Tendências de viagens e férias em Portugal 2024
Descubra as tendênicas de viagens que estão a acontecer este ano
Maio 2024
Portugal é um país turístico e que integra vários rankings mundiais no setor e, por isso, rentabilizar uma propriedade e anunciar casa de férias num site como a Holidu pode ser uma boa experiência.
Ao longo dos anos, com a digitalização dos processos, a alteração nos estilos de vida e a procura por novas alternativas de viagem, nomeadamente devido à sustentabilidade, têm vindo a criar novas tendências de turismo, que os proprietários de casas de férias para alugar terão vantagem em conhecer.
Venha saber quais são as tendências emergentes em férias e viagens em Portugal, incluindo quais os destinos mais procurados e os tipos de alojamento que estão a fazer sucesso em 2024.
As preferências dos viajantes em 2024
As preferências dos viajantes estão sempre a mudar, influenciadas por fatores diversos, incluindo as novas tecnologias e as condições sociais e financeiras dos turistas. Em 2024, é já possível identificar algumas tendências, que se manifestam no turismo internacional e também nas viagens para e em Portugal. São elas:
- Viagens conjuntas com outros casais ou amigos
- Maior procura por alternativas luxuosas
- Menos viagens e mais longas
- Preferência por seleção online de destinos e alojamento
- Trabalhar durante as viagens
Viagens em conjunto
No contexto das tendências de viagem, alojamentos para férias com tipologia maior são cada vez mais procurados, isto porque os turistas estão a preferir as experiências partilhadas, por serem mais económicas e divertidas.
Esta tendência valoriza as habitações com mais quartos e/ou que criam condições para receberem grupos maiores.
Luxo e conforto
Ainda que a poupança esteja na mente dos viajantes, o estilo de viagem que mais tem procura na atualidade é o turismo de luxo, com os turistas a preferirem habitações onde o conforto, o bem-estar e a sumptuosidade permitam uma experiência diferente e magnificente.
Neste contexto, a procura por propriedades com comodidades como piscina, jacuzzi, chão aquecido, jardins e outros têm uma procura cada vez maior, assim como as localidades que são associadas a estilos de vida luxuosos, como acontece nas cidades que oferecem serviços de SPA e Healthcare, campos de golfe, casinos e outras atividades exclusivas.
Estadias mais prolongadas
A procura por alojamento cómodo é também motivada por outra tendência: os turistas parecem privilegiar o tempo de estadia, ao invés do número de viagens. Isto é, a tendência é para que se viaje menos, mas por períodos mais longos.
Este fenómeno é bastante recente, sendo que há apenas alguns anos, estadias de 1 a 3 noites eram bastante comuns, e agora existem cada vez mais pessoas a preferir estadias de 14 noites ou mais.
Parcialmente isto deve-se também a uma crescente preocupação com a sustentabilidade, já que a consciência sobre o impacto ambiental das deslocações tem um papel cada vez mais importante na mente dos viajantes.
Marcações online
A digitalização dos processos relacionados com a escolha de alojamento e dos destinos de viagem foi muito marcante ao longo dos últimos tempos e as tendências de e-turismo já não podem ser ignoradas.
Se tem a sua propriedade numa plataforma de alojamentos de férias como a Holidu é provável que tenha um maior número de interessados em alugá-la, já que os mecanismos eletrónicos são, cada vez mais, a preferência dos viajantes para marcarem as suas viagens e estadias.
Trabalhar em viagem
Numa era de grande conectividade, deixar o trabalho em casa é cada vez mais complexo e, por isso, muitos viajantes fazem turismo, mesmo sem tirar férias, adotando regimes remotos ou trabalhando como nómadas digitais.
O facto é que isto esbate a tendência para se viajar apenas na época alta, aumentando o interesse por viagens ao longo de todo o ano. Além disto, esta nova tendência valoriza as propriedades que oferecem boas condições para trabalhar, incluindo ambientes mais claros, luminosos e com wi-fi.
Os destinos mais relevantes
Portugal é, em geral, um destino na moda, o que é facilmente justificável pela sua geografia, pelo clima, pelo património e pelos traços culturais e tradicionais que o colocam no topo de muitos rankings internacionais sobre turismo.
Ainda que várias localidades portuguesas tenham uma grande procura, tanto no turismo interno como externo, se pretende alugar a sua casa de férias será bom conhecer as novas tendências de turismo e as cidades que mais se destacam.
A região Norte, com destaque para o Porto e região do Douro, é muito procurada, assim com localidades como Lisboa, Aveiro, Óbidos, Sintra e Fátima, na zona centro. Além disso, o Algarve e os arquipélagos dos Açores e da Madeira continuam a ser o epicentro do turismo em Portugal.
Destacaremos algumas das caraterísticas que incentivam o turismo nestas regiões.
Cidades balneares
As praias portuguesas ainda são um dos maiores chamarizes do turismo português e, por isso mesmo, o Algarve é o território continental mais procurado, com cidades como Albufeira, Portimão, Lagos ou Tavira a merecerem destaque.
Caso se pergunte se há outros bons locais para arrendar a minha casa de férias no litoral, a resposta é sim: localidades como a Figueira da Foz, Espinho, Nazaré, Ericeira ou Porto Covo são também bons locais para explorar, sendo que a prática de surf – uma atividade que também é tendência – contribuirá para que mais pessoas se interessem pelo seu apartamento de férias. Garanta que prepara a sua propriedade para receber os amantes dos desportos de mar.
Tradição e natureza
As ilhas portuguesas são o local ideal para aproveitar a tradicionalidade e a natureza. Na Ilha da Madeira, a Floresta Laurissilva torna-se convidativa para muitos viajantes, sendo que o destino é ainda considerado um dos melhores locais do mundo para a passagem de ano.
Nos Açores, o verde vibrante alia-se também a uma forte tradicionalidade, com as festas religiosas a trazerem romarias e procissões para as ruas.
Património e cultura
Cidades como Lisboa, Porto, Évora, Coimbra ou Fátima são ricas em cultura e património e isto valoriza as propriedades destas regiões.
Veja qual o principal foco dos viajantes e procure adaptar a sua casa. Por exemplo, em Fátima, é provável que receba muitos adeptos do turismo religioso. Já Lisboa poderá ser procurada pelos monumentos ou pelos festivais culturais. Do mesmo modo, sendo uma cidade universitária, Coimbra é frequentemente procurada pela sua cultura e vida noturna. Considere o seu público-alvo e aproveite esta tendência do turismo cultural.
Gastronomia e vinho
O sabor dos pastéis de belém, do vinho do Porto, da Ginjinha, do bacalhau, da francesinha, dos enchidos, da Carne de porco à Alentejana, do ananás dos Açores ou do bolo do caco são alguns dos que atraem os amantes do enoturismo e do turismo gastronómico.
Falar da proximidade de restaurantes aclamados ao arrendar apartamento de férias será uma forma de enaltecer as suas caraterísticas e potenciar o interesse nos viajantes.
Em suma
As tendências de viagem de 2024 constituem uma oportunidade para quem anuncia a sua propriedade num portal de alojamentos de férias como a Holidu. Sendo a forma mais comum para a procura de destinos de viagem e alojamento, a Internet abre a possibilidade de apresentar a sua propriedade e de receber turistas de todo o mundo. Considere que tipologias maiores, próximas de locais de interesse cultural, balnear, gastronómico e natural, e que tenham comodidades extra, que lhe confiram luxo e condições favoráveis para o trabalho remoto são, agora, amplamente valorizadas.