os seus conteúdos visuais, apresentando fotografias e vídeos que permitam que o turista estrangeiro conheça o seu AL com maior facilidade. Isto ajudará a facilitar toda a interação e comunicação entre as partes, permitindo que o potencial cliente conheça as caraterísticas e serviços do espaço. Tenha a maior atenção aos pormenores relevantes da propriedade, garantindo que as fotos os apresentam claramente.
- Anuncie em portais internacionais
Um bom portal de aluguer de férias internacional, como a Holidu, a Booking.com ou a Airbnb são fortes aliados de quem quer abrir o AL ao turismo internacional.
Nestas plataformas é possível apresentar textualmente e visualmente o AL, aproveitando ainda a abrangência de público trazida pela boa reputação dos portais e as múltiplas ferramentas que facilitam a interação entre o anfitrião e o hóspede.
Estar presente em mais do que uma plataforma poderá fazer sentido, sendo que o uso de um sistema de gestão de propriedades para alojamento local (PMS) poderá ajudar a facilitar esta gestão e evitar erros de calendarização, como a dupla reserva ou a disparidade de preços.
- Ofereça meios de pagamento internacionais
Ao anunciar casa de férias a turistas estrangeiros é também necessário considerar a oferta de métodos de pagamento que estejam disponíveis internacionalmente.
Uma vez que todo o processo de pagamento já consiste no envio de um montante para um desconhecido, garantir que o processo se torna mais simples e menos confuso é essencial para que todos os pagamentos sejam seguros. Assim, é importante que o site utilize sistemas de encriptação como o SSL, para que cada passo do processo seja feito de forma segura para o hóspede. Tendo isto em mente, a integração de meios de pagamento internacionais, como o cartão de crédito ou as carteiras eletrónicas (e-wallets), é uma boa forma de abrir o AL ao turismo mundial.
- Adapte a oferta às preferências de hóspedes estrangeiros
Também é importante considerar as preferências dos hóspedes estrangeiros ao anunciar casas de férias e recebê-los no seu AL. Deve considerar que, saindo do país, o hóspede parte para um destino novo, com uma cultura distinta, sendo fundamental que se sinta confortável no alojamento.
A inclusão de elementos valorizados por hóspedes de outras nacionalidades, como a cedência de roupões, adaptadores universais para as tomadas, o wi-fi de alta velocidade gratuito ou a presença de alguns chás, café ou alimentos básicos para a chegada poderá ser uma boa forma de cativar este público. Além disso, uma flexibilidade de check-in e check-out que considere eventuais fusos horários é, também, muito pertinente.
Outras formas de destacar o AL
Um alojamento local internacional pode tornar-se ainda mais apelativo se houver um cuidado extra na sua preparação. Ao receber hóspedes internacionais, garantir que deixa na sua propriedade alguns extras pode fazer toda a diferença na experiência da estadia e motivar comentários que atrairão outros hóspedes estrangeiros para o seu AL. Deixamos uma lista com algumas ideias:
- Cabaz de boas-vindas com produtos locais;
- Mapas locais e informação sobre horários de monumentos e espaços relevantes;
- Informação sobre zonas comerciais e serviços;
- Sugestões de locais a visitar e restaurantes (incluir informação de descontos aplicáveis a hóspedes, caso alguma das entidades seja parceira do AL);
- Informações sobre a divisa nacional para viajantes que não pertençam à zona euro;
- Informações úteis sobre entidades clínicas e de segurança.
Por mais simples que pareça, este tipo de cuidado é muito valorizado pelos hóspedes e contribuirá para melhorar significativamente a sua estadia.
Em suma
Ter um aluguer de férias internacional implica que tenha atenção a alguns aspetos. A comunicação estratégica, de linguagem simples ou multilinguística, assim como a inclusão de métodos de pagamento abrangentes e internacionais e a adaptação do espaço, com a oferta de alguns extras, pode destacar o AL dos concorrentes, melhorando as suas avaliações e a sua taxa de ocupação. Assim, poderá aproveitar o turismo internacional e garantir que o seu negócio se torna mais lucrativo.