Percursos de bicicleta nos Açores

Percursos de bicicleta nos Açores

Temos 2 226 Ciclismo. Compare e reserve ao melhor preço!

Pedalar por um destino insular com os percursos de bicicleta nos Açores

Os Açores são um arquipélago verdejante e onde o cenário vulcânico contribui para que a cidade se desenhe em altos e baixos. Assim, ainda que a dificuldade dos passeios de bicicleta nos Açores possa ser definida por si e encontre muitos locais mais planos para andar de bicicleta – tomemos a zona das Portas do Mar em Ponta Delgada como sólido exemplo – o facto é que este é um destino muito apreciado pelos ciclistas mais experientes, que gostam de desafios com longas distâncias, subidas íngremes e caminhos de floresta, ideais para a prática de enduro. O próprio turismo dos Açores promove esta sua valência, estendendo o convite aos turistas para que adiram a uma vasta rede de percursos que se adaptam à aptidão, experiência e gosto de cada um. Ecológica e cénica, a atividade realiza-se nas nove ilhas açorianas, embora algumas se destaquem pela maior oferta, como acontece em São Miguel, Santa Maria (Grupo Oriental), Pico e Terceira (Grupo Central). São Jorge junta-se ainda a esta lista, tendo inaugurado recentemente,, já em 2023, uma ciclovia de 3 quilómetros, o Trilho Ecológico da Urzelina. Além dos percursos naturalmente ricos, rodeados de lagoas, flores e encostas verdes e pastoris, os amantes da atividade poderão aproveitar infraestruturas convidativas para a prática, já que muitas empresas têm serviços e equipamentos de aluguer para que possa conhecer os Açores em bicicleta. Exemplo disso a Azores Bike Shop Bike Rental (Ilha de São Miguel, Ponta Delgada) ou a Paraíso Radical Serviços Azores Guide (Ilha de Santa Maria, Vila do Porto). Haverá ainda a promessa de que, nas ilhas, todo o conforto poderá ser encontrado nas casas de férias nos Açores, devidamente amplas, equipadas e luminosas, para que possa descansar as pernas e a alma num ambiente de grande tranquilidade.

Inicie a sua pesquisa

Da pedalada ao repouso: as melhores casas de férias nos Açores para ciclistas

Por que razão são as casas de férias dos Açores ideais para ciclistas

Os Açores são formados por nove ilhas e poderíamos pensar que olhar as casas de férias das várias ilhas como pontos de repouso ideais para ciclistas é exagerado, mas não é. Em ilhas do grupo Oriental e Central como São Miguel, Santa Maria, Pico e Terceira, a abundância de espaços especialmente destinados ao ciclismo na proximidade destas habitações fala por si, mas o facto é que todas as ilhas oferecem condições apelativas para que possa pedalar junto de cenários naturais de grande beleza, conhecendo os destinos insulares de forma sustentável, ecológica e divertida. Mais do que a proximidade dos trilhos e ciclovias açorianos, no entanto, vale a pena destacar a qualidade das casas, cujas caraterísticas, ainda que variáveis, têm condições propícias para o descanso e o relaxamento. Nestas, as divisões amplas e luminosas, as cozinhas equipadas, o ar condicionado e as vistas naturais são parte da experiência que elevará a férias de qualquer ciclista. Além disso, irá encontrar espaços onde a sustentabilidade é prioridade e outros que estendem o prazer do ciclismo, permitindo que continue ao ar livre em magníficos jardins ou terraços com piscina.

As melhores ilhas dos Açores para um ciclista encontrar a sua casa de férias

Os múltiplos percursos de bicicleta nos Açores espalham-se pelas várias ilhas e os cenários magníficos são convidativos para realização da atividade por entre criptomérias e hortências lagoas e montanhas desafiantes. É nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Pico e Terceira que vai encontrar as melhores opções de trilhas e os desafios mais regulares para quem ama o ciclismo, principalmente em regime moderado a extremo (embora também existam trilhos para principiantes). Ainda assim, muitos dos trilhos para caminhadas nos Açores, incluindo os das restantes ilhas, são muitas vezes abertos para passeios de bicicleta. Assim, a escolha da sua casa de férias nos Açores depende, fundamentalmente, da sua preferência e do tipo de ciclismo que pretende fazer na sua viagem em duas rodas.

