Como reclamar corretamente danos à Airbnb

Aprenda como deve reclamar dados ocorridos na sua propriedade

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  • O que oferece Airbnb AirCover?
  • Como formalizar o seu pedido
  • Como preparar a sua reclamação ao Airbnb

Agosto 2024

Embora o mundo dos alojamentos locais se tenha profissionalizado consideravelmente e exista uma ampla cobertura tanto para anfitriões como para hóspedes, caso ocorram danos ou quebras durante uma estadia na sua propriedade, é sempre incómodo ter que lidar com a parte burocrática. Neste artigo, explicamos a situação em que se encontra quando formaliza o seu acordo com a Airbnb e como apresentar um pedido de compensação por danos no seu aluguer de férias.

Se tem o seu aluguer publicado na Airbnb, dispõe de uma proteção especial que a plataforma coloca à disposição dos seus anfitriões. Chama-se Airbnb AirCover, e na Holidu já elaborámos um guia exaustivo que explica ao detalhe do que se trata.

O que oferece Airbnb AirCover?

A Airbnb sabe muito bem qual é um dos principais fatores que ajudaram a empresa a posicionar-se como um grande portal de alojamentos de férias em todo o mundo: a segurança. A confiança que oferece uma plataforma de prestígio mundial ao proporcionar uma cobertura face a possíveis incidentes favorece que numerosas pessoas optem pela Airbnb. A proteção especial que a plataforma assegura, Airbnb AirCover, apresenta características especiais que transmitem segurança aos anfitriões. Afinal de contas, à Airbnb interessa atender reclamações e poder proporcionar uma indemnização, se necessário. Os anfitriões são o core do negócio e é preciso cuidá-los ao máximo.

Entre as vantagens do Airbnb AirCover encontram-se: a verificação da identidade dos hóspedes através da análise do perfil da reserva (a plataforma pode impedir a reserva a perfis inadequados), a proteção económica face a danos até 3 milhões de dólares, a cobertura de um seguro de responsabilidade civil e uma linha de atendimento 24 horas para garantir a segurança da sua casa de férias. No entanto, informe-se bem sobre a cobertura do serviço, pois casos como perda de dinheiro, deterioração por uso normal das instalações ou danos causados por catástrofes naturais não estão cobertos por esta proteção específica da plataforma.

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Prepare-se antecipadamente

A melhor maneira de se preparar para possíveis casos em que tenha que enfrentar danos ou estragos na sua propriedade é através da prevenção e preparação, utilizando os meios adequados. Para isso, o primeiro passo é conhecer muito bem as condições em que alugou a casa ou apartamento de férias, quais os elementos que fazem parte do mobiliário e em que estado se encontram. Assim, poderá comparar tudo depois que o hóspede terminar a sua estadia no seu aluguer de férias. Recomendamos que considere os seguintes quatro aspetos.

Inventário

Preparar um inventário que inclua todos os elementos que fazem parte da propriedade proporcionar-lhe-á segurança na hora de reclamar. Não se trata de inventariar elementos supérfluos (um prego na parede ou uma enciclopédia), mas sim aqueles que são verdadeiramente valiosos (mobiliário, obras de arte e decorativas, lâmpadas, louça, etc.). Isto permitir-lhe-á reclamar a ausência de algum deles.

Fotografias ou vídeos

Para verificar o conteúdo do seu inventário perante terceiros, nada melhor do que realizar um bom book fotográfico da propriedade ou um vídeo detalhado, onde se possa comprovar a existência de todos os elementos e o estado em que se encontravam aquando da aprovação da reserva. Isto servirá para verificar o antes e depois, caso seja necessário.

Testemunhos

Para efetuar a reclamação, é sempre conveniente recolher de antemão testemunhos de pessoas implicadas ou de outras que possam ter sido testemunhas do momento da quebra ou estrago ocorrido durante a estadia (pessoal de limpeza, vizinhos, etc.). Quanto mais objetivos forem os factos, mais rápida será a solução.

Comunicação

Guarde sempre as comunicações que manteve com o hóspede, nas quais explica que detetou uma quebra ou dano na propriedade, para que ele possa apresentar a sua versão dos factos. É conveniente que, ao abordar o caso, conheça o perfil do hóspede. Dirija-se sempre com respeito, moderação e tranquilidade, tornando mais fácil chegar a um acordo caso haja opiniões divergentes.

Como formalizar o seu pedido de compensação ou reembolso por danos

Pode reclamar uma compensação ou reembolso por danos através do centro de resoluções da Airbnb, durante os 14 dias após a saída do hóspede ou antes da chegada do próximo inquilino. Terá que fornecer o número da reserva e, então, abrir-se-á uma incidência. Uma vez criado o caso, deverá selecionar a opção “Solicitar compensação por danos” e explicar os motivos do pedido. É o momento de apresentar toda a documentação que possui: fotografias, vídeos, recibos, comunicações com o hóspede, etc. Além de detalhar a informação, deverá avaliar o montante do pedido de reembolso, considerando os danos ocasionados.

O hóspede pode aceitar pagar esses danos, e o pagamento é resolvido entre 5 e 7 dias úteis. Se o hóspede não responder ou ignorar o pedido, pode solicitar a mediação da Airbnb. A Airbnb atuará de forma objetiva, avaliando os danos e dando ao hóspede a possibilidade de apresentar documentação adicional e o seu testemunho. Finalmente, será determinada uma compensação específica ou o pedido será negado.

Como preparar a sua reclamação à Airbnb

Ao preparar a sua reclamação à Airbnb, use uma linguagem clara, simples, objetiva e precisa. Tente expressar com moderação, lógica e objetividade o que aconteceu, para que se possa chegar a um acordo de forma ágil. Entre os anexos que enviar, inclua tudo o que for relevante (fotografias, vídeos, testemunhos, etc.), mas não sobrecarregue com informação ou apresente mais dados do que o necessário.

Filtre tudo o que for estritamente necessário para estudar o caso e a possibilidade de um reembolso, pois isso agilizará a solução e evitará atrasos no pagamento. Do mesmo modo, controle o possível desagrado que possa sentir e trate sempre os membros da plataforma com respeito, pois não são eles os responsáveis pela situação. Pelo contrário, estão lá para ajudar. Comunicar-se com bons modos é essencial ao tratar qualquer reclamação.

Ao finalizar a estadia num alojamento turístico ou de férias, tanto o hóspede, como a plataforma Airbnb, como você, enquanto anfitrião, quererão manter uma boa reputação e continuar a contribuir para criar experiências satisfatórias para todas as partes. Afinal de contas, essa é a essência do negócio.

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