Época alta para alojamentos locais em Portugal

Quais são os melhores destinos para alojamento local de acordo com a época do ano

magazine_image

Dezembro 2024

Os anfitriões de alojamento local em Portugal (AL) sabem que a procura turística é afetada pela sazonalidade, fazendo com que a taxa de ocupação possa sofrer variações significativas. Ao alugar a sua casa de férias, ter consciência de que existe esta variação pode ajudar na definição das estratégias a aplicar para melhorar a rentabilidade nas épocas baixas ou para garantir que a ocupação da época alta de férias se torna o mais compensatória possível, para compensar os restantes.

Ter um anúncio ativo num portal de casas de férias como a Holidu, a Airbnb ou a Booking.com é um passo importante, que certamente já dará maior visibilidade ao AL. Ainda assim, para que possa garantir que o potencial lucrativo do negócio é plenamente aproveitado, saber em concreto quando é a época alta na sua região e preparar o alojamento para ela será a melhor forma de garantir um negócio rentável.

Neste artigo iremos, por isso, destacar as caraterísticas da época alta para o AL em Portugal, dando a conhecer as melhores estratégias de preços, os métodos de promoção mais eficazes e as melhores formas para se preparar e aproveitar ao máximo o aumento da procura turística. Saiba mais.

Época alta em Portugal: as vantagens e desafios

Portugal é um destino diversificado, onde os aspetos relacionados com o clima, a cultura, o património edificado e natural, o vinho e a gastronomia criam diferentes motivações para os viajantes. Em conjunto, estes fatores tornam-no um destino muito relevante e fazem com que o turismo seja um dos principais motores da economia nacional.

A época alta em Portugal é sempre muito aguardada pelos proprietários de AL, sendo a época em que estas estruturas de alojamento ganham mais visibilidade e sentem o maior aumento na taxa de ocupação, recebendo um número de reservas mais elevado, e podendo aumentar as tarifas para maximizar o potencial de lucro.

Ainda que seja o período mais rentável e, portanto, o mais apreciado pelos gestores de AL, o facto é que este aumento do turismo nacional e internacional cria também desafios específicos, sendo que os principais são:

  • Saturação do mercado e concorrência;
  • Aumento da necessidade de encontrar elementos diferenciadores;
  • Maior esforço de gestão;
  • Mais gastos com serviços de manutenção e limpeza;
  • Maiores gastos com faturas de serviços (água, eletricidade e gás).

Apesar dos desafios, no entanto, as vantagens que a maior procura turística trazem consigo trazem múltiplas oportunidades para gestores de AL e podem, de facto, contribuir para que este se torne um sucesso.

Época alta em Portugal: quando é?

A principal dúvida de quem gere um AL é sobre quando é a época alta. Ainda que a ideia de que qualquer casa de férias no verão tem maior procura continue a prevalecer – não fosse Portugal conhecido como destino balnear, pela extensa costa atlântica – o facto é que a época alta varia de acordo com o local onde se encontra o AL.

Por exemplo, entre junho e setembro, nos meses de verão, a região do Algarve sente um maior afluxo turístico, cujo foco é o turismo balnear potenciado pelas praias de águas tépidas e cristalinas e pelo ambiente noturno festivo. Lisboa, onde o verão constitui também uma das épocas altas, vive ainda dos períodos festivos, tendo elevadas taxas de ocupação ao longo de todo ano, e especialmente na época do Natal, do ano novo e dos Santos Populares. A tendência, no entanto, altera-se quando falamos, por exemplo, do turismo na Serra da Estrela, onde a época alta ocorre no inverno, quando a estância de esqui está ativa e as paisagens se pintam de branco com a neve. Outras regiões, como Bragança, atraem os turistas na época da floração das laranjeiras, o que acontece entre o final de fevereiro e até meados de março, no fim do inverno e começo da primavera.

Assim, é importante perceber quais os pontos mais apelativos da região para garantir que prepara o AL para a maior procura turística.

Preparação da época alta: aspetos a considerar

Com o maior afluxo turístico das épocas altas, o aumento da concorrência e todos os desafios operacionais de uma maior taxa de ocupação, garantir que está preparado para a época alta torna-se fundamental.