Encontrar Ciclismo nos Açores

Dicas para passeios de bicicleta nos Açores com desafios inebriantes em várias ilhas

Percursos de estrada nos Açores

Realmente não importa se vai viajar apenas para pedalar ou para se conectar com a natureza, fazer caminhadas ou yoga nos Açores: o arquipélago não lhe negará nenhuma destas oportunidades e irá, na verdade, somar muitas outras. No que diz respeito aos trilhos de estrada, destacamos as ofertas da Ilha do Pico. Os percursos do Granfondo do Pico permitem que pedale vários quilómetros desafiantes, na descoberta da maior ilha açoriana e com as subidas mais exigentes (ou não fosse o Pico a montanha mais alta do país, com 2351 metros de altitude). Algumas das propostas desta ilha têm centenas de quilómetros e podem durar 6 a 7 horas a serem concluídos, por percursos com intensidade moderada ou difícil.

Percursos em estradas campestres

O cenário dos Açores pinta-se de mar e verde, de montanha, pastorícia e tradição. Os trilhos em estradas campestres são ideais para que se cruze com tudo isto e pode encontrá-los em São Miguel ou na Terceira, com percursos maiores ou mais pequenos e que o levam a percorrer vários quilómetros. Alguns dos percursos como os das Cumeiras em São Miguel, podem ser moderados ou extremos e levá-lo a pedalar escassos 2 quilómetros ou convidá-lo a aventuras de quase 40 quilómetros de ciclismo. Ainda nesta ilha, vale a pena destacar os percursos cicláveis das Sete Cidades e do Nordeste, que se adaptam à condição física de todos os tipos de ciclista, dependendo do percurso selecionado. Já em Santa Maria poderá fazer a volta à ilha em 3 horas a pedalar, trilhando 52,77 quilómetros.

Opções de enduro e downhill

As ilhas oferecem aos ciclistas mais experientes a oportunidade de pedalar no meio da natureza, com descidas radicais. No Alto Nascente, em Santa Maria, terá a oportunidade de uma descida inebriante de 1,34 quilómetros em apenas 6 minutos. A promessa completa da adrenalina!

FAQs: Ciclismo nos Açores

Qual deve ser a minha condição ou capacidade física para pedalar nos Açores?

Depende! Os Açores são um território maioritariamente montanhoso, mas também diverso e onde encontra muitos trilhos, estradas campestres ou jardins onde pode andar de bicicleta em percursos de parco relevo. As ciclovias, como o Trilho Ecológico da Urzelina, em São Jorge ou a Rota da Ciclovia da Atalhada em São Miguel, não oferecem muita dificuldade e mesmo alguns dos trilhos cénicos podem ser feitos por iniciantes. Ainda assim, este destino destaca-se pelas suas opções mais árduas e radicais, muitas das quais em downhill e apelativas para os amantes dos desportos radicais. Em todo o caso, se adaptar a escolha dos percursos com base na sua capacidade física, poderá sempre andar de bicicleta nas ilhas.

Está disponível o aluguer de equipamento nos Açores?

Está sim. Algumas empresas, como a Azores Bike Shop Bike Rental, em Ponta Delgada na Ilha de São Miguel e a Paraíso Radical Serviços Azores Guide, em Vila do Porto na Ilha de Santa Maria são bons exemplos de empresas nas quais pode fazer este aluguer, mas terá muitos outros à sua espera.

Qual é a melhor época para pedalar nos Açores?

Os Açores contam com um clima instável, próprio das caraterísticas de um clima temperado marítimo. Ao longo do ano a variação térmica não é muito relevante e a chuva também pode surgir em qualquer momento, usualmente intercalando com sol. Assim, o destaque apenas vai para as épocas menos turísticas, entre setembro e maio, onde poderá aproveitar trilhos mais desérticos para pedalar em comunhão com a natureza envolvente.

A minha estadia nos Açores deve ser feita com antecedência?

É recomendável que o seja, ainda que dependa um pouco da época e da ilha que pretende visitar. O facto é que a habitação em algumas das ilhas pode ser inferior, já que são ilhas de menor dimensão. Assim, se puder, tente marcar antecipadamente a sua casa de férias.

Há atividades radicais além do enduro e downhill?

Nos Açores, não faltam opções radicais: trekking, escalada, canyoning, snorkeling e mergulho são apenas alguns dos muitos exemplos. As caraterísticas da ilha, onde encontra montanhas altas e escarpadas e um oceano repleto de vida são ideais para os amantes das atividades radicais e permitirão dias repletos de adrenalina.

Destinos de férias nas proximidades de Ciclismo