Como preparar o seu alojamento local na montanha

As oportunidades que podem surgir ao começar um alojamento local na montanha

magazine_image

Dezembro 2024

O alojamento local (AL) tem vindo a tornar-se uma lucrativa forma de investimento no turismo em Portugal e, por isso, transformar uma propriedade numa casa de férias e anunciá-la num website de aluguer de férias como a Holidu torna-se uma opção cada vez mais apelativa para proprietários de imóveis.

Ainda que Portugal seja mais conhecido como destino balnear, o que facilmente se justifica pela extensa costa atlântica e o vasto património, ele também se destaca pela diversidade paisagística e por ter serras muito convidativas, nas quais é possível a conexão com a natureza, a procura do isolamento e relaxamento ou a prática de desportos mais ou menos radicais ao ar livre.

Assim, investir numa cabana e transformá-la num refúgio montanha é uma opção com um grande potencial lucrativo, podendo garantir que um AL conquista uma boa taxa de ocupação e alcança o sucesso desejado.

Neste artigo, forneceremos dicas de como preparar um AL na montanha para receber hóspedes, incluindo sugestões que garantirão o conforto e bem-estar dos visitantes, e potenciarão uma estadia segura e aprazível. Saiba mais.

Casa de férias na montanha e o seu potencial como AL

Para proprietários com imóveis nas serras portuguesas, pensar “vou arrendar a minha casa de férias e transformá-la num espaço acolhedor” pode ser o primeiro passo para entrarem num mercado lucrativo.

Com o ritmo de vida do século XXI, são cada vez mais os turistas que tentam fugir à agitação urbana durante as férias, procurando refúgios de montanha para viverem dias de tranquilidade. Além disso, os viajantes mais aventureiros e os mais jovens também valorizam as aventuras na natureza e os desportos ao ar livre para os quais este tipo de região convida.

Tratando-se de espaços propícios para viver experiências de grande autenticidade, estes espaços podem permitir retiros pessoais para relaxamento, yoga e mindfulness, convidar para que se façam caminhadas e trekking ou se pratiquem desportos (escalada, rafting ou desportos de inverno), sendo ainda propícios para observar as estrelas ou simplesmente descansar. Assim, as cabanas na montanha são imóveis muito interessantes para o AL, atraindo inúmeros hóspedes nacionais e internacionais.

Melhores regiões para investir numa cabana na montanha

Se pondera investir em cabanas na montanha e não sabe quais as melhores regiões para o fazer em Portugal, poderá considerar os seguintes locais, onde existe uma procura turística consistente a par com uma beleza natural indiscutível:

  • Serra da Estrela – Ideal para conciliar a tranquilidade e bem-estar com os desportos de inverno;
  • Serra do Gerês – Convidativa pelas suas magníficas paisagens e também para quem gosta de cascatas, lagos naturais e passeios em trilhos;
  • Serra de Monchique – Uma opção algarvia, que deixará os hóspedes suficientemente perto das praias do Algarve, mas longe do rebuliço da costa;
  • Serra de São Mamede – Dotada de uma tradicionalidade rústica, esta serra alentejana é ideal para um refúgio silencioso e natural, onde o relaxamento e a tranquilidade imperam;
  • Serra da Lousã – Aliar trilhos naturais, tranquilidade e cultura é possível nesta serra da região centro, destacada pelas bonitas aldeias de xisto.

Apesar das diferentes caraterísticas, qualquer uma destas regiões tem um imenso potencial para investidores de AL, tornando rentável a criação de refúgios de montanha para alugar a viajantes.

Vantagens deste tipo de alojamento local

Ao anunciar casa de férias num portal de aluguer de férias descobrirá que existe uma grande procura por unidades mais tradicionais e rústicas nas serras portuguesas. Entre as vantagens de preparar a sua casa ou cabana para funcionar como um refúgio na montanha na forma de AL, destacamos:

  • Grande rentabilidade, principalmente nas épocas altas;
  • Imenso potencial de valorização imobiliária;
  • Possibilidade de utilização flexível, ideal para que tenha um rendimento extra e um espaço de retiro para uso pessoal;
  • Possibilidade de oferecer experiências autênticas;
  • Condições ideais para seguir a tendência do ecoturismo.

