Google Vacation Rentals: O que é e como anunciar a sua casa de férias

Aprenda como usar o Google Vacation Rentals

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Novembro 2024

Os proprietários de Alojamento Local (AL) estão familiarizados com os portais de aluguer para férias, como a Airbnb, a Booking.com ou a Holidu, mas uma novidade interessante que alguns poderão ainda não conhecer é o Google Vacation Rentals (GVR). Esta opção, lançada pelo Google, surge como alternativa às plataformas mais antigas, oferecendo aos proprietários a oportunidade de listarem os seus alugueres de férias nas pesquisas do motor de busca, aumentando a sua visibilidade.

Uma vez que as pesquisas do Google são usadas por mais de 4 mil milhões de utilizadores, o GVR pode apresentar benefícios no momento de cativar e converter o seu público, destacando a propriedade e promovendo uma melhor taxa de ocupação.

Neste artigo, explicaremos como funciona o Google Vacation Rentals, quais os benefícios de utilizar esse serviço e de que forma pode utilizar esta ferramenta para anunciar o seu imóvel e promover o seu aluguer de férias.

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Google Vacation Rentals: o que é?

A primeira pergunta que fará, certamente, é sobre o que é Google Vacation Rentals. Mais do que um portal de aluguer de férias, o GVR apresenta-se como uma alternativa aos sites tradicionais do seu tipo, apresentando-se como motor de metapesquisa. O seu funcionamento é similar aos convencionais motores de busca (incluindo o próprio Google ou a Bing), mas os resultados obtidos baseiam-se, essencialmente, nos conteúdos das plataformas de reserva de AL.

O GVR pode ser usado em dispositivos móveis ou no computador, e é atualmente de uso gratuito para anfitriões e hóspedes.

GVR: como funciona?

O uso do Google Vacation Rentals depende da pesquisa efetuada no próprio Google. Para o utilizar, a pessoa que faz a pesquisa deverá indicar o que pretende (por exemplo, inserindo “alojamento local no Porto” na barra de pesquisa). Depois, o GVR apresentará uma tabela de resultados de alojamento na cidade, bem como a sua localização específica no mapa da região. Para cada um dos espaços de alojamento disponíveis terá ainda outras informações, incluindo imagens, preços e capacidade do AL. O interessado pode ainda aplicar filtros específicos que ajudem a filtrar estas casas de férias com base no custo, na popularidade ou na disponibilidade para os dias pretendidos.

Ao clicar no botão “ver todas as propriedades”, no fundo da tabela do GVR, é possível para o hóspede ter acesso a todos os AL’s disponíveis e aos seus detalhes, sendo que estes são mostrados quando clica em “ver detalhes” na propriedade específica que atraiu o interesse.

Mediante o interesse de quem efetua a pesquisa e para avançar com a reserva, este motor de metapesquisa apresenta ao pesquisador o botão “visitar site”, sendo esta a caraterística mais relevante do GVR para os anfitriões, já que a mesma direciona para o site do alojamento, o que permite aos interessados reservar diretamente, sem qualquer interferência do Google ou de plataformas externas, permitindo a anfitriões e hóspedes que as reservas aconteçam sem comissões extra.

Benefícios do Google Vacation Rentals

Para qualquer proprietário que decida arrendar a sua casa de férias, podem existir múltiplas vantagens nesta nova forma de anunciar imóvel GVR. Entre as principais, destacamos:

  • Acesso a um público internacional;
  • Maior visibilidade online;
  • Destaque prioritário de sites de alojamento (e não às páginas dos portais de arrendamento, como Booking.com ou Airbnb);
  • Serviço gratuito;
  • Reservas diretas e sem comissões.

Anunciar o AL: guia passo a passo

Se está à procura de uma alternativa aos websites convencionais de aluguer de férias, anunciar um imóvel no Google Vacation Rentals pode ser uma boa alternativa. Ainda assim, a inclusão do imóvel nesta nova forma de pesquisa não implica uma inscrição ou a colocação direta de anúncios. Em vez disso, ela depende de critérios de elegibilidade específicos e diversos aspetos baseados na qualidade da informação e dos conteúdos oferecidos pelos anfitriões nos seus sites. Para anunciar o seu AL com o GVR considere os seguintes passos:  

1. Melhore a visibilidade do AL

Ao anunciar imóvel Google Vacation Rentals colocará o seu AL numa posição de destaque face a muitos concorrentes. Este processo coloca a propriedade nas pesquisas do Google, listando-a como opção de alojamento no GVR, melhorando significativamente o índice de reservas pelos meios orgânicos tradicionais.

Ainda assim, impulsionar estes resultados positivos é algo que deve promover ativamente. Assim, o primeiro passo é garantir que tem um site de qualidade, que cumpra os requisitos da Google, e a partir do qual possa gerir reservas eficazmente.

Tenha em atenção que o GVR valorizará os imóveis com preços fiáveis, exatos e competitivos, bem como aqueles que apresentem informações detalhadas sobre as suas caraterísticas, comodidades, serviços integrados e políticas (incluindo políticas de cancelamento de reserva).

2. Verifique os requisitos de categorização do Google

Ao alugar apartamentos de férias e para que este seja apresentado no GVR é importante que a categoria do seu espaço esteja definida numa das seguintes categorias: apartamento, bungalow, chalé, casa de campo, aluguer de resort de casas, casa, casa de luxo ou AL.

Este sistema exclui as opções que identifica como hotel, sendo que isto pode aplicar-se aos casos nos quais, por exemplo, exista uma receção no alojamento. Apenas os espaços nas categorias mencionadas serão integrados no GVR. Ainda assim, para as propriedades categorizadas como hotéis existe, como alternativa, o Google Hotels.

3. Prepare todos os elementos exigidos

Se quiser usar o GVR para anunciar casa de férias é importante que esta tenha todos os essenciais para cumprir os critérios de elegibilidade estipulados. Os principais elementos a considerar são:

  • Site do Al devidamente publicado, disponível e que permita o acesso a todos os internautas;
  • Logótipo com legenda descritiva (quadrado, com rácio 4:3 e tamanho mínimo de 720×720px, fundo transparente ou colorido);
  • Nome e descrição do AL (devendo estes elementos ser distintos entre si);
  • Apresentar pelo menos uma cama por AL;
  • Ter um mínimo de 8 fotos por AL (idealmente com dimensão de 2048x1366px).

4. Aproveite um software de gestão

Pode aproveitar um PMS (Property Management System) ou um canal especializado de gestão de AL’s para apresentar a sua propriedade de forma mais simples.

Desde que os requisitos dos pontos anteriores sejam cumpridos, o sistema de sites como a Lodgify podem ser conectados ao GVR, facilitando a publicação do alojamento e a sincronização com este sistema do Google.

Este processo ajuda a sincronizar as informações e a evitar situações de desatualização de informação ou dupla reserva.

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