Casas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida

Propriedades sem barreiras, para todos

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  • Características principais das casas de férias adaptadas;
  • Acesso adaptado ao exterior;
  • Tecnologia de assistência;
  • Serviços inclusivos e atenção personalizada;
  • Férias sem limitações.
location de vacances pour personnes en situation de handicap

Fevereiro 2024

No atual panorama dinâmico, o turismo acessível deve emergir no setor como um elemento essencial a ter em conta, tanto para proprietários como para gestores. Devemos aspirar não apenas a fornecer a melhor acomodação e serviço, mas também a garantir que esta acomodação seja adequada para todos.

Neste artigo, com a ajuda da Holidu, irá conhecer as vantagens e desafios de participar nesta tendência crescente, fornecendo as chaves para adaptar o seu espaço de forma ótima e promovê-lo de maneira eficaz. Descubra as características específicas que tornam a sua propriedade acessível e aprenda a comunicá-las de maneira precisa.

Além de encontrar suporte para ajudá-lo a transformar o seu arrendamento de férias num espaço adequado para todos, irá também descobrir uma plataforma ideal para apresentar a sua propriedade inclusiva e acolhedora no competitivo mundo dos arrendamentos de férias. Junte-se à transformação e faça com que a sua propriedade faça parte da evolução para um turismo verdadeiramente para todos!

Características nos arrendamentos de férias adaptados

Explorar as características necessárias para arrendar casas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida é essencial para garantir a acessibilidade e melhorar a experiência do hóspede. A seguir, conheça quais são os elementos indispensáveis num arrendamento de férias adaptado:

Acessos exteriores sem barreiras:

Uma casa de férias acessível começa por uma boa adaptação dos exteriores, os quais devem estar idealmente adequados para garantir um bom acesso à propriedade, mas também aos seus arredores. Alguns exemplos são os seguintes:

  • As casas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida costumam implementar soluções eficazes para facilitar a entrada e saída da propriedade. Um dos elementos mais comuns e eficazes são as rampas, projetadas estrategicamente para garantir uma transição suave e segura do exterior para o interior do arrendamento de férias.
  • Alguns dos arrendamentos de férias frequentemente incorporam elevadores ou plataformas elevatórias, oferecendo alternativas que asseguram a acessibilidade em diferentes níveis da propriedade. É importante apresentar evidências da presença destas instalações através de fotografias ou testemunhos no anúncio publicado.

Portas e corredores amplos

A presença de portas e corredores mais largos do que o habitual é um elemento essencial para garantir deslocações fáceis e confortáveis, especialmente para pessoas que usam cadeiras de rodas e aqueles com problemas de visão. Esta característica é recomendável também no caso de algum hóspede precisar da ajuda de outra pessoa.

Cozinha

No caso de ter uma cozinha adaptada no seu arrendamento de férias, como anfitrião, é importante fornecer informações adequadas que sejam verificáveis e detalhadas. Aqui estão alguns aspetos-chave para destacar e oferecer transparência aos potenciais hóspedes:

  • Forneça informações claras e detalhadas nos seus anúncios sobre a altura das bancadas na cozinha bem como diretrizes de segurança;
  • Destaque a disposição estratégica dos eletrodomésticos para facilitar o acesso e forneça fotografias reais ao anunciar a sua habitação de férias, mostrando a localização dos eletrodomésticos.
  • Informe os hóspedes sobre as medidas que tomou para cumprir as normas locais e padrões de acessibilidade reconhecidos tanto a nível nacional como internacional.
  • Ofereça detalhes sobre como a adaptação da sua cozinha segue as regulamentações para garantir uma experiência inclusiva.

Casas de banho

As casas de banho são um espaço muito relevante ao decidir adaptar um alojamento; assim, os seguintes elementos são de vital importância que se considerem:

  • Barras de apoio: é um componente fundamental de casas de banho adaptadas. Idealmente, para serem instaladas no interior de chuveiros ou junto ao WC.
  • Chuveiros ao nível do chão: é uma característica muito importante para pessoas com mobilidade reduzida, pois permite um acesso sem complicações.
  • Mobilidade: é importante que o espaço seja suficientemente grande para permitir a mobilidade ao redor de lavatórios, sanitas e chuveiros.

Um aspeto crucial a ter em conta durante a adaptação de uma casa de banho são as cadeiras de rodas, pois é muito provavelmente o elemento mais complexo que interagirá com a nova instalação. Assim, como anfitriões, devemos realizar a remodelação sempre com o apoio de um perito e cumprindo de acordo com as leis vigentes.

Tecnologia

  • Controlos remotos acessíveis: são uma característica que, graças aos controlos remotos, garante a fácil manipulação por parte de pessoas com mobilidade reduzida de elementos como a iluminação, persianas ou climatização.
  • Sistemas de iluminação inteligente: são sistemas que podem ser controlados facilmente por voz e a partir de dispositivos móveis, sem necessidade de interação com interruptores.
  • Dispositivos de voz: é uma tecnologia recentemente chegada ao mercado, mas que nos pode ser de grande ajuda para transformar o alojamento numa casa inteligente. Assim, o hóspede poderá controlar o estado do alojamento apenas com a sua voz.

A tecnologia, quando incorporada de forma eficaz, pode transformar a experiência de alojamento para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando autonomia e conforto. Assim, é altamente recomendável que seja considerada para tornar a sua propriedade mais atrativa online.

Serviços inclusivos e atendimento personalizado

A atenção personalizada aliada a uma oferta de serviços inclusivos são elementos-chave para obter uma melhoria na experiência do hóspede desde o momento da reserva até ao check-out.

  • Comunicação clara sobre acessibilidade: os anúncios devem fornecer descrições claras sobre a acessibilidade, serviços e equipamentos.
  • Informação personalizada: os anfitriões que destacam estes serviços nos seus anúncios devem apoiar estas afirmações com exemplos específicos, imagens e testemunhos.
  • Adaptações a pedidos específicos: desde fornecer almofadas adicionais, produtos de higiene específicos ou ajustes na disposição do espaço, tanto nos quartos como nas casas de banho.
  • Assistência contínua: a atenção personalizada e serviços inclusivos são áreas em constante evolução. Assim, o feedback constante pode melhorar e superar continuamente as expectativas dos hóspedes.

A adaptação de arrendamentos de férias para satisfazer as necessidades específicas dos viajantes com deficiências é uma abordagem fundamental para anfitriões comprometidos com a inclusividade. Sugerimos que os anúncios forneçam detalhes claros sobre as adaptações realizadas, incluindo informações sobre rampas, elevadores, casas de banho adaptadas e outras características acessíveis.

Políticas flexíveis e personalização de serviços

Os anfitriões que se adaptam às necessidades específicas costumam ter políticas flexíveis, mas devem comprometer-se com o cumprimento das normativas locais de acessibilidade que podem ser visualizadas nos detalhes fornecidos nos mesmos anúncios.

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