Gestão financeira do seu Alojamento Local: Guia completo
Guia completo sobre a gestão financeira do seu alojamento local
Novembro 2024
Atualmente, quem quer entrar no negócio do alojamento para férias sabe que tem à sua disposição muitas plataformas de apoio, que tornam o processo mais simples e informado. Anunciar casa de férias num website de aluguer de férias como a Holidu é, desde logo, uma forma de garantir a visibilidade da propriedade e de impulsionar o seu sucesso, sendo depois necessário, evidentemente, que o anfitrião garanta o conforto e bem-estar dos hóspedes, criando espaços convidativos e oferecendo os melhores serviços e comodidades.
Neste processo, no entanto, é importante não esquecer as questões relacionadas com a gestão financeira do alojamento local (AL), uma vez que este setor se encontra regulado, tendo um conjunto de obrigações fiscais e tributárias cujo incumprimento pode trazer problemas e constrangimentos significativos.
Organizar e gerir financeiramente o AL exige que siga um conjunto de passos legais e burocráticos que implicam o início de atividade nas finanças com o CAE indicado, o registo do AL, a apresentação das declarações de imposto (IVA e IRS ou IRC) com os modelos adequados, entre outros.
Neste artigo, falaremos dos principais aspetos de gestão financeira, incluindo processos burocráticos para iniciar a atividade, definição de preços e controlo de receitas, bem como a organização de despesas e pagamento de impostos. Fique a saber como gerir financeiramente um AL para maximizar a sua rentabilidade, garantindo a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
A importância do planeamento financeiro
Existe um aspeto fundamental a considerar ao iniciar um negócio de alojamento local: finanças. Afinal, quando se lança neste negócio, a intenção é rentabilizá-lo efetivamente e, para isso, compreender plenamente o contexto da atividade e as suas leis, tributações e obrigações é fundamental.
Para começar, deve avançar para este setor com um plano de negócios estruturado, que inclua um planeamento financeiro. Neste, além do investimento inicial, deve considerar os custos estimados com burocracia e impostos, para conseguir definir objetivos realistas a curto, médio e longo prazo.
Fazer isto será muito importante para que possa ir avaliando e acompanhando o seu progresso ao longo do tempo. Para que possa estruturar um bom plano de negócios deverá:
- Entender como funcionam as finanças de um AL;
- Tomar decisões informadas;
- Procurar apoio especializado.
As finanças de um AL
As leis de tributação portuguesas para os AL estão definidas e, como tal, entender o que está legalmente estipulado é um passo crucial para todas as decisões financeiras que venha a tomar neste setor.
Para começar, deve pesquisar sobre a tributação para o setor, para saber quais os impostos a que está sujeito, incluindo IMI, IVA e IRS ou IRC. Deve também conhecer os modelos adequados para entregar e quais os prazos anuais relevantes para o fazer.
A abertura de atividade nas finanças ou a integração do CAE correspondente ao imóvel que pretende explorar como AL é fundamental, garantindo que segue os trâmites legais, sendo ainda crucial que a propriedade seja devidamente registada.
Decisões informadas
Antes de avançar para o registo do AL existem algumas decisões que deve tomar e para as quais poderá ser benéfica a consulta de um contabilista. Isto inclui:
- Saber em que CAE de alojamento local se enquadrará o seu negócio (usualmente será nos CAE 55201, 55202 ou 55204);
- Estimar qual o valor de faturação anual expectável para o ano de início da atividade;
- Decidir se abrirá a atividade como pessoa singular (IRS) ou coletiva (IRC);
- Saber, entre o regime simplificado ou o regime de contabilidade organizada, qual se adequa melhor a si;
- Decidir se ficará ou não no regime simplificado de IVA, fazendo os cálculos para saber quais os benefícios de ficar (ou não) com esta isenção;
- Perceber qual o enquadramento de IRS mais adequado a si: categoria B ou categoria F.
