Reservas de última hora para a sua casa de férias
As reservas de última hora já são uma prática comum
- Estratégias para arrendar a sua casa de férias a curto prazo.
- Conselhos práticos para maximizar as reservas.
- O que são tarifas dinâmicas?
- Como preparar a sua propriedade para os viajantes de última hora?
- Vantagens dos alugueres de férias de última hora.
Fevereiro 2024
Há momentos em que o nosso calendário de reservas, para uma data imediata, está bastante tranquilo. E, por isso, não esperamos por novas reservas a formalizar. Relaxamos então e aceitamos que não haverá mais reservas para essa data, mas… de repente chega uma reserva de última hora! Vamos deixá-la escapar? Claro que não, pois cada reserva é uma oportunidade de crescimento no negócio do aluguer de casas de férias.
Esta prática de reserva de última hora, tanto para voos como para os alojamentos de férias, está a tornar-se cada vez mais comum. E prevê-se que se torne uma tendência nos próximos anos. A era tecnológica mudou a nossa forma de viajar, assim como de reservar uma casa de férias. Podemos fazê-lo a partir de qualquer dispositivo móvel e a qualquer hora e lugar.
Além disto, existem também plataformas que promovem viagens de última hora com ofertas especiais. Para ajudar a melhorar a sua rentabilidade, apresentamos uma série de estratégias e dicas para lidar com este tipo de viajantes. Afinal, todos os hóspedes têm direito a desfrutar da habitação da mesma forma, tanto os que a reservam com antecedência como os de última hora.
Estratégias para arrendar a sua casa de férias com pouca antecedência
Uma das estratégias utilizadas é a tática de preços dinâmicos, que abordaremos mais adiante, e que é muito importante para obter o máximo de lucro possível. No entanto, um atendimento ao cliente cuidadoso também é essencial para atrair hóspedes.
A concorrência é enorme e toda a ajuda é bem-vinda. Deve, ainda, anunciar a casa de férias com total transparência; o hóspede não deve ter surpresas ao chegar à sua propriedade. Tudo deve estar em bom estado e corresponder ao que é mostrado nas fotografias.
Pode, ainda, implementar uma política de descontos para reservas de última hora, sendo uma excelente opção para preencher os espaços em branco no calendário e não perder dinheiro.
Dicas práticas para maximizar as reservas
Geralmente, as pessoas que decidem entrar num portal de reservas de férias para formalizar uma reserva de última hora não vão conhecer o destino. Mal tiveram tempo de ver as atrações turísticas ou os eventos mais relevantes. Foi uma decisão espontânea, sem planeamento prévio. Para aumentar este tipo de reservas, preencher o seu calendário e obter uma maior rentabilidade, aconselhamos a:
- Optar pela dinamização de tarifas.
- Dar uma vista de olhos na concorrência para ver os seus serviços e tarifas.
- Satisfazer o maior número possível de necessidades deste perfil de viajantes.
- Ter uma boa ligação à internet.
- Responder rapidamente aos seus e-mails e telefonemas.
- Ser ativo nas redes sociais quando o calendário da habitação estiver vazio.
- Estudar o perfil deste tipo de hóspedes (viajam sozinhos, interesses…).
- Lançar promoções esporádicas quando tiver poucos clientes.
O que são tarifas dinâmicas?
Adotar uma política de preços dinâmicos permitir-lhe-á personalizar as tarifas da sua habitação para arrendamento. Tome como ponto de partida a temporada do ano, a oferta e a procura do momento, os preços dos seus concorrentes ou se haverá algum evento de interesse público perto da sua casa de férias. Tudo influencia os preços.
Na verdade, não é possível fixar um preço fixo ao longo do ano porque não é realista. Não é o mesmo pagar 60 euros de aluguer por noite em julho do que em fevereiro. E o que fará o potencial hóspede será escolher outra habitação mais económica com as mesmas características ou até melhores.
Como preparar a casa para receber viajantes que reservam com pouca antecedência?
O melhor cenário para um anfitrião é encontrar-se com os hóspedes que decidem alugar uma propriedade de férias por um longo período, pois estes podem desligar-se parcialmente do apartamento até à hora da partida. No entanto, quando vêm por períodos muito curtos, a situação muda, e mais ainda quando são feitos através de reservas de última hora. Aqui ficam algumas dicas para ter a habitação pronta e não ser apanhado desprevenido pelas reservas de última hora:
- Tirar algum tempo para efetuar limpezas.
- Substituir os produtos usados ou gastos.
- Lavar a roupa de cama, as toalhas e outros tecidos.
- Ventilar bem os espaços.
- Verificar se tudo funciona corretamente (luzes, televisão…).
Na Holidu, recomendamos que o faça o mais rápido possível, pois terá de o fazer de qualquer forma. E assim a habitação estará pronta para quando chegar o próximo viajante. Tem também a opção de contratar uma empresa de limpeza se não puder fazê-lo ou se for mais conveniente para si.
Vantagens nas reservas de última hora
Cada noite que a sua habitação de férias estiver ocupada irá gerar lucros; portanto, este tipo de viajantes de última hora são uma oportunidade para os anfitriões. E vice-versa, pois estes hóspedes também conseguem uma habitação a um preço mais económico do que o habitual. Na Holidu, recomendamos que os fidelize para possíveis futuras viagens.
Além disto, para estes viajantes, o estado da propriedade é muito importante. Mal tiveram tempo de ver as imagens e de ler as informações com atenção, por isso a primeira impressão ao chegar à habitação de férias ficará marcada. A habitação deve ser acolhedora e confortável.
Não cometa o erro de recusar a redução de preços, pois reduzi-lo dar-lhe-á maiores lucros do que deixar a propriedade vazia. Uma propriedade vazia gera lucros? É melhor tê-la ocupada durante todo o mês a um preço mais baixo do que não a ter ocupada durante 10 dias por outro muito mais elevado. As contas no primeiro caso serão a seu favor.