Anuncie o seu alojamento de férias nas melhores plataformas em 2024
Maximize as suas receitas: Descubra as melhores plataformas para publicitar o seu aluguer de férias em 2024
- Maximize a visibilidade da sua casa de férias nas melhores plataformas de 2024.
- Benefícios de anunciar a sua propriedade no Holidu: visibilidade nas principais plataformas como Holidu, Airbnb, Booking e VRBO.
- Passos essenciais para criar a sua conta e anunciar a sua propriedade nas plataformas de aluguer de férias.
- Compreender as comissões das plataformas: um equilíbrio entre visibilidade e custos.
- Análise de cada plataforma: vantagens, desvantagens e como criar um anúncio de sucesso.
Janeiro 2024
Se é proprietário ou gestor de um alojamento de férias, temos a certeza de que esta informação é do seu interesse. Oferecemos-lhe opções de plataformas excelentes para publicitar o seu alojamento de férias para aumentar a visibilidade e encontrar hóspedes durante todo o ano. Compreendemos que um dos focos é melhorar a sua estratégia de marketing nas redes sociais ou o seu domínio na Web, mas já se perguntou como se beneficia ao aderir a uma das melhores plataformas para alojamentos de férias?
Algumas destas plataformas, como o Holidu, têm como principal vantagem o facto de ganhar visibilidade ao publicar o seu anúncio noutras plataformas ao mesmo tempo, ganhando acesso a uma vasta rede de clientes. No entanto, nem tudo é gratuito, pois estas plataformas de aluguer pedem nos seus termos e condições uma comissão por cada reserva, por isso conheça as mais populares e prepare as suas instalações para receber clientes!
Por isso, compilámos toda a informação sobre os melhores sites para anunciar a sua casa, apartamento ou vivenda. Prepare-se para aumentar a sua visibilidade e clientela! Só precisa de estar motivado e ter em conta todas as dicas que lhe damos – os seus hóspedes estão à distância de um clique!
Anunciar o AL num site de alojamento de Férias
As vantagens de anunciar numa plataforma online
Se já registou e preparou a sua casa de férias para alugar, encontra-se agora num momento importante do processo: levar a informação até ao público-alvo, para dar a conhecer o serviço e rentabilizar esta atividade.
Nesta fase, muitos proprietários questionam-se sobre as estratégias de promoção a aplicar, sendo que, através de estratégias de marketing diversificadas – como redes sociais, anúncios e blogs ou sites próprios – pode promover-se a difusão da informação e a cativação de clientes.
O que descobrirá, ao estudar as suas opções, é que o desenvolvimento destas estratégias leva bastante tempo, pode ser dispendioso e demora a apresentar os resultados pretendidos. É por esta razão que muitas pessoas optam por apresentar o seu imóvel num site de aluguer de férias cuja reputação seja já relevante e onde um público amplo já procura alternativas de alojamento.
Como funcionam as plataformas de arrendamento para férias
Neste tipo de site, ainda que existam taxas fixas e percentuais aplicadas, que variam consoante a plataforma selecionada, existe uma maior facilidade de apresentação da casa de férias para alugar aos potenciais hóspedes. Aproveitando a visibilidade destas plataformas, a sua casa terá um melhor posicionamento aos olhos de quem procura alternativas, sendo provável que tenha, também, melhores resultados.
Além de apresentarem e destacarem os imóveis, os melhores sites para arrendar apartamentos e casas são ainda aliados valiosos, uma vez que oferecem guias e dicas para que aprenda a gerir melhor o negócio e fornecem importantes informações sobre o contexto legal, para que todo o processo se torne mais simples e vantajoso. Serviços adicionais e um apoio personalizado variam de marca para marca, e poderão constituir também vantagens importantes. Torna-se, por isso, muito importante que compare as melhores plataformas de gestão de arrendamento e avalie qual delas é a mais adequada para si.
Primeiros passos para anunciar o seu alojamento de férias
O primeiro passo é claro, criar a sua conta como proprietário. Em cada uma das plataformas, é necessário fornecer informações fiáveis, como o seu nome, fotografias profissionais do aluguer, descrições sobre a reserva, regras, serviços oferecidos, tarifas sazonais e uma breve saudação.
O requisito mais importante é concordar com uma comissão por cada reserva. Muito poucos cobram uma taxa pela inclusão do seu aluguer na sua plataforma, a grande maioria cobra uma percentagem por reserva. As comissões totais variam normalmente entre 10 e 20%. Para além do montante total, também varia como a comissão é dividida: alguns cobram apenas ao proprietário, enquanto outros dividem a percentagem entre o viajante e o proprietário.
Por isso, conheça os melhores!
Conheça as melhores plataformas de gestão de alugueres:
As melhores plataformas de arrendamento para férias são:
- Holidu
- Airbnb
- Booking.com
- Vrbo
Para que possa tomar uma decisão informada sobre aquela que se adequa mais ao seu caso específico e às especificidades da sua propriedade, falaremos um pouco sobre cada uma, apresentando as taxas (fixas e percentuais) e alguns dos serviços adicionais e apoio que pode encontrar em cada uma.
Holidu
Fundada em 2014 Holidu é, na atualidade, um dos melhores sites para anunciar o seu arrendamento. Focada nos anfitriões e nas suas necessidades, a marca garante que todos os utilizadores têm uma pessoa de contacto pessoal e todas as ferramentas e soluções técnicas que garantem a gestão do alojamento, de forma descomplicada e rentável. Para isso, além do apoio diferenciado por email e telefone, apresentam ainda apoio online e vários artigos com os quais fornecem dicas, sugestões e informações valiosas aos proprietários dos imóveis.
