Temporada alta para alojamentos de férias em Espanha

Maximizar os seus lucros e aproveitar ao máximo o maior interesse dos viajantes

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Março 2025

Tal como acontece na maioria dos países, Espanha também sente variações sazonais na procura turística e isto significa, evidentemente, que existem épocas mais favoráveis e menos favoráveis para os anfitriões de alojamento local (AL). Assim, quando pensar arrendar a sua casa para férias, deve igualmente ponderar qual a época baixa e alta, adotando para ambas estratégias de marketing adequadas.

A procura significativamente superior da época alta pode ser muito vantajosa em termos de rentabilidade, mas exige também que os anfitriões adequem a sua prática e as suas estratégias para se adaptarem a esta variação positiva na procura por alojamento.

Neste artigo, por isso, concentramo-nos nas especificidades da alta temporada para espaços de férias em Espanha, para que saiba quais os meses de maior procura mediante a região onde explora o seu AL. Quais os tipos de propriedade mais desejados e quais as estratégias que pode implementar para maximizar os seus lucros e aproveitar ao máximo o maior interesse dos viajantes.

Alta temporada em Espanha

A alta temporada em Espanha corresponde, como acontece ao redor do mundo, ao período de maior procura turística. Ainda assim, isto não significa obrigatoriamente que o alojamento local seja mais rentável, sendo que a época alta depende, também, da região espanhola e dos seus principais atrativos, havendo algumas localidades onde o período de maior procura é, na verdade, durante o inverno. Tendo isto em mente, analisaremos de seguida quais os meses de maior procura nos principais destinos turísticos espanhóis, bem como o tipo de habitação que geram maior interesse entre os viajantes.

Os meses de época alta por região

Como referimos, é importante saber, com base na sua região, quando é a temporada alta. Uma vez que o território espanhol é amplo e variado, estas variações manifestam-se da seguinte forma:

  • Costa Mediterrânica: as procura por férias nestas regiões – onde se inclui a Comunidade Valenciana, a Andaluzia, as Ilhas baleares e a Catalunha – tende a ser principalmente nos meses de verão, entre junho e setembro, já que se trata de uma região apreciada por quem faz turismo balnear e deseja aproveitar o clima apetecível;
  • Ilhas Canárias: estas ilhas contam com um longo período de época alta, uma vez que o seu clima subtropical permite a realização de férias balneares mesmo no inverno e primavera. A alta temporada acontece entre dezembro e abril;
  • Região Norte: regiões como a Cantábria, a Galiza, as Astúrias e o País Basco têm maior procura no verão. Além das praias com o seu clima ameno, esta região atrai os fãs do turismo de natureza e do ecoturismo, tendo maior procura entre junho e setembro;
  • Capital e interior espanhol: em Madrid e em regiões do interior, a maior procura é, usualmente, por parte de quem busca o turismo cultural e, por isso, é natural que as épocas menos chuvosas e com temperaturas mais amenas se destaquem. A primavera (entre abril e junho) e o outono (entre setembro e novembro) são as épocas preferenciais. Além disso, estas são também as épocas mais propícias para o turismo de negócios, também popular nestas localidades;
  • Sierra Nevada: o turismo de inverno ou de neve faz sucesso na região de Sierra Nevada (e também Granada, pela sua proximidade). Esta é, por isso, uma região onde a alta temporada acontece nos meses invernais, normalmente entre dezembro e março, quando é possível realizar desportos de inverno nas estâncias locais.

Os espaços de alojamento mais procurados na época alta

Além da preferência pela temporada alta, é bastante comum que o tipo de casa procurada pelos turistas também varie de acordo com o tipo de turismo e a região visitada.

Ao viajarem para a região costeira do Mediterrâneo, por exemplo, é comum que os apartamentos de férias e as casas de praia sejam uma opção popular, visto que existe uma grande procura por alojamento perto das praias mais populares nos destinos mais quentes.

No norte, o elevado índice de turistas que procuram o contacto com a natureza ou o ecoturismo torna as herdades, quintas e espaços de turismo rural muito populares, enquanto que a Sierra Nevada atrai vários turistas para cabanas e refúgios de montanha.

Nas regiões urbanas e conhecidas pelo turismo cultural, como Sevilha, Barcelona ou Madrid, os apartamentos são uma opção popular e existe ainda uma elevada procura por villas nas Ilhas Canárias, local onde as casas de férias próximas das praias são também populares.

5 estratégias para potenciar a alta temporada

Ainda que existam várias estratégias possíveis, deixamos 5 dicas que podem ajudá-lo:

  1.   Aproveite os preços dinâmicos: muitas ferramentas de gestão já permitem que ative os preços inteligentes e, por adaptarem as tarifas à procura, isto permite que se mantenha competitivo, ao mesmo tempo que garante a otimização da rentabilidade das estadias no seu espaço de alojamento;
  2.   Crie promoções apelativas: criar anúncios nas redes sociais e fazer promoções específicas para estadias prolongadas ou para “early birds” (reservas antecipadas) pode ser muito vantajoso para si, aumentando o lucro e reduzindo, em alguns casos, os custos operacionais ao alugar apartamento de férias;
  3.   Trabalhe a perceção: fotos ou vídeos de qualidade podem fazer toda a diferença para quem procura um espaço de alojamento e este trabalho na perceção que o potencial hóspede cria ao ver o anúncio criará um aspeto diferenciador face aos seus concorrentes, gerando um maior número de reservas;
  4.   Aposte na satisfação dos hóspedes: inclua serviços extra (como late check-out ou check-in flexível), aposte na manutenção e limpeza do espaço e na criação de recantos acolhedores, tenha uma comunicação fácil e atenta e pondere estabelecer parcerias locais para oferecer experiências diferenciadas aos seus hóspedes;
  5.   Utilize um bom PMS: aproveite um PMS (Property Management System) para otimizar os anúncios do seu AL. Estes permitirão a automatização dos processos e evitarão erros humanos como o overbooking, melhorando o seu posicionamento no mercado e reduzindo o esforço envolvido no processo.
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