Dicas para a descrição do seu alojamento local
As melhores dicas para uma descrição simples mas eficaz!
Dezembro 2024
Hoje, perante a grande concorrência que carateriza o setor do alojamento local (AL) torna-se mais importante do que nunca criar e promover os elementos diferenciadores de um espaço de alojamento.
Num portal para casas de férias como a Holidu, a colocação de um bom anúncio torna-se, por isso, crucial. Para que o anúncio de aluguer de férias possa destacar-se, no entanto, é necessário considerar que todos os elementos nele contidos devem ter uma elevada qualidade. Assim, considerar os elementos visuais, como as fotografias e vídeos, e os elementos textuais, como título e a descrição de aluguer de férias é fundamental para o sucesso.
Uma descrição bem escrita e pensada segundo os princípios do search engine optimization (SEO) será crucial para cativar a atenção de quem procura por alojamento e ajudará a convertê-lo num hóspede.
Por isso, e sabendo como a descrição do AL é importante, deixamos este artigo, onde daremos a conhecer a importância de uma boa descrição e deixaremos dicas para que possa criá-la de forma atrativa e funcional, para atrair o seu público ideal. Saiba mais.
Descrição do AL: o que é e para que serve
A descrição do alojamento local não é nada mais é do que o texto com o qual apresenta o seu AL às pessoas que procuram um espaço de alojamento. Esta deve explanar os benefícios de ficar alojado na sua casa de férias para alugar e destacar as principais comodidades e serviços, podendo ser atualizada em épocas específicas, para acompanhar as caraterísticas sazonais da região ou as épocas festivas. Além disso, a descrição permite a criação de uma conexão emocional, pelo que pode adotar estratégias de storytelling, apresentando de forma breve e apelativa as histórias do espaço, demonstrando assim o que o torna especial.
Para muitos hóspedes, a escolha do alojamento é potenciada pela descrição, sendo crucial para a tomada de decisão. Lembre-se, no entanto, de que este texto cria expetativas na pessoa que faz a reserva, pelo que, além de bem redigida, deve ser honesta.
Onde usar a descrição do AL
Ao escrever um anúncio deve ponderar qual o local onde irá publicá-lo, já que nem todas as plataformas têm as mesmas caraterísticas. Ao publicar em plataformas de reservas como a Holidu, a Airbnb ou a VRBO, será recomendável que ofereça descrições com maior detalhe, podendo adotar também esta abordagem no seu website. Em ambos os espaços, a criação de textos criativos e que criem conexão emocional com o público serão bem-vindas, devendo ter o cuidado para não ser demasiado extenso.
As redes sociais podem também ser usadas como ferramenta de divulgação do AL e, como tal, pode e deve usar uma descrição do AL nas páginas correspondentes à marca. Estas descrições devem ser breves e incisivas, podendo ser mais criativas. O Instagram e o Facebook são espaços ideais para que o faça, atraindo novos hóspedes entre os utilizadores.
Vantagens de uma boa descrição do AL
Hoje, arrendar apartamentos de férias oferece alguns desafios. O setor dos AL está mais saturado e pode não ser tão simples apresentar uma casa de férias ao público-alvo, visto que a concorrência é intensa. No geral, a criação de uma boa descrição pode agir como elemento diferenciador ou até mesmo propiciar um melhor posicionamento do AL nas pesquisas online. Para que entenda a importância deste elemento do anúncio, destacamos as vantagens de uma boa descrição:
- Aumenta a visibilidade do anúncio e o número de cliques;
- Permite uma maior cativação e conversão de público;
- Contribui para uma melhor taxa de ocupação;
- Cria elementos diferenciadores que destacam o AL dos concorrentes;
- Ajuda a direcionar o anúncio para públicos-alvo específicos;
- Destaca as caraterísticas que tornam o seu imóvel único e apetecível;
- Permite aos potenciais hóspedes obter informações claras sobre o AL;
- Cria expetativas realistas para a estadia;
- Permite o uso de SEO, destacando o AL nas pesquisas online.
