Percursos de bicicleta no Porto

Percursos de bicicleta no Porto

Temos 5 499 Ciclismo. Compare e reserve ao melhor preço!

Conhecer a cidade com os percursos de bicicleta no Porto

O Porto é uma cidade plena de opções sustentáveis e, ainda que a sua malha urbana, repleta de subidas e descidas íngremes, faça muitos duvidar que esta seja um destino ciclável, o facto é que os passeios de bicicleta no Porto são muito apreciados pelos ciclistas e o município tem feito um esforço ativo para criar condições para quem quer pedalar rumo à descoberta da Capital Nortenha. Desde 2007 foram criadas várias ciclovias na cidade, incluindo uma que permite pedalar pela marginal Atlântica e pela Foz do Rio Douro e ainda nas zonas do Parque da Cidade, da Foz da Ribeira da Granja e da Avenida da Boavista, entre outras. Apoiando a iniciativa, várias empresas, incluindo a DouroBike, a Porto Rent a Bike ou a Biclas & Triclas, oferecem serviços de aluguer de bicicletas. Para aproveitar estes serviços e conhecer o Porto em bicicleta poderá aproveitar as ciclovias de que falaremos mais amplamente de seguida, retornando depois ao merecido descanso das casas de férias no Porto, onde todos os essenciais para o conforto estarão à espera. Esta é uma forma sustentável para aproveitar o que o Porto tem de melhor e aproveitar magníficos momentos ao ar livre na Cidade Invicta.

Inicie a sua pesquisa

Casas de férias no Porto: um ponto de partida cómodo e relaxante para ciclistas

As razões que tornam as casas de férias do Porto ideais para ciclistas

O Porto e arredores têm muitos trilhos e ciclovias que pode conhecer de bicicleta, explorando-as de acordo com a sua idade e condição física. O nível de exigência da pedalada, no entanto, provavelmente irá deixá-lo com vontade de voltar para uma casa onde possa tomar um banho relaxante, aproveitar um espaço aconchegante e cómodo e descansar um pouco desta aventura. Perto de algumas ciclovias da cidade incluindo na Foz, junto ao Pólo Universitário, ao Parque Oriental ou à Avenida da Boavista terã opções de alojamento adequadas para a estadia, onde encontrará comodidades como casas totalmente equipadas com divisões climatizadas e, em muitos casos, com magníficas vistas sobre o rio a partir das varandas ou janelas amplas. A sustentabilidade é também o princípio de alguns dos apartamentos e casas disponíveis, o que certamente agradará aos amantes do ciclismo.

Locais nos arredores do Porto onde encontra casas de férias adequadas para quem quer andar de bicicleta

Além dos percursos de bicicleta no Porto, também encontrará, nos arredores, opções destinadas a quem quer pedalar durante as férias, sendo que muitos deles se integram em pontos estratégicos também para quem quer fazer praia ou caminhadas no Porto. Em destaque, para esta finalidade, estão as casas de férias em Vila Nova de Gaia e em Matosinhos, dois destinos que oferecem a possibilidade de praticar desporto na orla do oceano. Na verdade, a ciclovia da Marginal de Gaia permite mesmo que faça o percurso ciclável entre Gaia e Espinho, sendo o maior paredão do norte português. Assim, garantirá uma grande proximidade com as praias, o oceano e o seu desporto favorito, ficando a apenas alguns minutos de viagem do Porto.

Encontrar Ciclismo no Porto

Dicas para passeios de bicicleta no Porto e nos arredores

Ciclovias na cidade do Porto

Seja para um simples fim-de-semana no Porto ou para passar mais alguns dias na cidade, a possibilidade de pedalar na descoberta da malha urbana da cidade existirá sempre! A Ciclovia da Foz é um bom exemplo disto, oferecendo um passeio cénico de quase 5 quilómetros, sem subidas íngremes, que se inicia no Parque da Cidade e acaba na Foz da Ribeira da Granja, perto do Observatório de Aves. A partir da Foz da Ribeira da Granja poderá continuar a pedalar atravessando a Avenida da Boavista e a Marechal Gomes da Costa, o que é ideal se quiser visitar Serralves. Pode também pedalar pela Ciclovia do Pólo Universitário, que o leva até ao Campo Alegre por um percurso de 8 quilómetros com paisagens magníficas e atravessando o Jardim de Arca D'Água. Pode ainda aproveitar a Ciclovia da Avenida da Boavista, conhecer de bicicleta o viaduto da Prelada ou aproveitar os 83 hectares do Parque da Cidade, o maior parque urbano do país e que integra vários trilhos cicláveis no seu interior. Por fim, o Parque Oriental da Cidade, onde também pode aproveitar o yoga no Porto reúne todas as condições para andar de bicicleta num espaço verde que se liga ao rio e permite a paz e a contemplação.

Pedalar nos arredores do Porto

Oceano, praia, sustentabilidade e desporto são promessas que as ciclovias dos arredores do Porto têm para quem fica nas casas de férias desta região nortenha, com destaque para as ciclovias de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia. A primeira, na Marginal de Matosinhos convida para que viva o melhor de dois mundos, respirando a maresia e aproveitando a brisa fresca enquanto pedala. Já a segunda, em Gaia, é ideal para quem quer explorar o paredão mais longo do Norte de Portugal, ligando Gaia e Espinho, num percurso de 15 quilómetros.

FAQs: Ciclismo no Porto

Qual é a melhor época para pedalar no Porto?

O Porto é uma cidade privilegiada no que diz respeito ao clima e, além de ter uma média de temperatura amena (que ronda os 14 °C nos meses frios), tem muitos dias soalheiros e convidativos para a prática de ciclismo. Com meses mais chuvosos entre novembro e março, a cidade atrai mais ciclistas nos restantes meses do ano. Se procura uma época com menos turistas e um clima ameno, o final da primavera e o início do outono podem ser as suas melhores opções.

É fácil pedalar na cidade do Porto?

Ainda que o Porto tenha muitas ruas íngremes, a maioria das ciclovias não implica muitas descidas e subidas, sendo adequadas para pessoas de todas as idades e com todos os níveis de experiência e capacidade física.

Não levo bicicleta, posso alugar uma no Porto?

Sim! Muita empresas dedicam-se a este tipo de serviço. Destacamos a DouroBike, a Porto Rent a Bike ou a Biclas & Triclas, onde pode alugar uma bicicleta por preços convidativos e aproveitar as diversas ciclovias e percursos da cidade.

Além de pedalar também gostava de fazer yoga, existe algum local em que possa fazer ambas as atividades no Porto?

O Parque Oriental da Cidade é o local ideal para esta finalidade, entre maio e setembro, já que recebe a iniciativa Dias com Energia, onde a prática de yoga, tai-chi e pilates é comum nas manhãs, de forma gratuita. Além disso, os percursos cicláveis deste parque são muito bonitos e permitem um contacto direto com a natureza, já que é o segundo maior parque da cidade do Porto.

Devo reservar a minha estadia com antecedência?

Ainda que os meses de verão e a época das festividades natalícias sejam as mais desafiantes para marcações em cima da hora, o ideal é que tente sempre agendar a sua estadia com alguma antecedência, já que o Porto é uma cidade turística muito procurada por portugueses e estrangeiros. Ao marcar antecipadamente garantirá que encontra a casa de férias ideal para si.