O que é um Gestor de canais e de que maneira o pode ajudar a gerir os seus alojamentos de férias?
Descubra as vantagens e as funções de um Channel Manager para maximizar a eficácia do seu aluguer de férias.
- Descobrir o Channel Manager: uma ferramenta essencial para a gestão eficaz dos alugueres de férias.
- Como funciona um Channel Manager: automatização e sincronização das reservas em várias plataformas.
- Vantagens da utilização de um Channel Manager.
- Descubra os melhores Channel Managers.
- Como combinar um Channel Manager com um CRM imobiliário.
- O melhor CRM imobiliário para a gestão de propriedades.
Outubro 2023
Se é gestor de imóveis ou se pretende arrendar os meus e conhece as plataformas para anunciar os seus imóveis, recomenda-se que utilize um gestor de canais para alojamentos de férias… Mas o que é um gestor de canais? Não se preocupe, nós damos-lhe informações detalhadas sobre todas as suas vantagens na gestão e administração dos seus alojamentos.
O que é um gestor de canais?
Em poucas palavras, um gestor de canais é um software que lhe permite colocar os seus anúncios nas maiores plataformas de aluguer ao mesmo tempo, como a Holidu, Airbnb, a Expedia ou o TripAdvisor. Esqueça a gestão de 20 plataformas diferentes ao mesmo tempo!
Um gestor de canais permite-lhe sincronizar, simultaneamente, as informações de todos os portais onde anuncia o seu alojamento de férias, para que possa aceder ao calendário atualizado em qualquer momento. Desta forma, pode esquecer as duplas reservas, os overbookings e as atualizações.
Por exemplo, imagine que recebe 10 reservas no Airbnb, Trivago, Booking e TripAdvisor. O trabalho de coordenação seria enorme, e tempo é dinheiro! Ter um gestor de canais para apartamentos dá-lhe a possibilidade de se ligar a cada plataforma, para que sempre que receber uma reserva ou quiser anunciar uma variação na estadia, o mesmo canal seja responsável por fazer as respetivas modificações. Como resultado, obtém informações atualizadas e poupa tempo ao oferecer um melhor serviço.
Por isso, se quiser fazer o trabalho de forma mais eficiente, precisa desta ferramenta para atualizar tarifas, calendários, conteúdos, imagens, disponibilidade e muito mais, tudo num só lugar. Além disso, evita duplas reservas ou quaisquer outros erros.
Como funciona um gestor de canais?
O gestor de canais é uma ferramenta online com um nome de utilizador e uma palavra-passe. Uma vez no software, verá um formulário de planeamento onde pode:
- Criar e fechar vendas
- Alterar as tarifas
- Receber reservas
- Modificar os serviços de receção
- Estabelecimento de regulamentos
- Exibir calendário de disponibilidade
Exemplo: uma pessoa fez uma reserva para um fim de semana numa das moradias de Córdoba através do TripAdvisor. O que é que eu vou fazer como proprietário ou gestor do aluguer? A resposta é fácil, NADA, pois a informação é atualizada automaticamente noutras plataformas como o Booking ou o Airbnb. Desta forma, as vendas para esses dias são automaticamente fechadas em qualquer plataforma.
Vantagens da utilização do gestor de canais
- Trabalho automatizado: todas as alterações de tarifas, calendários e disponibilidade terão de ser efetuadas apenas através do canal. Toda a informação é introduzida através deste canal e o software enviará os dados para cada plataforma.
- Uma interface única: o gestor de canais memoriza os seus utilizadores e palavras-passe nas plataformas a utilizar. Isto facilita a gestão das suas propriedades num único espaço.
- Menor margem de erro: uma vez que não se trata de um trabalho repetitivo na gestão das propriedades. Só tem de se preocupar com o funcionamento do canal.
- Aumento das receitas: graças a um bom serviço, obterá rápida e facilmente excelentes classificações, aumentando assim a sua base de clientes graças aos comentários de hóspedes satisfeitos. Além disso, aumenta a sua visibilidade enquanto gestor de propriedades.
- Evitar o overbooking: a dupla reserva é um dos problemas mais comuns quando se trabalha individualmente. Se receber várias reservas, é possível que tenha cometido um erro numa das plataformas ao atualizar o calendário de disponibilidade.
- Economia de tempo: ao optar por uma gestão mais eficiente. Por ser um canal que funciona de forma automática, não é necessário entender cada processo nas plataformas, poupando-lhe muito tempo para investir noutras áreas.
Alguns destes gestores de canais estão disponíveis como uma aplicação móvel e enviam-lhe uma notificação por cada reserva efetuada. Além disso, alguns deles permitem-lhe fechar a reserva através do mesmo canal.