Como preparar a cabana para receber hóspedes

Se tem um imóvel numa das serras portuguesas, provavelmente questiona-se sobre como preparar um refúgio na montanha para receber hóspedes e garantir o seu conforto, criando um ambiente acolhedor e seguro para os visitantes. Deixamos 5 dicas:

  1.   Invista no conforto térmico
  2.   Promova atividades ao ar livre
  3.   Crie ambientes acolhedores
  4.   Aposte na segurança dos hóspedes
  5.   Proporcione experiências únicas
  1. Invista no conforto térmico

Uma cabana na montanha poderá estar numa região onde os invernos sejam mais rigorosos. Zonas como a Serra do Gerês, a Serra da Lousã ou a Serra da Estrela – esta última conhecida pela neve e os desportos de inverno e tendo a sua época alta nos meses frios – podem tornar-se bastante frescas. Assim, pensar no conforto térmico dos hóspedes será absolutamente fundamental!

Ao preparar a sua cabana pense em investir num bom isolamento térmico de portas, janelas e paredes, e instale sistemas de aquecimento, como salamandras ou ar condicionado. Se a propriedade tiver lareira, garanta o fornecimento de lenha, para que os hóspedes possam acendê-la e aproveitar uma estadia mais confortável.

Além disto, disponibilize roupas de cama quentes (como lençóis de flanela ou térmicos), cobertores e edredões quentes e mantas extra.

  1. Promova atividades ao ar livre

Ter a sua cabana preparada para quem quer realizar atividades ao ar livre é uma boa forma de a valorizar aos olhos dos hóspedes e propiciar uma boa estadia.

Recomendamos que tenha alguns equipamentos para o uso dos hóspedes, como bastões de trekking, ou que deixe indicações sobre os locais onde podem alugá-los nas proximidades. Ter um armazenamento para estes equipamentos poderá ser importante, principalmente se estiver numa região propícia para os desportos de inverno.

Disponibilize ainda mapas e guias locais com a sugestão de trilhos naturais: isto garantirá a maior satisfação dos visitantes e potenciará boas avaliações.

  1. Crie ambientes acolhedores

A criação de ambientes acolhedores nas cabanas na montanha pode ser feita com recurso a uma decoração convidativa. Neste tipo de local, opções rústicas e elementos criados com madeira ou pedra natural poderão tornar-se muito apelativos, principalmente se contrastados com tecidos macios e quentes.

Poderá também potenciar a sensação de recolhimento com o uso de velas e opções de iluminação mais quente e confortável.

A oferta de um brinde de boas-vindas, com produtos artesanais da região será um extra simpático e surpreendente que propiciará essa sensação de acolhimento ao chegarem ao AL.

  1. Aposte na segurança dos hóspedes

Ao alugar apartamento de férias, uma cabana ou qualquer outro tipo de AL, a prioridade deve ser a segurança dos hóspedes e, por isso, deve garantir que, além de cumprir todas as normativas legalmente estipuladas (incluindo a integração de informação sobre serviços de emergência, a instalação de extintor e manta de incêndio, ou a cedência de um kit de primeiros socorros), será também importante que deixe informação sobre riscos potenciais na região (por exemplo, animais selvagens que possam ser encontrados nos trilhos ou sobre o uso de correntes de neve nos automóveis). Se a sua casa for mais isolada, garanta também a boa sinalização dos acessos.

  1. Proporcione experiências únicas

Quem procura um refúgio na montanha possivelmente valorizará experiências autênticas, sejam estas de relaxamento, de imersão natural ou de desconexão com o dia a dia. Ainda que existam várias formas de conquistar isto, deixamos algumas sugestões:

  • Instale um jacuzzi na propriedade com vista natural;
  • Estabeleça parcerias com restaurantes típicos;
  • Faça uma parceria com guias locais e agências de experiências de caminhada e aventura;
  • Sugira um momento de desconexão da web, oferecendo livros, jogos de tabuleiro ou outras atividades não digitais (mas não deixe de ter wi-fi na propriedade, para nómadas digitais ou trabalhadores remotos possam ficar alojados no seu AL).

Em suma

Saber como preparar uma cabana na montanha será uma forma de se destacar em sites como a Holidu, conquistando o interesse de quem procura experiências autênticas em ambientes mais rústicos e tranquilos. Tenha em mente que os viajantes que gostam destes refúgios podem procurar momentos de conexão com a natureza, de descanso ou de aventura, criando um ambiente propício, confortável e seguro. Estamos certos de que, assim, garantirá a satisfação dos seus visitantes, conquistando boas avaliações e tornando-se uma referência no setor do AL.

anna-scarfiello-lqJtPwFbBo0-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Prepare o seu alojamento de férias para as celebrações de ano novo

Anfitriões

Painéis solares para alojamentos de férias

Anfitriões

Como aumentar a tarifa diária do seu alojamento de férias

Anfitriões

Aproveite a Black Friday para aumentar as reservas

Anfitriões

Os eventos mais importantes para alojamentos de férias em 2025

Anfitriões

O que são reservas diretas?

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.