Dicas para a descrição do seu alojamento local

As melhores dicas para uma descrição simples mas eficaz!

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Dezembro 2024

Hoje, perante a grande concorrência que carateriza o setor do alojamento local (AL) torna-se mais importante do que nunca criar e promover os elementos diferenciadores de um espaço de alojamento.

Num portal para casas de férias como a Holidu, a colocação de um bom anúncio torna-se, por isso, crucial. Para que o anúncio de aluguer de férias possa destacar-se, no entanto, é necessário considerar que todos os elementos nele contidos devem ter uma elevada qualidade. Assim, considerar os elementos visuais, como as fotografias e vídeos, e os elementos textuais, como título e a descrição de aluguer de férias é fundamental para o sucesso.

Uma descrição bem escrita e pensada segundo os princípios do search engine optimization (SEO) será crucial para cativar a atenção de quem procura por alojamento e ajudará a convertê-lo num hóspede.

Por isso, e sabendo como a descrição do AL é importante, deixamos este artigo, onde daremos a conhecer a importância de uma boa descrição e deixaremos dicas para que possa criá-la de forma atrativa e funcional, para atrair o seu público ideal. Saiba mais.

Descrição do AL: o que é e para que serve

A descrição do alojamento local não é nada mais é do que o texto com o qual apresenta o seu AL às pessoas que procuram um espaço de alojamento. Esta deve explanar os benefícios de ficar alojado na sua casa de férias para alugar e destacar as principais comodidades e serviços, podendo ser atualizada em épocas específicas, para acompanhar as caraterísticas sazonais da região ou as épocas festivas. Além disso, a descrição permite a criação de uma conexão emocional, pelo que pode adotar estratégias de storytelling, apresentando de forma breve e apelativa as histórias do espaço, demonstrando assim o que o torna especial.

Para muitos hóspedes, a escolha do alojamento é potenciada pela descrição, sendo crucial para a tomada de decisão. Lembre-se, no entanto, de que este texto cria expetativas na pessoa que faz a reserva, pelo que, além de bem redigida, deve ser honesta.

Onde usar a descrição do AL

Ao escrever um anúncio deve ponderar qual o local onde irá publicá-lo, já que nem todas as plataformas têm as mesmas caraterísticas. Ao publicar em plataformas de reservas como a Holidu, a Airbnb ou a VRBO, será recomendável que ofereça descrições com maior detalhe, podendo adotar também esta abordagem no seu website. Em ambos os espaços, a criação de textos criativos e que criem conexão emocional com o público serão bem-vindas, devendo ter o cuidado para não ser demasiado extenso.

As redes sociais podem também ser usadas como ferramenta de divulgação do AL e, como tal, pode e deve usar uma descrição do AL nas páginas correspondentes à marca. Estas descrições devem ser breves e incisivas, podendo ser mais criativas. O Instagram e o Facebook são espaços ideais para que o faça, atraindo novos hóspedes entre os utilizadores.

Vantagens de uma boa descrição do AL

Hoje, arrendar apartamentos de férias oferece alguns desafios. O setor dos AL está mais saturado e pode não ser tão simples apresentar uma casa de férias ao público-alvo, visto que a concorrência é intensa. No geral, a criação de uma boa descrição pode agir como elemento diferenciador ou até mesmo propiciar um melhor posicionamento do AL nas pesquisas online. Para que entenda a importância deste elemento do anúncio, destacamos as vantagens de uma boa descrição:

  • Aumenta a visibilidade do anúncio e o número de cliques;
  • Permite uma maior cativação e conversão de público;
  • Contribui para uma melhor taxa de ocupação;
  • Cria elementos diferenciadores que destacam o AL dos concorrentes;
  • Ajuda a direcionar o anúncio para públicos-alvo específicos;
  • Destaca as caraterísticas que tornam o seu imóvel único e apetecível;
  • Permite aos potenciais hóspedes obter informações claras sobre o AL;
  • Cria expetativas realistas para a estadia;
  • Permite o uso de SEO, destacando o AL nas pesquisas online.  

