Mudar de plataforma de alojamento de férias
Conselhos sobre a transferência dos anúncios e as melhores práticas para uma transição sem contratempos

Março 2025
Atualmente, a maior parte dos proprietários de um espaço de alojamento local (AL) que operam este tipo de negócio em Portugal aproveitam um portal de alojamentos de férias como a Holidu, a Airbnb ou o Booking.com para anunciar alojamento de férias. Garantir a presença e a visibilidade do alojamento deste tipo de plataforma traz inúmeras vantagens e pode, mesmo, garantir o maior sucesso e rentabilidade do negócio, ao permitir que os viajantes internacionais encontrem e reservem as casas e apartamentos de férias que mais se adequam aos seus gostos e necessidades.
Uma boa gestão deste tipo de plataforma é fundamental, mas a verdade é que nem todos os anfitriões se sentem satisfeitos com os serviços, as ferramentas ou os resultados obtidos no canal escolhido. Por isso, uma mudança de plataforma (ou a gestão simultânea em mais do que um destes sites) pode acontecer.
Ainda que a migração de uma plataforma de alojamento de férias para outra possa trazer vantagens e até mesmo ser uma estratégia eficaz para melhorar o potencial lucrativo do AL, é preciso considerar que este é um processo que deve ser feito ponderadamente. Evitando, assim, um impacto financeiro ou uma situação indesejados.
Neste artigo, iremos explicar o processo de passagem de uma plataforma de alojamento de férias para outra, deixando alguns conselhos sobre a transferência dos anúncios e as melhores práticas para uma transição sem contratempos, para uma experiência pautada por benefícios e simplicidade.
Mudar de plataforma: as motivações
O uso de plataformas de alojamentos de férias é algo cada vez mais frequente e, ainda que algumas se destaquem desde logo pela sua popularidade e reputação (como seria o caso da Airbnb ou do Booking.com), o facto é que nem todas as pessoas encontram na primeira plataforma escolhida, aquilo que procuram. Assim, mudar de plataformas é algo que pode tornar-se necessário ou desejável para alguns anfitriões.
Existem várias razões a motivar este tipo de decisão, onde se inclui a procura por:
- Plataformas com ferramentas e funcionalidades mais adequadas;
- Plataformas com um suporte ao cliente mais eficaz;
- Portais com taxas e tarifas mais baixas para os anfitriões;
- Websites com um maior público-alvo, que promovam maior visibilidade para o AL;
- Sites com termos e condições ou outras políticas mais favoráveis;
Passo a passo: como migrar entre plataformas
Ainda que existam desafios, conhecer os passos pode ajudar a garantir que altera a plataforma de alojamento de férias utilizada de forma mais simples e tranquila. Recomendamos que siga os seguintes passos:
Passo 1: Considerar quais as plataformas mais adequadas
Existem vários portais de anúncio de AL disponíveis, pelo que é importante fazer a comparação entre eles em termos de taxas cobradas, funcionalidades, público utilizador e apoio ao cliente. Algumas das melhores plataformas de AL são a Airbnb, a Holidu, o VRBO ou o Booking.com.
Passo 2: Criar um bom perfil
Em qualquer plataforma a criação de uma conta com um perfil de anfitrião atualizado, informativo e completo será um passo fundamental para o sucesso do negócio.
Passo 3: Garantir que existe coerência
Durante a fase de transição ou caso decida manter-se em mais do que uma plataforma de alojamento de férias, deve garantir que todos os conteúdos (incluindo fotografias, preços praticados e descrição do AL) são idênticos em todas as plataformas. Informações diferentes poderão confundir os potenciais hóspedes e gerar desconfiança, fazendo com que não concluam as suas reservas.
Passo 4: Sincronizar calendários
Nas mesmas circunstâncias de transição ou simultaneidade de uso de plataformas deve garantir que os calendários de reservas estão sincronizados, para evitar situações de reserva duplicada e outros erros nocivos para a reputação do alojamento.
Passo 5: Acompanhar o processo a par e passo
Todos os aspetos e métricas relacionados com o desempenho do AL na plataforma devem ser acompanhados e monitorizados, para que faça os ajustes necessários com base nos resultados efetivos do seu anúncio.
Conselhos e dicas para anfitriões
Um bom website pode ser um forte aliado dos anfitriões, promovendo uma boa taxa de ocupação e, concomitantemente, uma boa rentabilidade. Deixamos algumas dicas relativas aos aspetos mais relevantes, incluindo:
- Transferência de anúncios;
- Gestão de reservas;
- Criação e otimização de perfis.
Transferência de anúncios
Ao mudar de plataforma é muito importante que tenha atenção à coerência dos conteúdos. Garanta o uso de uma linguagem apelativa e destaque sempre as melhores caraterísticas do AL. Além disso, aposte em fotografias e vídeos de elevada qualidade e garanta que estabelece preços competitivos. Em muitas plataformas poderá apoiar-se nas ferramentas de preço inteligente para o apoiarem neste aspeto.
Gestão de reservas
A confiança é, sem dúvida, um dos aspetos fundamentais para os viajantes e, por isso, uma boa comunicação, assim como uma gestão equilibrada é fundamental.
Na fase de transição garanta que se mantém ativo em ambas as plataformas (a antiga e a nova) e informa os seus hóspedes de qualquer mudança que possa gerar desconforto ou mal-entendidos desnecessários. Além disso, mantenha uma sincronização de calendários de reservas para que não se deem situações indesejadas, como reservas sobrepostas, que motivem o cancelamento.
Novos perfis: criação e otimização
Se vai criar um perfil novo, otimizar a casas de férias será uma necessidade, já que estará a começar do zero numa nova plataforma. Garanta que inclui informação completa e detalhada sobre o AL e que ativa as promoções que mais se adequam ao seu espaço de alojamento.
Quando tiver as primeiras reservas, lembre-se também de incentivar os hóspedes a deixarem a sua avaliação, já que este é um aspeto fundamental para definir o posicionamento e a visibilidade da sua casa de férias para alugar.
