Casas de férias para alugar em Oleiros
Encontre mais de 8 casas de férias em Oleiros agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Oleiros
Casas de férias em Oleiros
Se procura férias no interior, numa localização calma, rodeada pela natureza e com panorâmicas incríveis, veja a seleção de casas em Oleiros e reserve já a sua preferida! Opte por um alojamento junto de pontos de interesse como a Praia Açude Pinto, para poder deslocar-se a pé até à praia. Fora da vila de Oleiros, em zonas bastante sossegadas, também encontra unidades fantásticas junto ao rio Zêzere e à Praia Fluvial de Álvaro.
Casas charmosasCom a família ou os amigos, rume em direção a Oleiros, para umas férias revigorantes, em comunhão com a natureza! Tem à disposição casas bem equipadas, com varandas e área de refeições ao ar livre e com uma envolvência natural fantástica. Algumas também dispõem de uma piscina exterior sazonal e um fantástico jardim, onde poderá descansar após uns passeios a pé ou de bicicleta pelos arredores. Se gosta de alojamentos com carácter, experimente ficar alojado num edifício do século XVII, restaurado com extremo bom gosto, onde terá acesso à piscina e vistas deslumbrantes para o rio Zêzere. Regressará a casa com energia renovada!
Férias em Oleiros
Como chegar e o que fazer nas redondezas
O interior do país pode ser uma grande surpresa. Situada no centro do país, a vila de Oleiros pertence ao distrito de Castelo Branco, é sede de concelho e situa-se 40 km a norte do centro geodésico do país. Para chegar a Oleiros, deve seguir a IC8 ou a N2 e a N238. É de destacar a grande beleza natural da zona, com paisagens rurais e cursos de água. São dignas de uma visita às vilas próximas de Proença-a-Nova, Sertã, Cernache do Bonjardim e Pedrógão Grande, entre outras, pelo património quer natural, quer cultural.
Explorar OleirosParta do centro da vila, vá caminhando pelas suas ruas e descobrindo o património. Ao lado da câmara, pare no belo Jardim Municipal de Oleiros, onde pode procurar a sombra das árvores nos dias quentes, apreciar a paisagem, o coreto e o lago. No centro histórico deslumbre-se com as várias portas pintadas. O projeto de arte urbana "O Projeto Arte à Porta" visou requalificar várias portas, partindo das criações de artistas locais e nacionais. Visite ainda a Igreja Matriz de Oleiros, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e, numa das colinas de Oleiros, o Santuário do Cristo-Rei, estátua de granito com cinco metros que oferece uma vista fabulosa sobre Oleiros!
Viajantes e atividades
A primeira referência à vila de Oleiros remonta a 1194. Na Idade Média pertenceu à Ordem do Hospital, que terá contribuído para o desenvolvimento da vila. Em termos culturais, é de salientar o património religioso. Visite a Igreja Matriz (século XVI e XVIII), da Misericórdia (século XVI) e a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens (século XVIII). Na região é possível encontrar diversos Moinhos de Água, que serviam para moer o milho, cultura largamente cultivada na região. Após o passeio pelo concelho, escolha um restaurante e delicie-se com os sabores regionais da região de Oleiros.
Oleiros para fãs da NaturezaVistas panorâmicas de cortar a respiração, relevo acentuado, o rio Zêzere que ziguezagueia pela paisagem, formando os conhecidos meandros do Zêzere, estradas e caminhos florestais que podem levar à descoberta da região, cursos de água abundantes, passadiços que atravessam zonas de passagem mais difícil. Isto é uma amostra do que pode esperar encontrar em Oleiros. Passeie-se pelo trilho da Ribeira de Oleiros e pelos Passadiços do Orvalho que dão acesso à Cascata da Fraga de Água d'Alta, uma cascata com 50 metros de desnível, a mais alta da Beira Baixa. É um local maravilhoso! No verão, não deixe de mergulhar nas águas da Ribeira de Oleiros, na Praia Fluvial, no Açude Pinto. Possui duas piscinas, uma profunda e outra para as crianças, relva, bastante sombra, parque infantil e esplanada. É um local muito aprazível e muito procurado no verão.
Os meandros do Zêzere, conhecidos como "curvas", foram classificados como geossítio pela UNESCO.
Top 5 dicas de viagem em Oleiros
Das especialidades gastronómicas de Oleiros, destacam-se o Cabrito estonado à moda de Oleiros, o Coelho à Caçador, a Perdiz assada e as Trutas grelhadas. Acompanhe com o vinho Calum, vinho branco, de baixo teor alcoólico.
2. Passeie pela vila de OleirosPercorra a vila, visite os pontos de interesse turístico e encante-se com os cenários naturais que o rodeiam.
3. Visite as aldeias do XistoNo concelho de Oleiros existem duas aldeias que integram a Rede das Aldeias do Xisto: Álvaro e Janeiro de Cima. Álvaro, também designada por "aldeia branca", é uma aldeia com um importante património religioso, que conta com um circuito das Capelas, onde pode apreciar obras de arte sacra. Em Janeiro de Cima aprecie as ruelas e as casas de xisto agora recuperadas. Nas Lojas Aldeias do Xisto também é possível adquirir produtos locais como aguardente, licor e compota de medronho.
4. Refresque-se nas praias fluviaisNo verão um mergulho nas águas refrescantes de uma praia fluvial é algo apetecível. No concelho pode fazê-lo na Praia Fluvial de Açude Pinto, na Praia Fluvial de Janeiro de Cima e na Praia Fluvial de Álvaro.
5. Faça caminhadasCaminhe no meio da natureza e deslumbre-se com os cenários fantásticos da serra e dos cursos de água. Basta seguir os caminhos rurais ou os passadiços existentes para o efeito!