Apoio contabilístico
Ainda que possa consultar quase toda a informação pertinente online ou obter esclarecimentos presenciais em locais como os balcões de apoio do município ou da Autoridade Tributária (AT), muitos proprietários optam por contratar um contabilista alojamento local para os apoiar. Esta é uma boa decisão, já que estes especialistas estão informados sobre as regulamentações em vigor, incluindo as mais recentes, e podem dar-lhe uma melhor orientação nas suas decisões financeiras, ajudando-o ainda a compreender o funcionamento do setor e o contexto atual do mercado no que diz respeito a custos e concorrência. Desta forma, o aconselhamento personalizado e especializado poderá ser uma mais-valia para si.
Considere ainda que, se optar pelo regime de contabilidade organizada, todos os processos, incluindo a declaração de início de atividade e outros de maior complexidade como a emissão de faturas ou a ativação de aquisições de serviços. Há certos aspetos que são, obrigatoriamente, feitos por um contabilista, evitando incongruências, esquecimentos ou atrasos que possam motivar multas ou outros problemas desnecessários.
Aspetos fundamentais para legalidade fiscal
Uma vez que tenha conhecido os fundamentos das finanças de um AL e tomado as principais decisões relacionadas com a gestão financeira com ou sem o apoio de um contabilista, será hora de analisar outros aspetos fundamentais relacionados com as necessidades financeiras e a conformidade do AL com as normas fiscais e, para isso, terá de afinar todos os detalhes da organização e gestão financeira, processo no qual poderá descobrir a utilidade de ferramentas online, incluindo algumas aplicações de contabilidade ou mesmo as ferramentas dos Property Management System (PMS). Ao alugar apartamento de férias, este tipo de sistema poderá ajudar com:
- Definição de preços
- Controlo de receitas
- Organização de despesas
- Pagamento de impostos
Definição de preços
Os softwares especializados podem, a par com um contabilista, ajudá-lo na definição dos preços, analisando os custos tendo por base a sazonalidade e a procura. Vale a pena destacar que os PMS, bem como o sistema inteligente de preços de um bom portal de aluguer de férias, podem ajudá-lo a fazer o ajuste dinâmico e automático dos preços com base nos fatores relevantes, garantindo que os preços apresentados ao público são interessantes e promovendo uma melhor taxa de ocupação.
Controlo de receitas
Um PMS ou uma aplicação financeira pode ajudar a registar, monitorizar e avaliar comparativamente e ao longo do tempo os seus ganhos e gastos. Isto permitirá monitorizar de forma simples e ativa as receitas do AL, permitindo uma maior clareza sobre o desempenho do negócio.
Organização de despesas
Organizar as despesas relacionadas com o imóvel será muito útil e permitirá que forneça ao contabilista (caso se aplique) informações mais organizadas. Esta organização trará ainda a vantagem de permitir que descubra as despesas recorrentes mais relevantes e aplique estratégias para a otimização, com o objetivo de reduzir os custos e melhorar a rentabilidade.
Pagamento de impostos
As ferramentas de contabilidade e softwares de gestão financeira permitem ainda que calendarize e planeie de forma mais eficaz todos os aspetos relacionados com a burocracia e tributação. Desta forma será mais simples calcular e pagar os impostos relacionados com o AL, evitando atrasos ou erros prejudiciais no cumprimento das obrigações fiscais.
Todo o apoio prestado por estas ferramentas permitirão, portanto, uma melhor organização e gestão financeira, que contribuirá para garantir a conformidade legal e tributária, ao mesmo tempo que o ajuda no planeamento do futuro do negócio. Conseguirá, assim, maximizar a rentabilidade do AL, cumprindo o objetivo que motivou o seu interesse pelo setor.
Em suma
Deve considerar que a gestão financeira é fundamental para que possa integrar o setor do alojamento turístico de forma legal e lucrativa. Assim, antes mesmo de se registar num site como a Holidu para iniciar o arrendamento da sua propriedade, deve informar-se claramente sobre as leis em vigor e cumprir todos os processos burocráticos relacionados com o início da atividade e o registo do imóvel como AL. A gestão financeira alojamento local poderá ser facilitada com a consulta ou contratação de um contabilista e com o uso de ferramentas de contabilidade e softwares de gestão, incluindo o famoso PMS. Avançar para o negócio com uma visão clara do setor e um planeamento financeiro estratégico será importante para garantir a viabilidade, sustentabilidade, crescimento e sucesso do AL.