Casas de férias na Região do Minho
Encontre mais de 1 655 casas de férias na Região do Minho agora!
Encontrar ofertas
Ofertas actuais de alojamentos de férias na Região do Minho
Melhores Casas e apartamentos de férias na Região do Minho
Os hóspedes concordam: estas estadias são altamente qualificadas pela localização, limpeza, e muito mais.Destinos Populares na Região do Minho
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias na Região do Minho
Destaques na Região do Minho
- Comida deliciosa
- Praias deslumbrantes
- Paisagens espectaculares
- Atividades ao ar livre
Casas de férias na Região do Minho
Excelentes moradias de férias estão à sua espera!
Uma das regiões mais hospitaleiras de Portugal
A hospitalidade é parte do que destaca a região minhota. Caso procure casas ou bungalows no Norte de Portugal irá certamente deparar-se com opções onde o cuidado e gentileza caraterísticos do território nortenho se espelham nas casas de férias, onde o conforto e bem-estar são prioridade. As casas de férias para alugar na Região do Minho irão deixá-lo junto a paisagens verdejantes ou nas margens de rios, incluindo aquele que nomeia a região e que confere ao ambiente um aspeto mais bonito e pitoresco. O destaque vai para o incrível Gerês, no qual poderá aproveitar a mais exuberante zona natural no seu estado mais puro. Aproveite ainda para explorar o belo litoral minhoto e para degustar os deliciosos sabores que constituem o portefólio gastronómico da região, e onde não podem faltar os enchidos.
Alojamento para férias na Região do Minho: uma oportunidade para o convívio
Os apartamentos para férias na Região do Minho vão convidá-lo a conversar com os vizinhos para que possa sentir amplamente a tradicionalidade e a hospitalidade regionais. A alma minhota é parte do que eleva as habitações para férias, não faltando as sugestões gastronómicas e turísticas na voz de quem melhor conheçe o Minho: quem lá nasceu e residiu toda a vida. Sentir-se um morador local será uma das vantagens de ficar alojado na região, mas além disso, poderá aproveitar a diversidade de opções de alojamento, adaptado a todos os tipos de viajante e com tipologia compatível com qualquer grupo. De entre estas habitações poderá aproveitar:
- habitações climatizadas
- casas com jardim e piscina
- vistas magníficas
- condições para receber crianças
- permissão de animais de estimação
- divisões amplas e luminosas
- estacionamento privado
Férias no Minho
Aluguei uma casa de férias no Minho, e agora?
O jardim de Portugal
Ficar num verdadeiro jardim nacional é a promessa da estadia no alojamento para férias na Região do Minho. Foi o escritor José Augusto Vieira que, no fim do século XIX, nomeou esta região nortenha como o "jardim de Portugal" na sua romântica obra "O Minho Pitoresco". De facto, esta região histórica do norte português foi abençoada com paisagens verdejantes, alimentadas pelo rio homónimo, integrando o Alto Minho e o Baixo Minho, correspondentes aos distritos de Viana do Castelo e Braga. No total, estes dois distritos totalizam 24 cidades, sendo Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Caminha e Barcelos algumas das principais. Visitar estas cidades será mergulhar na história, património, cultura e lazer de uma região rica em tradições, às quais se soma uma tradicionalidade gastronómica que merece verdadeiro destaque. Se, depois de as conhecer, tiver vontade de conhecer outro destino nortenho de grande interesse, pode sempre descer um pouco no mapa e passar alguns dias na cultural cidade invicta, aproveitando as fabulosas casas de férias no Porto, sendo que apenas duas horas de viagem o separam desta localidade (cerca de 200 km).
Uma região de boas gentes com a arte de bem receber
A discussão sobre os locais onde encontra as melhores pessoas do país ocuparia muitas páginas e estamos certos de que encontrará boa gente quer fique no Minho ou, por exemplo, num apartamento de férias na Póvoa de Varzim ou no Porto. Ainda assim, diriam os próprios nortenhos que o Minho tem um pendor especial. Esta é também a ideia do geógrafo francês Elisée Reclus que, na sua obra Géographie Universelle, se referiu aos minhotos como "os melhores habitantes" de Portugal. A hospitalidade caraterística da zona é realmente incrível e fará com que se sinta em casa durante as suas férias. O povo local é formidável e tem um espírito festivo, ao qual soma a arte de receber bem seus visitantes, com um particular orgulho pelas suas riquezas naturais e culturais, das quais volta a merecer-nos destaque o Parque Nacional do Gerês, mas também a gastronomia, os vinhos, as praias e outros pontos turísticos marcantes que se espalham pelas diversas cidades que pode conhecer ao ficar no alojamento de férias na Região do Minho.
Viajantes e atividades
Minho: um destino de tradição estudantil
O Minho marca igualmente um local de imersão académica, sendo que além de existirem cidades universitárias, como Braga e Guimarães, que abrigam os três polos da Universidade do Minho, os códigos e tradições perpetuados pela "praxis" garantem que trajes e costumes colorem a cidade com hábitos culturais incríveis. Tratando-se de regiões muito procuradas pelos jovens que querem estudar em Portugal, esta é uma região que convida todos os visitantes a conhecer os espaços universitários, promovendo ainda o Programa Verão no Campus, destinado a estudantes do ensino secundário nas áreas de matemática, arquitetura, arqueologia, química, direito, letras, sociologia, engenharia e educação, e convidando os turistas para integrarem eventos anuais como a Latada ou o Enterro da Gata, onde podem ser aproveitados cortejos estudantis e concertos de bandas de renome, num ambiente onde não falta comida, bebida e convívio.
