Pousadas ou pensões em Alentejo
Temos 39 Pousadas e Pensões. Compare e reserve ao melhor preço!
Encontrar ofertas
Outras ideias para férias e tipos de propriedades no Alentejo que podem ser interessantes
Pousadas e Pensões no Alentejo: Destinos mais populares
Pousadas e Pensões no Alentejo
Numa região tão vasta como esta, não faltam opções. Se prefere as zonas rurais e alguma história à mistura, fique, por exemplo, em Évora, Elvas ou Serpa. Instale-se numa pensão ou pousada no centro dessas localidades e descubra a cultura própria de cada uma. Sente o apelo do mar? Reserve uma das casas disponíveis na costa e sinta o privilégio de acordar diariamente com os olhos no mar. Para os fãs de atividades aquáticas e/ou náuticas, também pode escolher um alojamento junto de rios e albufeiras. Na costa, na planície ou na serra, há uma vasta seleção de unidades à sua escolha!
Férias na praia ou na planícieDo vasto leque de opções, encontra pousadas instaladas em edifícios bastante antigos, bem como outras modernas, com vistas panorâmicas sobre rios e vales. Os alojamentos oferecem todas as comodidades necessárias para umas férias relaxantes. Explore a região, pratique atividades ao ar livre, como canoagem, pesca, caminhadas, passeios a cavalo, entre outras, e recupere as energias com os pratos regionais servidos no restaurante. Descontraia no bar, enquanto bebe uma bebida refrescante, ou apanhe banhos de sol junto à piscina do seu alojamento.
Viajantes e atividades
Na região que ocupa quase um terço da área do país, não falta o que fazer e o que ver. É possível usufruir e apreciar a natureza e praticar inúmeras atividades ao ar livre. Se a sua onda é a praia, a costa Alentejana oferece 140 km de praias para descobrir. Tróia, Almograve, Malhão, Melides, Porto Covo, São Torpes e Zambujeira do Mar, são apenas algumas. Desde praias de areais extensos e arribas altas, outras pequenas e quase selvagens, parta à descoberta e surpreenda-se com a beleza das mesmas. Se rumou para o interior alentejano, saiba que não faltarão cascatas, piscinas naturais e fluviais onde se poderá refrescar naqueles dias de calor abrasador. O Alqueva, por exemplo, e os vários rios que percorrem a região, com as suas praias fluviais, oferecem imensas opções para nadar, navegar e praticar atividades aquáticas. As planícies, serras e montado alentejanos são cenários ideais para passeios tranquilos a pé, em duas rodas ou a cavalo. Os parques naturais e reservas naturais oferecem igualmente paisagens a perder de vista, para além de permitirem a observação da fauna e flora, e a realização de diversas atividades desportivas. O destino oferece as condições para a prática de diversos desportos como surf, bodyboard, vela, canoagem, caminhadas, ciclismo, entre outros.
Alentejo para fãs de Turismo CulturalCom inúmeros pontos de interesse relacionados com a história e o património, o difícil será escolher. Évora, cidade-museu, acolhe os vestígios da Idade da Pedra, o conhecido templo romano, a surpreendente Capela dos Ossos e a buliçosa Praça do Giraldo. Em Elvas, visite o centro histórico e as muralhas abaluartadas do século XVII. Em Estremoz, apelidada de cidade branca, devido à presença do mármore, vale a pena conhecer a fortificação, a Serra d'Ossa, as amplas praças e os Bonecos de Estremoz, classificados como património mundial da UNESCO. A pequena vila medieval de Monsaraz, com as suas ruas empedradas, o castelo do século XIV e as muralhas de xisto com vistas deslumbrantes para o Rio Guadiana, a fronteira e o Lago Alqueva, aguarda a sua visita. Mértola e Serpa convidam a perder-se nas suas ruas labirínticas e a descobrir os pontos de interesse turístico.
O Alqueva foi classificado como Reserva DarkSky, considerado um dos melhores locais para observar as estrelas e planetas.
Top 7 dicas de viagem no Alentejo
Com pratos simples, confecionados com produtos da região e com sabores deliciosos, é fácil perceber porque é que a região também conquista pelo estômago. Encontra desde o peixe e marisco da costa, a saborosa carne de porco e as açordas até aos deliciosos doces conventuais, tudo acompanhado com o vinho alentejano. É de ficar com água na boca!
2. Dê uns mergulhosNas belíssimas praias da costa, quase selvagens ou movimentadas, ou nas várias praias fluviais da região, não há melhor forma de se refrescar nos dias quentes de verão!
3. Atividades ao ar livreNa terra, na água ou no ar, há uma multiplicidade de atividades que poderá praticar. Caminhe pelos diversos trilhos existentes como os da Rota Vicentina ou da Grande Rota do Montado. Faça passeios a cavalo pela praia ou pelo montado. Pratique surf, bodyboard, vela e ande de caiaque ou de bicicleta.
4. EnoturismoOs apreciadores dos melhores néctares encontram aqui mais de 250 produtores. Para além da prova dos vinhos e da visita às quintas/adegas, poderá viver a experiência de fazer a vindima e pisar as uvas.
5. Conheça o património mundialA região já recebeu várias distinções da UNESCO que poderá conhecer melhor numa visita ao Alentejo. O centro histórico da Évora, apelidada de cidade museu, e a cidade fronteiriça de Elvas e as suas fortificações são património mundial. O Cante Alentejano, a produção de figurado em barro de Estremoz e a dieta Mediterrânica foram considerados património cultural imaterial da humanidade. De referir ainda a Manufatura de Chocalhos (Alcáçovas) classificado património cultural imaterial com necessidade de salvaguarda urgente desde 2015.
6. Conheça o AlquevaNo maior lago artificial da Europa encontra três praias: a da Amieira, com 600 metros de areal, onde pode praticar diversas atividades náuticas; a praia de Monsaraz, a curta distância da vila medieval, que possui um centro náutico onde pode praticar esqui aquático, bodyboard e windsurf, bem como fazer um passeio num veleiro com um piquenique numa das 426 ilhas do lago; a praia de Pedrógão, no concelho da Vidigueira, uma pequena praia num braço do rio Guadiana, onde pode apreciar o belo pôr do sol alentejano e fazer passeios de caiaque.
7. Feiras e festivaisA região é animada por diversos eventos de cariz religioso, feiras de artesanato e festivais de música como o conhecido Festival do Sudoeste, na Zambujeira do Mar, o Festival do Crato, as Festas de Santa Maria, em Santiago do Cacém, o Festival Medieval, em Elvas, entre muitos outros.