Melhores gestores de canais
AvaiBook
É um software que permite a gestão dos alugueres pelos administradores ou proprietários de estadias. Oferece a otimização das suas casas, hotéis, apartamentos e muito mais. Além disso, dispõe de motores de reserva e de um portal de pagamento integrado.
Exemplo: Se tiver 3 imóveis disponíveis, existe o plano standard com benefícios de gestão, mails automáticos, ficheiro de alojamento, multi-calendário em tempo real. Isto e muito mais por apenas 64 Euros por mês. E se for um gestor com 25 imóveis, o plano standard mensal será de 229 Euros, ou seja, cada aluguer custará 9 Euros.
Siteminder
Chegue aos hóspedes através de mais de 200 canais de distribuição, incluindo o TripAdvisor e a Expedia. Oferece análises, suporte técnico, gestão de reservas, canais ilimitados sem custos adicionais, atualização em massa e regras de desempenho ideais para criar as melhores metodologias de vendas.
Lodgify
O seu objetivo é manter os calendários sincronizados para evitar reservas duplas. Liga-se a empresas como a Airbnb, a Expedia e a Vrbo, e destaca-se por oferecer uma ligação que permite atualizar tarifas e reservas em todas as plataformas. Basta clicar em “Get Started” e seguir os passos. O aumento da visibilidade e da receita deve-se à integração da API que permite uma ligação bidirecional entre duas plataformas de software.
Hotelfriend
Localizada na Alemanha, fornece soluções para que os proprietários e gestores automatizem as reservas em todo o mundo. Além disso, apresenta informações atualizadas num único painel de controlo e permite regras de tarifas nas plataformas que utiliza. Também pode atualizar os dias de estadia mínima atribuindo preços a todos os canais de distribuição e definir restrições sazonais – tudo num só local!
Como combinar um gestor de canais com um CRM imobiliário
O gestor de canais já é conhecido, mas se for acompanhado de um CRM imobiliário é ainda mais eficaz. Este último, conforme o seu acrónimo “Customer Relationship Management”, é um software de gestão que ajuda a melhorar a organização das empresas imobiliárias, agilizando os processos de desenvolvimento e aumentando a produtividade.
Como combinar esses dois softwares? Simples, o canal ajuda de forma automatizada a gerir o alojamento, mas e os clientes, já pensou neles? É aí que entra o CRM imobiliário
Exemplo: Imagine que tem um apartamento para alugar em Albufeira, as atualizações automáticas são tratadas pelo canal e a carteira de clientes através do CRM da imobiliária, fornecendo informações fundamentais para a reserva. Uma vez recolhida a informação, o registo da comunicação é facilitado.
Os melhores CRMs para o sector imobiliário
Zoho CRM
É um dos programas mais fáceis de utilizar e ideal se for um proprietário principiante. Uma das suas vantagens é que funciona através da interação com o Google Gsuites. Entre os preços, oferecem pacotes a partir de 12 euros e até 45 euros, com limites de funções melhorados.
Também tem:
- Versão gratuita para gerir o contacto com o cliente.
- Gera relatórios mensais.
- Opções de pagamento com gestão de módulos personalizados com trabalhos automatizados, onde os clientes podem responder a inquéritos em linha.
Hubspot
Caracteriza-se por ser um dos mais bem desenvolvidos e comercializados na Internet, oferecendo ferramentas de marketing e de atendimento ao cliente. Tem uma versão gratuita e uma versão paga. A disponibilidade é inicial e profissional.
Este tipo de software permite:
- Enviar mensagens ou receber chamadas com o cliente
- Agendar um calendário de marcações para potenciais clientes.
- Gerar relatórios personalizados com análises de vendas inteligentes.
Inmoweb
Concorre com outros CRM imobiliários ao oferecer um mês de teste gratuito e os pacotes variam entre 29 euros e 110 euros.
Por outro lado, oferece excelentes vantagens, tais como:
- Gestão de propriedades ilimitada.
- Gestão ilimitada de clientes.
- Gateways com portais.
- Apoio por correio eletrónico.
- Sincronização com o calendário do Google.
- Desempenho comercial.
- Marketing para proprietários.
Como escolher o melhor?
Sugerimos que experimente alguns dos softwares, todos são excelentes e poupam-lhe muito tempo, melhorando a sua rentabilidade e eficiência enquanto gestor, administrador ou proprietário de imóveis. Existem muitos gestores de canais para moradias, apartamentos, casas rurais ou bungalows, entre outros, que trabalham com plataformas de publicidade de aluguer, como a Airbnb, a Expedia, a Holidu e outras. Todas as plataformas podem ser trabalhadas com CRMs imobiliários para oferecer um serviço automatizado de resposta aos clientes.
Pode ser difícil no início, mas ao fim de uma semana irá apreciar as poupanças de trabalho resultantes da utilização deste software. Continue a aprender a gerir as suas propriedades para obter mais rendimentos, melhorando a eficiência da sua produção.