Monitorizar SEO para a sua casa de férias

Aprenda a monotorizar as ferramentas de SEO para melhorar a sua presença online

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Dezembro 2024

O setor do alojamento local (AL) tem vindo a crescer em Portugal, com os proprietários de casas de férias para alugar a entenderem cada vez melhor como podem transformar a habitação numa fonte de rendimento. Este fenómeno faz com que também existam mais pessoas a anunciar casa de férias em sites como a Holidu, a Airbnb e outros portais, o que significa que existe, também, uma maior concorrência.

Com o acentuado crescimento do setor, adotar estratégia SEO para casas de férias torna-se fundamental para garantir uma maior visibilidade online com o destaque nos motores de busca.

Sabendo o papel fundamental do SEO apara o AL, deixamos este artigo para explicarmos o que é esta sigla, como monitorizar o desempenho e quais as ferramentas que pode usar para o apoiarem na criação de uma estratégia e na análise das métricas relacionadas com ela. Assim, saberá como melhorar a visibilidade do alojamento nos motores de busca, para que tenha resultados melhores e consiga garantir um negócio lucrativo.

O que é e para que serve o SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, servindo justamente, como o nome indica, para otimizar um website ou um anúncio. Quando se trata de SEO para casas de férias, falamos da otimização do AL quando o viajante pesquisa em plataformas de listagem ou mesmo em motores de pesquisa globais como o Google ou a Bing.

Através do recurso a algumas estratégias, que destacaremos mais à frente, o proprietário consegue aumentar a probabilidade de que uma pesquisa online direcione o potencial cliente para o seu AL com base na procura efetuada. Por exemplo, um cliente que procure “alojamento local Porto” poderia encontrar o seu espaço, caso ele se encontre nesta cidade.

Ao monitorizar SEO conseguirá avaliar o resultado das estratégias utilizadas, adaptando-as em conformidade, para obter mais tráfego orgânico e, através dele, conseguir mais reservas diretas ou por via de plataformas de aluguer de férias.   

SEO: como e onde aplicar?

Ao arrendar a sua casa de férias é preciso adotar estratégias que contribuam para que esta tenha maior visibilidade online, destacando-se dos concorrentes.

Uma estratégia muito utilizada é a criação de conteúdos otimizados para SEO, o que pode ser feito em sites do próprio alojamento local, em plataformas de listagem e reserva ou nas redes sociais. O uso de estruturas convidativas, interativas e funcionais, com o cuidado de usar palavras-chave em títulos, descrições e textos ou ainda a inclusão de hashtags (#) e links pode ser uma mais valia neste processo.

Os elementos mais relevantes para o SEO são:

  • Palavras-chave populares nas pesquisas;
  • Conteúdos de elevada qualidade;
  • Imagens e vídeos de qualidade;
  • Sites funcionais e de rápido carregamento;
  • Site adaptado a dispositivos móveis;
  • Links internos e externos relevantes;
  • Atualização recorrente, com publicação de conteúdo;
  • Uso de hashtags (no caso das redes sociais).

Os algoritmos dos motores de busca irão valorizar estes elementos, considerando o seu site ou anúncio mais relevante e contribuindo para que apareçam primeiro, num posicionamento privilegiado e que gerará maior tráfego por chegar a um maior número de pessoas.

Ferramentas úteis para o SEO

Ao arrendar apartamentos de férias notará que existem muitas coisas a considerar, desde processos burocráticos a preocupações operacionais. Assim, toda a ajuda na gestão do marketing e na otimização do AL nos motores de busca será valiosa, poupando-lhe tempo ao apoiar a tarefa.

O uso do Google Analytics para medir o tráfego do site do AL ou do seu Search Console para conhecer os aspetos a melhorar no seu desempenho será de grande utilidade. Além disso, poderá otimizar as palavras-chave usando o SEMrush ou o Ubersuggest, ou ainda instalar plugins específicos para blogs e sites, para o apoiarem na otimização dos conteúdos partilhados. Em termos de imagem e vídeo, ferramentas como o Canva poderão também ser úteis.

Lembre-se ainda de que, ao usar um portal de arrendamento de férias como a Airbnb, a Holidu ou a Booking.com pode conseguir um melhor posicionamento em pesquisas online, já que se tratam de marcas com uma grande visibilidade e autoridade no contexto do AL. Nestas terá também acesso a dados que ajudarão na medição dos resultados e o ajudarão no ajuste das estratégias SEO.

