Como reservar uma casa de férias pela Internet em segurança
Dicas para os consumidores da Holidu
Setembro 2024
A Internet facilita o planeamento de viagens e a reserva de voos, acomodações e transporte online. No entanto, infelizmente, existem burlas: criminosos utilizam sites fraudulentos e solicitam pagamentos diretos. Aqui está como garantir que as suas férias perfeitas não se tornem um pesadelo.
1. Reserve em portais online confiáveis
Use plataformas de reserva conhecidas e confiáveis, como a Holidu. Grandes plataformas possuem boas medidas de segurança. O selo do Trustpilot com avaliações positivas também pode ajudá-lo a escolher a plataforma certa.
Se não reservar pela Holidu, consulte as informações legais no website. Na UE, as informações legais são obrigatórias e devem incluir dados de contacto, número de IVA e informações sobre o registo comercial. Os viajantes devem verificar se há um número de telefone válido e um registo comercial ou um número de IVA. No entanto, a presença de informações legais não garante, por si só, que o site não seja fraudulento.
2. Verifique a relação custo-benefício
Um preço anormalmente baixo em comparação com outras acomodações semelhantes na região pode ser um sinal de fraude. Se uma oferta parece “boa demais para ser verdade”, é necessário ter cuidado. Uma rápida comparação com outros imóveis na região desejada geralmente basta para determinar se o preço do alojamento é realista.
Se um imóvel estiver disponível quase o ano todo, isso também pode ser um indicativo de um anúncio falso.
3. Pague apenas pela plataforma
Em geral, o pagamento com cartão de crédito é particularmente seguro, pois sempre permite reembolso. O PayPal também é seguro, graças à proteção ao comprador. Se optou por reservar numa plataforma conhecida, esta geralmente, também devolver o seu pagamento. Um pagamento pela plataforma Holidu é seguro: paga diretamente à Holidu ou a um parceiro verificado. Em colaboração com provedores de pagamento autorizados, o dinheiro é gerido e transferido aos anfitriões antes do check-in. Em caso de problemas com o pagamento, a Holidu ou o parceiro verificado será seu primeiro e único ponto de contacto.
Certos pagamentos fora do processo de reserva da Holidu só são permitidos se os hóspedes forem informados com antecedência, como para a cobrança de impostos locais ou taxas adicionais, como depósito de segurança, taxas para animais de estimação, serviço de estacionamento, Wi-Fi, academia ou pequeno-almoço.
Cuidado com as burlas: ofertas que prometem grandes descontos em troca de um pagamento direto fora do sistema costumam ser suspeitas.
4. Leia as avaliações
Verifique as avaliações e os comentários de hóspedes anteriores. Preste atenção a padrões suspeitos, como avaliações extremamente positivas, e avalie se elas parecem autênticas. Um imóvel que está disponível há muito tempo e tem muitas avaliações positivas geralmente é confiável. A Holidu reúne avaliações de centenas de portais de reserva. Além disso, a Holidu solicita que os hóspedes deixem uma avaliação sobre a acomodação após cada estadia.
5. Verifique as fotos e a descrição
Compare as fotos da acomodação com as descrições. Se as fotos parecerem profissionais, mas a descrição for vaga ou imprecisa, isso pode ser um sinal de alerta. Uma pesquisa no Google pode ajudar a verificar se as fotos foram copiadas de outros sites. No entanto, é comum que a mesma acomodação esteja listada em vários portais com preços ligeiramente diferentes. Essa diferença, no entanto, não deve ser muito grande e geralmente varia entre cinco e quinze por cento. As variações de preço são devidas às estruturas de taxas das plataformas de reserva. Como mencionado anteriormente, um sinal típico de anúncios falsos são ofertas extremamente baratas.
6. Denuncie anúncios suspeitos
Denuncie imediatamente qualquer anúncio suspeito à plataforma de reserva e evite transações. As plataformas levam esses relatórios a sério e verificam cuidadosamente os anúncios.
Aqui está o nosso formulário de contacto: https://www.holidu.pt/help/contact/form