Como reclamar danos no Booking

Aprenda como pode reclamar danos no Booking

magazine_image

Novembro 2024

Possivelmente, quando pensou arrendar uma casa para férias, uma das maiores preocupações foi sobre os eventuais danos que os hóspedes podem provocar durante uma estadia no seu Alojamento Local (AL). Ainda que as avaliações online permitam uma triagem dos hóspedes, que garante aos anfitriões maior tranquilidade, a verdade é que existe sempre o risco de que, em algumas eventualidades, possam existir danos.

Quando faz o seu anúncio numa página web de arrendamento para férias como a Booking.com, a Airbnb ou a Holidu, é normalmente recomendado que aplique uma caução ou depósito de segurança adequado, que salvaguarde os seus interesses.

No caso de algo sofrer danos na sua propriedade durante uma estadia, no entanto, saiba que pode reclamar os danos, desde que devidamente documentados e seguidos os procedimentos adequados. Venha saber como reclamar danos no Booking.com para garantir um reembolso e ser compensado justamente no caso de danos causados por hóspedes.

chuttersnap-cGXdjyP6-NU-unsplash-min (1)

Programa contra danos

A Booking.com conta com a opção de configurar um programa contra danos de forma gratuita, garantindo assim que terá apoio caso seja necessário solicitar o reembolso por danos provocados por hóspedes durante a estadia no seu AL.

Este programa aplica-se quando o hóspede não pagou uma caução Booking antecipadamente e o proprietário fizer a devida reclamação, nos termos estipulados pelos termos e condições da plataforma online, havendo um prazo de 14 dias após o check-out do hóspede para reclamar danos no Booking. Haverá um valor máximo, estipulado pelo próprio anfitrião, que se aplicará neste tipo de situação.

Se todos os passos forem corretamente seguidos, o Booking.com entrará em contacto com o hóspede, informando-o sobre os danos e solicitando o pagamento. Mediante aceitação e comprovação do sucedido, o pagamento deverá ser efetuado no prazo de 30 dias, por transferência bancária.

Benefícios do programa contra danos

Entre as vantagens do programa contra danos oferecido no Booking.com, destacamos:

  • Garantia de reembolso de danos causados por hóspedes a quem arrenda casas para férias;
  • Simplificação dos processos de reclamação de anos;
  • Proteção dos anfitriões que não pedem caução;
  • Prevenção e resolução de problemas entre as partes (hóspedes e anfitriões);
  • Maior segurança e tranquilidade para gestores de AL.
pexels-cottonbro-5077054

Passo a Passo: Configuração desta opção

Para que possa reclamar danos no Booking.com será necessário que, primeiramente, configure o programa. Pode fazê-lo da seguinte forma:

  • Passo 1: inicie sessão e clique no separador “propriedade”, seguido de “condições” e “outras condições”;
  • Passo 2: clique em “editar” em “opções de condições sobre danos”, que o redirecionará para outra página;
  • Passo 3: onde se lê “os seus hóspedes pagam uma caução”, selecione “sim”;
  • Passo 4: defina um valor máximo por estadia a ser cobrado em caso de danos, tendo em conta os valores praticados em Portugal;
  • Passo 5: guarde as suas definições.

Danos elegíveis para pedido de compensação

As plataformas online salvaguardam os interesses dos anfitriões e por isso terá opções no Booking como reclamar uma compensação por danos. Ainda assim, deve considerar que nem todo o tipo de dano pode ser cobrado aos hóspedes.

Poderá reclamar danos nesta plataforma caso estes se apliquem a equipamentos eletrónicos, mobiliário, peças de decoração ou danos em paredes, no teto, no chão ou causados por descuido com água, ou outros. Também poderá ser compensado no caso de a sujidade deixada ser excessiva e exigir a contratação de serviços de limpeza extra, desde que o comprove com faturas. Por fim, no caso de roubo de pertences devidamente comprovados ou de perda de chaves, poderá também reclamar no Booking.

Exclui-se deste leque, no entanto, qualquer situação que motive apenas um trabalho de limpeza rotineiro (como sacos do lixo não descartados ou superfícies sujas), a quebra de regras do AL (como a estadia indevida de animais ou de hóspedes extra sem pré-aviso) ou ainda os danos não físicos, como desarrumação do AL ou ter fumado dentro da casa de férias, contra as suas indicações.

Se tiver dúvidas sobre a situação, pode fazer o pedido de reembolso, mas caso esta não se enquadre nos termos estipulados ou não tenha provas que sustentem a sua reclamação, é possível que seja recusado ou que lhe sejam pedidas mais provas para suportar a sua reivindicação.

Provas necessárias

Para que entenda como cobrar no Booking por situações e danos indevidos, deve considerar que estes devem ser inequívocas, incontestáveis e, como tal, fazer-se acompanhar de provas efetivas. Para isto, deverá fazer uma descrição tão pormenorizada quanto possível da situação, fornecendo conteúdos visuais como fotos e vídeos relevantes e claros que comprovem a situação. Anexar faturas e recibos, quando aplicáveis, que indiquem os custos do dano que motiva a reclamação será também importante.

Considere que não serão consideradas imagens de câmaras de segurança, capturas de ecrã de conversas entre o anfitrião e os hóspedes ou faturas em que constem dados privados do hóspede.

Reclamação de danos no portal

Reclamar danos num portal de arrendamento para férias como o Booking é bastante simples. Este pedido de compensação será feito online, no prazo de 14 dias após o check-out dos hóspedes e deve seguir os seguintes passos:

  1.   Iniciar sessão na plataforma;
  2.   Clicar em “reservas” > “fazer um pedido de pagamento de danos”;
  3.   Preencher os dados solicitados e anexar os comprovativos (fotos e faturas);
  4.   Finalizar, com um clique em “analisar pedido”.

Esta solicitação entrará, depois, num processo de análise que leva cerca de 14 dias, e o Booking.com entrará em contacto com os hóspedes. Poderá acompanhar o estado do progresso na página dos detalhes da reserva, podendo este ser “em verificação”, “precisamos de mais provas”, “aprovado”, “a processar pagamento”, “pagamento de danos enviado”, “recusado” ou “pedido cancelado”.

Caso seja aprovada, a sua reclamação deverá resultar num pagamento feito por transferência bancária no prazo de 30 dias.

Em suma

Receber hóspedes que danifiquem a sua propriedade ou bens que a integram é um risco conhecido por todos os anfitriões de AL. Ao anunciar casas para férias numa página como o Booking.com ou a Holidu está também a salvaguardar os seus direitos neste tipo de situação, e a adicionar uma proteção extra na gestão das estadias na sua casa de férias. Pode pedir uma caução Booking, a aplicar no caso de danos à propriedade, evitando assim situações desagradáveis e dispendiosas. Ao avançar num processo de reclamação por danos causados por hóspedes no Booking.com, poderá garantir o devido reembolso. Isto irá proteger os interesses do anfitrião e garantir que sejam compensados de maneira justa no caso de existirem danos no imóvel provocados durante a estadia dos seus visitantes.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

3 extras pelos quais os seus hóspedes estarão dispostos a pagar mais

Anfitriões

O que pode fazer para que os seus hóspedes recomendem o seu alojamento de férias?

Anfitriões

Como gerir os seus anúncios de arrendamento para férias em várias plataformas

Anfitriões

Como automatizar o seu negócio de arrendamento para férias

Anfitriões

Poupe tempo ao externalizar estas tarefas no seu alojamento local

Anfitriões

5 dicas para fazer crescer o seu negócio de alojamento de férias

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.