Como analisar as métricas do SEO do seu AL?

Para entender em concreto se a aplicação desta estratégia está a funcionar, o tracking SEO torna-se fundamental. Ao monitorizar SEO em alugueres de férias ficará a saber de forma mais clara se precisa ou não de ajustar o seu plano, bem como as tendências do momento. Deve considerar, por isso, métricas como:

  • Posicionamento do website ou anúncio nos resultados da pesquisa;
  • Tráfego orgânico gerado;
  • Número de cliques em percentagem (CTR – Click Through Rate);
  • Índice de rejeição;
  • Presença online por via de backlinks;
  • Conversão efetiva de cliques em hóspedes.

Como melhorar a visibilidade do AL com SEO

Provavelmente, questiona-se como pode usar as estratégias relacionadas com a otimização nas pesquisas para melhorar a visibilidade do alojamento. De facto, para ter como medir esforços SEO, o primeiro passo será integrá-lo em todas as suas publicações, para que os vários motores de busca permitam que, na pesquisa, o seu imóvel se evidencie. Deixamos 5 estratégias práticas que têm resultados comprovados no mercado dos AL:  

  1. Escolha palavras-chave relevantes;
  2. Foque-se no seu público-alvo;
  3. Avaliações e comentários são seus aliados;
  4. Apoie-se nas redes sociais;
  5. Aproveite o marketing de afiliados e parcerias.
  1. Escolha palavras-chave relevantes

Uma estratégia SEO para alugueres de férias consiste em escolher as palavras-chave mais relevantes no contexto do negócio. Estas devem ser integradas em textos coerentes, de valor, sem erros ortográficos ou gramaticais, sendo potenciadas quando se fazem acompanhar por conteúdos visuais de qualidade. Para garantir que os seus títulos e descrições cumprem os requisitos de extensão, ou para conhecer as palavras-chave mais pesquisadas pode usar ferramentas como Google Keyword Planner ou SEMrush.

  1. Foque-se no seu público-alvo

Para que possa criar conteúdo SEO para alugueres de férias deve ter em mente o “hóspede ideal”, isto é, o seu público-alvo. Ao dirigir os conteúdos para o tipo de hóspede que pretende atrair e criando artigos relevantes, que reflitam a sua autoridade no mercado e incentivem reservas terá melhores resultados, que serão também potenciados pela escolha certeira das já mencionadas palavras-chave.

  1. Avaliações e comentários são seus aliados

Em qualquer contexto, para um AL, as avaliações são fundamentais! São-no para criar um posicionamento mais visível nos portais de reserva, mas também para tornar o imóvel mais relevante no Google ou em outro motor de pesquisa. Estes testemunhos reais criam uma sensação de transparência que potencia a confiança e resulta num maior número de reservas. Algumas palavras, como “decoração magnífica”, “ambiente sossegado” ou “excelente localização” contribuirão para que o seu website tenha um melhor posicionamento na pesquisa.

  1. Apoie-se nas redes sociais

Outra estratégia SEO para alojamentos de férias é aproveitar o impacto das redes sociais, usando-as para cativar hóspedes e redirecionar o tráfego para o site do AL. Aqui, o uso das hashtags pode ajudar, sendo crucial que saiba as tendências para perceber quais são as mais populares. Jogos e desafios podem também ajudar neste processo, assim como promoções exclusivas. 

  1. Aproveite o marketing de afiliados e parcerias

O SEO para alugueres de férias será melhorado caso tenha um maior número de backlinks (páginas que direcionam, por via de links, para o seu site). Assim, pode estabelecer parcerias ou recorrer ao marketing de afiliados, para garantir que existem mais websites a criar essa rede de links para si. Os algoritmos interpretam este interesse positivamente, levando o AL a surgir de forma mais visível nas pesquisas online.

Em suma

Se tem um website para casas de férias ou anuncia numa plataforma de reservas como a Holidu, o SEO pode ser seu aliado, garantindo a otimização do posicionamento do seu AL nas pesquisas online. Ao fazer uso das principais ferramentas e conteúdos, estará mais visível para os visitantes que procuram alojamento online, potenciando uma maior taxa de ocupação e, assim, uma melhor rentabilidade.

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