Celebrações que deixam o Minho em festa
A grande quantidade de romarias, feiras e festas do Minho deve-se ao orgulho que os minhotos têm de sua cultura. No Minho, festejar a própria história é um costume que atravessa gerações, havendo cerca de 1.100 festejos nos mais variados cantos da região. Algumas das festividades mais conhecidas são a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (Abril), a Festa da Senhora da Cabeça em Freixieiro de Soutelo (50 dias depois da Páscoa), a Festa da Coca/Corpo de Cristo em Monção (no Dia do Corpo de Deus), a Festa da Sra. da Franqueira em Barcelos (Agosto), a Festa da Senhora D'Agonia em Viana do Castelo (Agosto), a Peregrinação a São Bento da Porta Aberta em Terras de Bouro (Agosto), a Festa da Senhora da Peneda nos Arcos de Valdevez (Setembro) ou as Festas Concelhias dedicadas a Santa Rita de Cássia em Caminha (Agosto). Estes são apenas alguns exemplos e, se não se sentir satisfeito e quiser fazer uma viagem festiva ao passado, pondere também alojar-se na zona centro, nas casas de férias em Santa Maria da Feira durante a sua "Viagem Medieval", que constitui a maior feira de época do país.
Quais são as melhores atividades na Região do Minho?
Sabia que no Minho pode encontrar a cidade mais feliz de Portugal? Braga foi assim classificada por um estudo do Eurobarómetro, que descobriu que 97% dos bracarenses são felizes por viverem na sua cidade!
Top 5 dicas de viagem no Minho
1. Conheça a tradição do vinho verde que destaca a região
Quando falamos em tradição vinícola, existem muitos locais em cuja estadia poderia ser apelativa para os enófilos. Um apartamento de férias no Porto daria a conhecer os vinhos do Douro ou o vinho do Porto, enquanto que o Alentejo se orgulha das suas castas, que promovem o sabor rico dos famosos vinhos alentejanos. No Minho, o vinho também é muito importante para a cultura, sendo que a região se orgulha de produzir o melhor vinho verde nacional, convidando-o a descobrir mais sobre esta produção na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, conhecida tradicionalmente como Entre-Douro-e-Minho. A zona possui as condições ideais para a produção de aguardentes, espumantes e vinhos brancos de altíssima qualidade. Com o programa de passeio pela Rota dos Vinhos Verdes pode aproveitar vários locais e atividades que o convidam a mergulhar na cultura e na história de Portugal, por entre adegas, fazendas e restaurantes da zona.
2. Aventure-se no Parque do Gerês
As moradias de férias na Região do Minho vão convidá-lo a conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida de 70.290 hectares, que foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Montanhas imponentes, vales profundos e uma rede hidrográfica densa abrigam paisagens belíssimas e diferentes formas de vida. Pode aproveitar variadas opções de passeios, trilhos – com destaque para a Rota de Xertelo e as 7 Lagoas (9,7 km) ou o Trilho da Cascata do Arado – Poço Azul (10,1 km). Pode também aproveitar para fazer visitas guiadas e conhecer melhor o património edificado que integra o parque.
3. Passeie pelas principais cidades da região
As casas de férias com jardim e piscina na Região do Minho vão convidá-lo a conhecer as principais cidades da região. De entre outros pontos turísticos, destacamos Viana do Castelo, onde pode conhecer museus; o Monte Santa Luzia e a Matriz Medieval; Guimarães com a sua Igreja da Nossa Sra. da Oliveira, o Paço dos Duques de Bragança e o Largo da Oliveira; ou Braga, que abriga o Jardim de Sta. Bárbara, a Sé de Braga, a Arcada e o Parque da Ponte, entre outros locais emblemáticos. Caminha tem também interesse com a sua Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e a Torre do Relógio e vale ainda a pena rumar a Barcelos, a cidade que tem como símbolo o galo que surge em tantos souvenirs portugueses e que convida para uma visita ao Campo da Feira, à bonita Ponte Medieval, ao Escadório da Paixão e às suas igrejas, capelas e jardins.
4. Satisfaça o corpo e a alma com a gastronomia do Minho
A gastronomia minhota é uma das mais ricas do país e os seus sabores trazem a tradicionalidade de várias gerações. De entre as delícias que pode provar na região, destacamos as Pataniscas de Bacalhau, os Bolinhos de Bacalhau, o Bacalhau à Moda de Viana, o Arroz de cabidela, o Arroz de Forno, a Torta de Camarão ou o Lombo de Porco com Castanhas.
5. Faça praia no belo litoral minhoto
Se ama sol e mar, Portugal terá vários destinos em destaque, incluindo a famosa região do sul algarvio, as praias de Setúbal ou as da zona centro, que poderá aproveitar, por exemplo, nas casas de férias na Figueira da Foz ou em Mira. Ainda que o norte português nem sempre tenha o mesmo destaque como destino balnear, já que o clima é mais ameno e as águas marítimas mais frescas, o facto é que o Minho tem praias encantadoras, cujas paisagens são apelativas e a tranquilidade impera. Algumas das melhores praias da região são as da Apúlia, de Ofir, de Moledo, de Vila Praia e do Rodanho.