Esta marca conta com um pagamento de registo (único), que dá acesso à plataforma, cobrando ainda algumas taxas mediante a reserva do alojamento (com taxas variáveis entre 3% e 16%). São elas:
- 16% do preço base da reserva;
- 6% pela comissão de serviço ao anfitrião;
- 3% por despesas de gestão.
A qualidade dos serviços, a disponibilidade e as avaliações de desempenho são alguns dos pontos que destacam a Holidu dos seus concorrentes.
Airbnb
A Airbnb existe desde 2008 e é, possivelmente, o portal de aluguer de férias mais conhecido do mundo.
A sua fama torna-a apelativa para muitos viajantes, sendo que o destaque otimizado nos motores de busca também motiva uma grande cativação e conversão de público.
Esta plataforma cobra aos proprietários uma comissão de 3% a 5% pelos serviços prestados, sobre o subtotal da reserva. Aos hóspedes, é cobrada ainda uma taxa média de 14%, dependendo do mercado específico onde a mesma é feita.
A plataforma tem várias ferramentas de gestão para os anfitriões e um serviço de apoio eficaz, contando ainda com políticas de cancelamento flexíveis.
Vantagens:
- Uma marca mundialmente conhecida por viajantes de todo o mundo.
- O utilizador estabelece o seu próprio preço.
- O tráfego global da Airbnb é 90% orgânico.
- O programa de garantia do anfitrião oferece um milhão de dólares em caso de danos causados pelos hóspedes.
- Pode colaborar com outros anfitriões profissionais.
Desvantagens
- Pagar impostos através do Serviço de Administração Tributária como uma empresa.
- Probabilidade de danos nos seus bens.
- Casos de tarifas agregadas que abrangem serviços de apoio ao cliente ou outros serviços.
Comissões
- Para os anfitriões, é cobrada uma taxa de reserva de 3% a 5%, consoante as reservas efetuadas.
- Os hóspedes pagam uma taxa inferior a 14,2%, que varia em função de vários fatores e para cobrir a gestão da Airbnb.
- Pode anunciar o seu imóvel gratuitamente no seu portal e na sua aplicação móvel.
- A tarifa é partilhada entre o anfitrião e o hóspede.
Booking.com
Tal como no resto do mundo, em Portugal o Booking.com surge como um portal de alojamentos de férias com uma grande expressão.
Oferecendo ferramentas de gestão de qualidade e serviços de promoção e marketing apelativos, este site é ainda valorizado por permitir o anúncio gratuito das propriedades e oferecer o serviço “Booking Genius”, um programa de fidelidade que ajuda a cativar mais hóspedes.
A taxa por reserva para os anfitriões ronda os 15%, mas nenhuma taxa é aplicada aos hóspedes. Aqui, encontrará também assistência na gestão das reservas e apoio permanente para a resolução de problemas e colocação de dúvidas.
Vantagens
- Permite-lhe definir regras de propriedade para os hóspedes.
- Proteção de responsabilidade civil de 1 milhão de dólares por cada reserva.
- Prevenção de fraudes.
- Sistema de mensagens para clientes.
- Permite-lhe definir o preço do imóvel de acolhimento.
Desvantagens
- Não está em conformidade com o financiamento dos hóspedes.
Saiba como criar o seu primeiro anúncio
- O registo é gratuito e pode demorar apenas 15 minutos a ser concluído.
- Clique em “Criar uma conta de parceiro para começar”.
- Siga uma série de passos simples e publique o seu anúncio de imóvel gratuitamente.
Comissões
- A publicidade do imóvel é gratuita.
- O anfitrião paga uma comissão por cada reserva, mundialmente a comissão para o proprietário é de 15%.
- O hóspede tem uma tarifa fixa, não é cobrada qualquer taxa adicional.
Vrbo
Mesmo que não se encontre entre as plataformas mais conhecidas para anunciar a casa de férias no nosso país, Vrbo tem uma presença internacional relevante e está entre as melhores opções para 2024.
Esta plataforma cobra taxas para os hóspedes (cerca de 8% por reserva) e os anfitriões (entre 6% e 12%), havendo ainda a possibilidade de pagamento de uma tarifa única de valor mais elevado no registo.
Aqui, encontrará ferramentas de gestão e de marketing e um seguro de responsabilidade, podendo contar ainda com um bom serviço de apoio ao cliente.
Vantagens
- Convidados de confiança na ponta dos dedos.
- Dados em tempo real que aumentam a competitividade do imóvel.
- Aumento do tráfego de visitantes com um serviço de assistência 24 horas, 7 dias por semana
- Maior visibilidade.
- Escolha de tarifas de aluguer, sujeitas a impostos e regulamentos locais.
- Classificação dos hóspedes.
Desvantagens
- É necessário verificar os requisitos de arrendamento aplicáveis na zona, uma vez que, em muitos casos, é necessária uma licença.
Saiba como criar o seu primeiro anúncio:
- Crie o seu primeiro anúncio registando-se como anfitrião.
- Selecione o tipo de alojamento que vai oferecer, quer se trate de uma casa, de uma vivenda ou de um apartamento.
- Siga uma série de passos simples e publique o anúncio.
Comissões
- Os preços variam consoante a propriedade e o serviço que oferecem.
- Estima-se que para estadias longas seja cobrada uma taxa de 3% e para estadias inferiores a 6 semanas, seja cobrada uma taxa de 8%.
- O anfitrião tem também a possibilidade de pagar uma taxa anual quando a taxa de reserva não tem qualquer valor adicional.
- Os hóspedes pagam normalmente uma comissão de 6% a 12%.