3 extras pelos quais os seus hóspedes estarão dispostos a pagar mais
Veja quais são os extras que não podem faltar na sua casa de férias
Novembro 2024
O Alojamento Local (AL) é cada vez mais procurado pelos turistas nacionais e internacionais no momento de escolher o seu alojamento para a viagem. Ao promover o seu espaço numa página web de arrendamento para férias como a Holidu, poderá valorizar uma estadia ao oferecer extras pelos quais os hóspedes estejam dispostos a pagar mais.
Ao longo dos anos, vários estudos têm sido feitos sobre as comodidades e serviços que os hóspedes valorizam, e que poderão desejar ainda que tenham de pagar um custo extra. Com esta informação, um anfitrião consegue destacar o seu AL, tornando-o mais relevante na pesquisa e mais apelativo no momento da concretização da reserva.
Principalmente para os proprietários que têm facilidade no estabelecimento de parcerias e para os que têm mais tempo livre, a inclusão destes serviços adicionais pode ser muito vantajosa, garantindo uma maior taxa de ocupação e uma maior rentabilidade nas reservas recebidas.
Hoje, falaremos de 3 serviços extra no seu AL pelos quais os hóspedes estão dispostos a pagar mais e que podem, em simultâneo, aumentar a satisfação dos visitantes e a receita do anfitrião.
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Transporte para o aeroporto
Entre os serviços mais procurados nas casas de férias, segundo um estudo realizado pela Booking.com sobre as tendências de viagem em 2024 e que considerou uma amostra com mais de 32 mil viajantes, cerca de 24% dos turistas mundiais estão dispostos a pagar um custo extra para terem transporte facilitado entre o aeroporto e o AL na sua chegada e partida.
Neste caso, poderá oferecer o serviço, fornecendo aos hóspedes serviço de motorista, ou estabelecendo parcerias com pessoas que façam este trabalho.
É importante que os hóspedes estejam plenamente informados sobre esta possibilidade e os custos envolvidos.
Caso não possa fazer este extra ou estabelecer parcerias deste tipo, recomendamos que recomende empresas de transporte de confiança ou que explique de forma clara a melhor forma de chegar até ao seu AL de transportes. Ainda que esta última sugestão não aumente a rentabilidade da estadia, ela promove a satisfação dos hóspedes, podendo promover avaliações e comentários que o ajudarão a construir uma boa reputação para o seu alojamento.
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Serviços de limpeza adicionais
Os viajantes privilegiam a higiene e limpeza dos espaços e, por isso, ao aluga, esta deve ser uma preocupação. Para qualquer proprietário de AL, garantir que a casa se encontra em excelentes condições é fundamental para o negócio e para garantir boas avaliações que propiciem uma taxa de arrendamento favorável. Mesmo assim, é muito comum que os serviços de limpeza e lavandaria sejam executados apenas entre hóspedes, sendo efetuados entre a saída de um check-out e o check-in seguinte.
Oferecer serviços de limpeza adicionais como um dos complementos de aluguer de férias poderá ser uma forma de se diferenciar dos seus concorrentes e é, também, algo valorizado no momento da escolha do AL.
Os serviços de limpeza adicionais permitirão uma estadia com maior conforto e bem-estar, promovendo ambientes seguros e limpos que atraem um maior número de hóspedes e particularmente aqueles que pretendem fazer uma estadia mais prolongada.
Este extra pode incluir limpeza diária dos quartos, desinfeção das cozinhas e casas-de-banho, troca de atoalhados ou lençóis, ou ainda serviços extra de lavandaria.
Estima-se que 70% dos viajantes considerem que este serviço extra tem um peso positivo no momento de escolher o espaço de alojamento para as suas férias.
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Pacotes de atividades locais
Ao anunciar habitação para férias poderá destacar-se dos restantes AL’s da região, integrando pacotes de atividades apelativas que proporcionem aos seus hóspedes uma experiência culturalmente mais imersiva ou simplesmente uma estadia diferente e ativa.
Segundo o estudo realizado pela Booking.com, 26% dos turistas mundiais não se importa de pagar um extra para aceder a atividades culturais, desportivas ou lúdicas durante as suas férias, sendo que os turistas europeus e latinos parecem ser os que mais aderem a este tipo de complemento à estadia.
Existe uma multiplicidade de atividades que pode considerar, oferecendo os seus próprios serviços ou estabelecendo parcerias com guias locais ou com empresas que trabalhem neste setor. Deixamos algumas sugestões:
Visitas guiadas
Se o foco dos seus hóspedes for conhecer a região e imergir no contexto cultural e histórico da cidade, pode oferecer um serviço de visitas guiadas a museus e espaços de valor patrimonial. Este tipo de serviços pode ser realizado por si, caso tenha o tempo e os conhecimentos necessários, mas também pode estabelecer parcerias com profissionais que acompanhem os visitantes nestes roteiros culturais.
Caminhadas & atividades ao ar livre
Principalmente se o seu foco for o ecoturismo ou se os viajantes forem fãs de trekking e caminhadas, pode incluir estes extras no aluguer de férias, anunciando-os como parte de uma experiência natural e saudável. Muitas localidades contam com trilhos em passadiço ou florestais magníficos, ideais para caminhadas, e onde pode também incentivar práticas como o yoga ou a meditação.
Roteiros gastronómicos e de enoturismo
O turismo gastronómico e o enoturismo estão em crescimento e, ainda que este não seja o foco de uma estadia no seu AL, pode integrar roteiros pelas vinhas ou idas aos melhores restaurantes na experiência de alojamento. Estabelecer parcerias com restaurantes ou adegas locais poderá ser também positivo, podendo inclusivamente criar-se uma comunicação cruzada, com vouchers que gerem interesse pelas visitas em quem fica no seu alojamento, e interesse pelo alojamento nos clientes desses restaurantes e adegas.
Workshops de artesanato regional
Se está a pensar como promover alugueres de férias de forma a garantir uma maior imersão na cultura e nas tradições da região, pode também integrar workshops de artesanato local. Muitos locais onde se realizam estas atividades estão dispostos a estabelecer parcerias, e os turistas têm um grande interesse por estas experiências que permitem vivenciar as tradições dos seus locais de férias. Certamente, este será um extra pelo qual estarão dispostos a pagar uma tarifa mais elevada.