5 dicas para criar uma boa descrição

Quem não está habituado a escrever anúncios poderá sentir que precisa de conselhos para descrição de aluguer e, de facto, mesmo que esse não seja o seu caso, nunca é demais conhecer algumas dicas que o apoiem na criação de uma boa descrição. Deixamos 5 sugestões:

  1.   Destaque as melhores caraterísticas do AL
  2.   Use uma linguagem acessível e direta
  3.   Dirija-se ao seu público-alvo
  4.   Adote uma postura transparente
  5.   Use as palavras-chave a seu favor
  1. Destaque as melhores caraterísticas do AL

Ao anunciar casas de férias deve, evidentemente, falar do que o espaço de alojamento tem de melhor, e que o torna especial. Aqui, deve incluir informações sobre localização, comodidades, serviços ou outros aspetos que diferenciem esse espaço de alojamento dos seus concorrentes. Lembre-se de que, ao compararem espaços com caraterísticas semelhantes, o elemento que poderá motivar a decisão é a descrição. Assim, procure uma narrativa que cative emocionalmente e sensorialmente os hóspedes. Pode fazer isto, por exemplo, destacando uma rotina maravilhosa que seja possível com as condições oferecidas pelo espaço.

  1. Use uma linguagem acessível e direta

Será crucial para que obtenha bons resultados a criação de um texto com correção ortográfica e gramatical, que seja cativante, simples, informativo e direto. Evite, por isso, o uso de expressões rebuscadas ou termos técnicos, assim como frases demasiado longas e complexas. Mediante o público-alvo do imóvel deve também ajustar o tipo de linguagem utilizado, adotando uma maior ou menor formalidade. Independentemente disto, será sempre valorizada a cordialidade, simpatia, empatia e proximidade.

  1. Dirija-se ao seu público-alvo

Ao arrendar a sua casa de férias é preciso pensar quem é o hóspede ideal. Sabendo isto, toda a comunicação deve ser dirigida a esse público-alvo. Casais, famílias, grupos de amigos, nómadas digitais, aventureiros… existe uma grande diversidade de públicos que procuram alojamento. Orientando a descrição do seu AL para as necessidades particulares de cada um deles, poderá cativar o seu interesse. Por exemplo, se quiser conquistar nómadas digitais que gostam de surf, destaque a proximidade às praias locais e às escolas da modalidade, assim como os espaços para reservar o material desportivo, os espaços ideais para o trabalho remoto e a oferta de um wi-fi de alta velocidade. Isto fará com que esse público tenha um maior interesse pelo seu AL. E, claro! Para cada público deverá explorar os elementos mais valorizados, enaltecendo esses!

  1. Adote uma postura transparente

A transparência e a honestidade são fundamentais na descrição, já que ela criará expetativas para a estadia, que deverão ser realistas. Assim, deve ser claro quanto aos pormenores, destacando a localização, as comodidades e serviços oferecidos, a acessibilidade e outros elementos que sejam pertinentes no seu caso específico. Tenha em mente que esta honestidade será valorizada, enquanto que expetativas defraudadas durante a estadia podem originar prejudiciais avaliações negativas. Assim, use sempre as descrições para enaltecer os pontos positivos do AL, mas sem os exagerar: isto garantirá que os hóspedes que reservam consigo ficam satisfeitos e o avaliam positivamente.

  1. Use as palavras-chave a seu favor

A descrição da casa de férias deve ser otimizada para SEO, para garantir que o AL aparece destacado nas pesquisas online. A inclusão de palavras-chave é crucial neste processo, podendo estas ser aplicadas em títulos ou expressões no corpo do texto da descrição. Lembre-se de que a inclusão das palavras-chave deve acontecer de forma fluida e natural, para que a sua colocação não pareça forçada e a leitura possa tornar-se simples e espontânea. O uso de expressões e palavras com maior índice de procura ajudará na cativação dos hóspedes e na diferenciação do AL.

Em suma

Considerando a importância da descrição do alojamento de férias, este é um elemento que deverá criar cautelosamente. O uso de uma linguagem simples e acessível, detalhada e informativa, a par com a integração das palavras-chave cruciais para SEO, poderá garantir que o AL se torna mais convidativo e surge em destaque num website de casas de férias como a Holidu. Perante a grande saturação do mercado do AL, esta é uma forma de se manter competitivo, apresentando o espaço cativantemente e diferenciando-se dos restantes espaços de alojamento com anúncios online.

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