Criar uma newsletter para o seu alojamento de férias
Explicamos-lhe como publicar o seu anúncio no Airbnb, uma das plataformas mais populares para anunciar a sua habitação de férias na Internet.
- Segmente a sua audiência
- Como impulsionar reservas e fidelizar clientes
- Analisar resultados
Agosto 2024
Nos últimos tempos, ressurgiram com força e tornaram-se num recurso magnífico para fidelizar clientes e simpatizantes dos serviços e produtos das diferentes empresas, de uma forma geral, e dos alugueres de férias, em particular.
Hoje em dia, uma newsletter completa, bem desenhada e com uma mensagem eficaz pode trazer hóspedes ao seu aluguer de férias, desde que a sua informação e imagem corporativa sejam de qualidade. Na Holidu explicamos-lhe como pode desenhar uma newsletter competente que impulsione o seu negócio. Acompanhe-nos.
Segmente a sua audiência e identifique os seus possíveis hóspedes
Comecemos pelo básico: um trabalho árduo, mas certamente eficaz é categorizar a lista de emails segundo as suas necessidades, interesses, comportamentos, pedidos ou preferências. Se tivermos bem identificados os pontos de interesse da nossa audiência, podemos oferecer-lhe um produto e/ou serviço sério, personalizado, especializado e segmentado.
- A newsletter deve ser visualmente atrativa. A aparência é determinante; por isso, as empresas utilizam newsletters cada vez mais sofisticadas. Com uma imagem e uma estrutura atrativas e bem organizadas, poderá lançar uma mensagem útil, persuasiva e interessante para as pessoas subscritas à sua newsletter.
- O título da newsletter deve ser sugestivo. Escolher um título atrativo e sugestivo para o seu email pode parecer uma tarefa simples ou menor, mas será essencial para garantir os cliques do seu público. Identificar os pontos de interesse, despertar curiosidade, convidar a agir, criar expectativas… Devemos dominar a arte de elaborar um bom título, e isso passa por ter noções de comunicação.
- Deve ser enviada a partir de um email com nome e não com info@. Uma recomendação recorrente no âmbito do social media é enviar a newsletter a partir de um email com nome e apelidos; isto confere muito mais proximidade, credibilidade e confiança do que um email corporativo impessoal.
- Inserir vários links para além da plataforma. Uma newsletter mostra mais critério quando contém pelo menos dois ou três links úteis para o hóspede. Mas não valem simples links internos e externos; são também muito valorizadas as conexões com outros portais ou instituições de interesse, que possam ser úteis aos subscritores. Pode incluir links para websites oficiais como a câmara municipal, os portais de turismo de cada região, os restaurantes mais célebres ou qualquer negócio com o qual possa associar-se. Esta é também uma oportunidade para expandir a sua rede de contactos e criar networking.
- Deve incitar à conversação/interação. As newsletters devem mostrar uma atitude proativa e em tom de comunidade; falemos no plural, num tom acessível, respeitoso, inclusivo e amigável. Facilite o acesso direto para fazer uma reserva ou para partilhar o conteúdo com os seus contactos. Um leitor da sua newsletter deve saber em dois cliques (no máximo) como formalizar uma reserva no seu aluguer de férias.
- Aproveite as oportunidades audiovisuais. As newsletters evoluíram muito e atualmente podem ser bastante sofisticadas e mostrar um conteúdo muito diverso e segmentado, em diferentes canais. Podem incluir links para redes sociais, vídeos, arquivos PDF, áudios, recursos externos, etc. Tudo depende da destreza que tenhamos com a aplicação que envia a nossa newsletter e dos conhecimentos em HTML, mas as possibilidades são amplas e muito interessantes.
- A sua newsletter deve estar otimizada para dispositivos móveis de todos os tipos. Os utilizadores utilizam cada vez mais os seus telefones e tablets para consultar os seus emails. A informação em tempo real é o presente. Se a newsletter não funcionar bem em todos os tipos de dispositivos, o público potencial terá dificuldades para a ler, e isso constitui um grande contratempo para manter a audiência fidelizada e conseguir que voltem ao seu aluguer de férias. Se necessário, não hesite em contratar um técnico especializado para ter um website responsive, com uma navegação intuitiva e adaptada ao SEO.
Qual é a melhor frequência para enviar uma newsletter?
Tudo dependerá das necessidades do negócio e do tipo de conteúdo que queremos partilhar. Em algumas datas (na época alta) podemos intensificar a nossa atividade; e noutras, manter um perfil mais moderado. Mas, em qualquer caso, recomenda-se enviar uma única newsletter por semana ou a cada 15 dias. Caso contrário, os subscritores poderão cancelar a sua subscrição ao sentirem-se sobrecarregados pela receção de demasiados emails.
Como impulsionar as reservas e fidelizar os hóspedes?
Como fazer uma newsletter de sucesso? Perguntar-se-á. A questão crucial é traduzir a newsletter em reservas. Para isso, devemos medir o equilíbrio necessário para cada email que enviamos. Geralmente, os subscritores não desejam um email de publicidade agressiva, mas sim um mais expositivo, comedido e leve.
Uma newsletter pode oferecer conteúdo proveitoso e útil para o público-alvo, por isso faz sentido que a newsletter seja ligada ao nosso website ou blog, Aqui, temos todo o nosso conteúdo de qualidade sobre as possibilidades oferecidas pela nossa região, as festividades populares, os pontos de interesse próximos do alojamento e até mesmo as ofertas exclusivas que lançamos no mercado.
Através da nossa newsletter também podemos partilhar casos de sucesso no nosso alojamento. Falamos de hóspedes que desejem, por vontade própria, expressar que tiveram uma estadia agradável e satisfatória. Muitos utilizadores prestam atenção a cada review e comentário que outros hóspedes escrevem sobre o alojamento em questão. Nesse sentido, é importante construir uma reputação digital positiva. Como? Convidando cada hóspede a partilhar a sua experiência (caso tenha sido positiva) nos diferentes canais disponíveis para isso: redes sociais, fóruns, newsletter, website, etc.
Promoções e descontos exclusivos para os subscritores
No nosso boletim informativo, podemos oferecer aos subscritores descontos atrativos por uma reserva antecipada, ofertas especiais para os alugueres mais procurados, pacotes com planos e atividades divertidas e cupões para estadias mais longas.
E não só isso, além disso, podemos destacar promoções de última hora para aquelas propriedades que têm disponibilidade imediata ou descontos direcionados aos utilizadores que trazem os seus amigos ou familiares. Todas estas ofertas podem fazer com que a nossa newsletter seja mais atrativa e que os subscritores regressem frequentemente, pois são um público potencial que talvez reserve a sua próxima viagem alojando-se no nosso alojamento de férias. A fidelização é conquistada gradualmente, com um trabalho lento mas constante.
Preste atenção à medição de resultados
Examinar o desempenho da nossa newsletter em termos quantitativos pode fornecer-nos informações interessantes para melhorar o nosso plano de marketing e obter resultados mais benéficos. Tenha em conta que poderemos conhecer o desempenho de cada email enviado, como funcionou a segmentação e que percentagem de clientes conseguimos reter.
Tudo contribui para que o nosso boletim informativo ganhe forma e se torne num elemento indispensável para a captação de hóspedes. A Holidu ajuda-o a dar um salto de qualidade. Siga os nossos conselhos e leia o nosso blog para saber como alugar o seu apartamento de férias e profissionalizar o seu negócio.