Neste contexto, terá, portanto, de garantir que está preparado para anunciar casa de férias, focando-se em garantir que cativa, converte e fideliza o público viajante, e que o seu AL tem tudo aquilo de que necessita para fomentar uma estadia agradável aos hóspedes, ao mesmo tempo que garante uma experiência mais lucrativa e pacata para si. Assim na preparação do AL para a época alta de férias, considere o seguinte:

  1.   Gerir eficazmente os preços;
  2.   Aplicar estratégias de promoção;
  3.   Preparar o AL para a época alta.    
  1. Gerir eficazmente os preços

A tarifação é muito importante para definir o sucesso e a rentabilidade do AL, sendo que preços mais apelativos são mais atrativos para o público viajante, enquanto que tarifas mais elevadas podem gerar melhores lucros. Como a variação sazonal da procura se sente bastante no mercado do AL em Portugal, o uso de ferramentas de tarifação inteligente nas plataformas pode ser uma boa forma de garantir que os seus preços são justos ao longo do ano e calculados com base na procura e oferta efetiva de cada época do ano. Na época alta, como imaginará, os valores praticados subirão de forma a adequarem-se a uma procura maior, mas sem ficarem fora dos preços praticados na região, para que possa manter-se competitivo.

Na época alta pode também optar por criar pacotes turísticos que destaquem o AL, ao estabelecer parcerias com entidades locais para oferecer descontos em experiências ou mesmo incluir visitas guiadas e refeições tradicionais.

Outra forma de fazer uma gestão eficaz dos preços é ao criar ofertas para estadias mais longas, que ofereçam descontos progressivos de acordo com o número de dias reservados pelo hóspede. Isto poderá ser vantajoso para reduzir a variação de hóspedes e, assim, o esforço operacional envolvido.

  1. Aplicar estratégias de promoção

Garantir que usa as ferramentas disponíveis para destacar o seu AL num portal de listagem ou no seu próprio website de alojamentos de férias é crucial para aumentar a rentabilidade na época alta, destacando-o dos seus concorrentes. Recomendamos que:

  • Use bons conteúdos visuais (fotografias e vídeos de qualidade e apelativos);
  • Use as redes sociais a seu favor (com destaque para o TikTok, Instagram e Facebook);
  • Aproveite as ferramentas de sites como a Holidu ou a Airbnb para otimizar os seus anúncios (use estratégias de SEO);
  • Estabeleça parcerias locais com empresas como operadores de turismo, espaços de restauração ou ateliers de artesanato.
  1. Preparar o AL para a época alta

Ao arrendar apartamentos de férias na época alta deve considerar que, apesar de exigir um maior esforço, garantir a satisfação dos hóspedes é fulcral para obter boas avaliações e ganhe uma boa reputação, que diferencie os seus serviços face aos seus concorrentes. Assim, deve garantir que:

  • Faz a correta manutenção do AL para garantir que tudo se encontra funcional;
  • Mantém uma limpeza regular e cuidada, para que cada hóspede encontre o AL nas melhores condições;
  • Usa elementos decorativos sazonais, criativos e apelativos, que sejam cativantes para os visitantes e criem um ambiente agradável;
  • Oferece comodidades extra, como cabazes de boas-vindas, para aumentar a satisfação dos hóspedes;
  • Atualiza as informações, oferecendo ainda esclarecimentos, sugestões e até mesmo mapas ou guias da região;
  • Reforça a segurança do AL, para que os hóspedes se sintam mais confortáveis e seguros;
  • Garante opções de check-in e check-out mais flexíveis, investindo, por exemplo, em sistemas inteligentes ou cofres para chaves;
  • Se mantém atento e disponível para qualquer comunicação antes ou durante a estadia, fazendo com que os hóspedes se sintam cuidados e acompanhados.

Em suma

Aproveitar a época alta nos alojamentos de férias pode ser um processo operacionalmente exigente e que oferece desafios, mas é também o momento certo para destacar o AL num site como a Holidu, e garantir uma maior rentabilidade para o negócio.

Assim, este é o momento de planear cautelosamente as melhores estratégias de preços e organização, garantindo que se mantém competitivo e que aproveita toda a rentabilidade desta época. Garantir a satisfação dos hóspedes será fundamental para que receba avaliações positivas, que tornem o aumento da procura consistente e ainda mais rentável para si.

alex-shuper-IWEq3hQrJgM-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Como poupar na fatura do gás do seu alojamento local

Anfitriões

Melhor equipamento exterior para alojamentos locais

Anfitriões

Abra o seu alojamento local ao turismo internacional

Anfitriões

Dicas para a descrição do seu alojamento local

Anfitriões

Estadias de médio prazo em alojamentos locais

Anfitriões

Monitorizar SEO para a sua casa de férias

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.