Como publicar a sua propriedade no Airbnb passo a passo

Explicamos-lhe como publicar o seu anúncio no Airbnb, uma das plataformas mais populares para anunciar a sua habitação de férias na Internet.

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  • Dedique tempo a preencher cada secção
  • Potencie a aparência visual da sua habitação
  • Proporcione informação exaustiva
  • Configure preços, disponibilidade e requisitos

Agosto 2024

Para os anfitriões ou pequenos proprietários, colocar um anúncio no Airbnb é uma oportunidade difícil de recusar. A sua comunidade é tão ampla quanto valiosa. Dado que nem todos têm os conhecimentos necessários para se anunciarem no Airbnb, decidimos, na Holidu, fazer um guia a este respeito.

Tão importante quanto estar no Airbnb, é saber anunciar-se. Gerir um anúncio no Airbnb requer tempo, constância e monitorização, mas tecnicamente não é complicado, muito pelo contrário. Editar um anúncio na plataforma é acessível para um utilizador de nível médio em termos digitais. O Airbnb conta com desenvolvedores que melhoram a plataforma diariamente, pelo que não terá problemas se dedicar a sua atenção a isto. A seguir, fornecemos-lhe conselhos imprescindíveis para se anunciar na plataforma Airbnb.

Dedique tempo a preencher cada secção

Colocar um anúncio no Airbnb é simples. Começar a estruturar a sua habitação de férias no Airbnb é muito intuitivo e só precisará de tempo e alguns recursos práticos. Assim que entrar na página web, no canto superior direito verá: “Coloque a sua casa no Airbnb”. Uma vez que clique nesse link, abrir-se-á um mundo de possibilidades. Depois, simplesmente terá de preencher as secções até configurar um anúncio de qualidade.

Tipologia de propriedade

Nesta secção deverá indicar as características da sua habitação; se é um apartamento, uma casa, um chalé, uma caravana ou uma tenda de campismo. Aqui também terá de especificar se se trata de um “local completo”, de um quarto privado ou de um quarto partilhado. Há uma caixa para cada uma destas opções.

Número de hóspedes

Pense bem na quantidade de hóspedes que aceita na sua habitação, considerando o número de quartos e camas disponíveis. Um conselho: o máximo conforto para os hóspedes traduz-se numa maior satisfação e reputação para a sua proposta.

Localização

Vincule a localização da sua habitação de férias ao mapa do Airbnb e serão geradas automaticamente instruções sobre como chegar até lá. Esta secção é estrategicamente necessária se não quiser ver os seus hóspedes a caminho de Honolulu por engano.

Comodidades

Se a sua habitação tem valor acrescentado, este é o momento de o comunicar. Nada é mais apreciado do que um lugar de estacionamento ao chegar de carro, wifi para poder trabalhar ou uma piscina para se refrescar no verão. Indique todos os pontos fortes do seu aluguer de férias ao especificar as comodidades.

Descrição da habitação

Terá de fornecer um título para a sua casa de férias. Opte por algo que chame a atenção e gere interesse na comunidade. Depois, seja criativo e desenvolva um storytelling para a sua habitação de férias. Narre as suas particularidades e as experiências que se podem viver ali. Um bom discurso captará o interesse da comunidade.

Áreas comuns e áreas privadas

É fundamental que determine espaços privados e espaços comuns e que os hóspedes estejam bem informados sobre isso. No Airbnb, a privacidade, tal como a geração de comunidade, é importante a nível comunitário. Proporcione a informação de forma a corresponder às expectativas dos possíveis inquilinos.

Fotografias e recursos multimédia

Esta secção será desenvolvida a seguir, mas tenha sempre presente que uma imagem vale mais do que mil palavras e que a primeira impressão é a que fica. Trabalhe visualmente a sua proposta de estadia.

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Potencie a aparência visual da sua habitação

É indiscutível que numerosos hóspedes decidem reservar uma estadia a partir do que veem mais do que através das informações que lhes possa dar como anfitrião. Se a habitação lhes agrada à primeira vista e percebem conforto, a resposta é “sim, quero”. Por isso, a secção fotográfica é essencial ao fazer publicidade no Airbnb. Se quer atrair um volume considerável de interessados no seu aluguer de férias, programe uma sessão fotográfica de qualidade, que represente de forma fidedigna os espaços da habitação, destaque as suas virtudes e transmita calor, bem-estar e segurança.

Uma vez que tenha elaborado a lista de comodidades da sua habitação, concentre-se nos detalhes e tire fotografias de zonas concretas da habitação. Proporcione fotos de qualidade e resolução ótima, adaptáveis ao formato móvel; este aspeto será determinante para o sucesso do seu apartamento de férias. Na Holidu facilitamos-lhe alguns conselhos ao tirar as suas fotografias.

Por outro lado, o Airbnb dispõe de uma plataforma interna, Elevate, que põe os anfitriões em contacto com fotógrafos profissionais para que as suas habitações brilhem da melhor forma possível, o que impulsionará a qualidade e visibilidade dos seus negócios.

Proporcione informação exaustiva

É desnecessário dizê-lo, mas os hóspedes precisam de informação de qualidade antes de decidir alugar o seu apartamento ou casa de férias. Tente fornecer por escrito todos os detalhes da sua habitação de forma simples e clara, universal e adequada para todos os públicos. É essencial que toda a informação seja compreensível.

No momento de redigir, misture um tom agradável com um toque comercial se quiser proporcionar confiança e proximidade ao utilizador. Destaque aqueles aspetos que considera mais atrativos da habitação e redija-os de forma a introduzir os serviços e palavras-chave no anúncio. O posicionamento nos motores de busca dependerá disso.

Hora de estabelecer as normas

Embora a comunidade do Airbnb seja muito educada e respeitosa, é sempre conveniente deixar claras as normas de uso da habitação para evitar conflitos com os hóspedes. Estabeleça, sobretudo, um horário de entrada e saída da habitação (lembre-se de que pode atrair público permitindo um check-in antecipado e um check-out tardio que permita aos hóspedes maior flexibilidade).

O Airbnb facilita uma lista automática de normas, que seguem um padrão geral de boas condutas, mas também permite introduzir regras próprias da habitação e editá-las conforme necessário. Poderá fazê-lo na secção “Regras adicionais”.

Configure preços, disponibilidade e requisitos

E por último, o fator fundamental relacionado com o modelo de negócio: descrever a política de preços e a disponibilidade da habitação. Pense bem quantos dias constituirão a estadia mínima, a disponibilidade do seu calendário de reservas, configure os preços a que vai alugar a habitação, que descontos pode oferecer conforme o período de aluguer, ou mesmo aplicar ofertas last minute ou descontos por reservas antecipadas. Explore todas as opções e pense sempre em termos de rentabilidade. Pode publicar estas ofertas inicialmente e ocultar o anúncio quando considerar que já não faz sentido para a sua proposta de aluguer. A plataforma é flexível.

Como pôde constatar, anunciar o seu apartamento ou casa de férias no Airbnb é um processo ao qual deverá dedicar tempo inicialmente, mas que se traduzirá numa recompensa espetacular em termos de negócio. Coloque entrega e paixão no seu anúncio no Airbnb e verá que, em pouco tempo, obterá resultados fantásticos.

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