5 dicas para criar uma boa descrição
Quem não está habituado a escrever anúncios poderá sentir que precisa de conselhos para descrição de aluguer e, de facto, mesmo que esse não seja o seu caso, nunca é demais conhecer algumas dicas que o apoiem na criação de uma boa descrição. Deixamos 5 sugestões:
- Destaque as melhores caraterísticas do AL
- Use uma linguagem acessível e direta
- Dirija-se ao seu público-alvo
- Adote uma postura transparente
- Use as palavras-chave a seu favor
- Destaque as melhores caraterísticas do AL
Ao anunciar casas de férias deve, evidentemente, falar do que o espaço de alojamento tem de melhor, e que o torna especial. Aqui, deve incluir informações sobre localização, comodidades, serviços ou outros aspetos que diferenciem esse espaço de alojamento dos seus concorrentes. Lembre-se de que, ao compararem espaços com caraterísticas semelhantes, o elemento que poderá motivar a decisão é a descrição. Assim, procure uma narrativa que cative emocionalmente e sensorialmente os hóspedes. Pode fazer isto, por exemplo, destacando uma rotina maravilhosa que seja possível com as condições oferecidas pelo espaço.
- Use uma linguagem acessível e direta
Será crucial para que obtenha bons resultados a criação de um texto com correção ortográfica e gramatical, que seja cativante, simples, informativo e direto. Evite, por isso, o uso de expressões rebuscadas ou termos técnicos, assim como frases demasiado longas e complexas. Mediante o público-alvo do imóvel deve também ajustar o tipo de linguagem utilizado, adotando uma maior ou menor formalidade. Independentemente disto, será sempre valorizada a cordialidade, simpatia, empatia e proximidade.
- Dirija-se ao seu público-alvo
Ao arrendar a sua casa de férias é preciso pensar quem é o hóspede ideal. Sabendo isto, toda a comunicação deve ser dirigida a esse público-alvo. Casais, famílias, grupos de amigos, nómadas digitais, aventureiros… existe uma grande diversidade de públicos que procuram alojamento. Orientando a descrição do seu AL para as necessidades particulares de cada um deles, poderá cativar o seu interesse. Por exemplo, se quiser conquistar nómadas digitais que gostam de surf, destaque a proximidade às praias locais e às escolas da modalidade, assim como os espaços para reservar o material desportivo, os espaços ideais para o trabalho remoto e a oferta de um wi-fi de alta velocidade. Isto fará com que esse público tenha um maior interesse pelo seu AL. E, claro! Para cada público deverá explorar os elementos mais valorizados, enaltecendo esses!
- Adote uma postura transparente
A transparência e a honestidade são fundamentais na descrição, já que ela criará expetativas para a estadia, que deverão ser realistas. Assim, deve ser claro quanto aos pormenores, destacando a localização, as comodidades e serviços oferecidos, a acessibilidade e outros elementos que sejam pertinentes no seu caso específico. Tenha em mente que esta honestidade será valorizada, enquanto que expetativas defraudadas durante a estadia podem originar prejudiciais avaliações negativas. Assim, use sempre as descrições para enaltecer os pontos positivos do AL, mas sem os exagerar: isto garantirá que os hóspedes que reservam consigo ficam satisfeitos e o avaliam positivamente.
- Use as palavras-chave a seu favor
A descrição da casa de férias deve ser otimizada para SEO, para garantir que o AL aparece destacado nas pesquisas online. A inclusão de palavras-chave é crucial neste processo, podendo estas ser aplicadas em títulos ou expressões no corpo do texto da descrição. Lembre-se de que a inclusão das palavras-chave deve acontecer de forma fluida e natural, para que a sua colocação não pareça forçada e a leitura possa tornar-se simples e espontânea. O uso de expressões e palavras com maior índice de procura ajudará na cativação dos hóspedes e na diferenciação do AL.
Em suma
Considerando a importância da descrição do alojamento de férias, este é um elemento que deverá criar cautelosamente. O uso de uma linguagem simples e acessível, detalhada e informativa, a par com a integração das palavras-chave cruciais para SEO, poderá garantir que o AL se torna mais convidativo e surge em destaque num website de casas de férias como a Holidu. Perante a grande saturação do mercado do AL, esta é uma forma de se manter competitivo, apresentando o espaço cativantemente e diferenciando-se dos restantes espaços de alojamento com anúncios online.