Casas de férias para alugar em Crato
Encontre mais de 8 casas de férias em Crato agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Crato
Casas de férias no Crato
Na bonita vila do Crato, encontra alojamentos bem localizados, no centro histórico, que lhe permitirão ir à descoberta da vila a pé. Assim, facilmente chegará à sua casa de férias, para descansar um pouco, antes de prosseguir o périplo pela vila. Se procura um ambiente mais afastado do centro, veja a seleção de casas nos arredores, inclusive em Flor da Rosa, Vale do Peso, Aldeia da Mata, entre outras.
Casas fantásticas num ambiente tranquiloSe o seu destino de férias em família ou a dois é o Crato, no destino encontra acomodações encantadoras adequadas a diferentes grupos. Experimente ficar alojado numa romântica casa do século XVIII, com a fachada original e maravilhosamente remodelada, para manter o espírito passado, com varanda, piscina e jardins. Se a localização central é crucial para si, opte por uma casa no centro histórico, com uma decoração agradável de estilo clássico, próximo dos vários pontos de interesse turístico.
Férias em Crato
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Situada no Alto Alentejo, relativamente próximo do Parque Natural da Serra de S. Mamede, o Crato é uma vila tranquila, fundada em 1232 e pertencente ao distrito de Portalegre. Situa-se a cerca de duas horas de Lisboa e três horas e meia do Porto. Nas suas férias pelo Crato, aproveite para visitar, por exemplo, Portalegre, Marvão ou Castelo de Vide.
Explorar a vila alentejanaAo chegar ao Crato avistará uma vila simples de casas brancas que se destacam pelas grandes chaminés, características típicas da arquitetura da região. A simplicidade da vila contrasta com o seu passado marcante, sobretudo devido à presença da Ordem dos Hospitaleiros. Na vila são pontos de atração, que poderá ter interesse em visitar, o Palácio Sá Nogueira, onde se encontram os Paços do Concelho, várias fachadas onde é visível a herança da Ordem de Malta, o Pelourinho, a Casa Museu Padre Belo, o Castelo do Crato, o Jardim temático, entre outros.
Viajantes e atividades
A presença pré-histórica é comprovada pelos monumentos megalíticos que abundam no concelho. Das mais de 70 antas existentes, visite, por exemplo, a Anta do Couto dos Andreiros, a Anta da Espadaneira, a Anta dos Penedos de São Miguel ou o Penedo do Caraça. O Crato foi sede da Ordem dos Hospitaleiros desde 1350, graças a uma doação de D. Sancho II a essa Ordem. A importância da vila era tal que D. Manuel I e D. João III casaram no Crato. Após o ataque das forças espanholas, em 1662, a vila entrou em declínio. Hoje ainda é possível visitar as ruínas do Castelo dos hospitaleiros. Na Praça do Município veja a Varanda do Grão-Prior, varanda de granito com arcadas, do século XV, onde outrora era a entrada da residência. São ainda dignos de uma visita a Igreja Matriz, do século XIII, e os azulejos do século XVIII que ilustram cenas de pesca, caça e viagem. Uma visita ao Museu, instalado num palácio de estilo barroco, e ficará a conhecer a importância do Priorado. No Crato existiu um dos mais importantes centros oleiros do Alto Alentejo, onde eram fabricadas peças como cantis, barris, alguidares e panelas. Hoje em dia produzem-se pequenas peças decorativas como miniaturas, pratos, pequenas ânforas e presépios.
Crato para fãs de férias tranquilasRelaxe no Crato, no Alto Alentejo, e deslumbre-se com a beleza da paisagem alentejana e com a serenidade que lhe transmitem. Passe umas férias rodeado pela natureza, contemple-a e descanse. Conheça as barragens de Vale Seco, da Arreganhada e da Câmara, que para além da beleza natural, oferecem condições para praticar diversas atividades aquáticas. Se quiser também pode aproveitar para fazer caminhadas, andar de bicicleta ou, no verão, refrescar-se e desfrutar de um dia animado com a família no Parque Aquático do Crato. Serão umas férias retemperadoras!
O Festival do Crato recebeu o Prémio "Mais Turismo" da Revista Mais Alentejo e a Menção Honrosa dos Prémios Turismo do Alentejo.
Top 5 dicas de viagem no Crato
A varanda, que terá feito parte do palácio do Grão-Prior, apresenta uma forma retangular e encontra-se num plano avançado em relação ao palácio. No piso térreo possui três arcadas, com colunas cilíndricas e contrafortes. A toda a volta do varandim é possível ver rosáceas.
2. Visite a Anta do TapadãoSituada nas proximidades da Aldeia da Mata, no topo de uma colina, é um dólmen com mais de 5 mil anos e em ótimo estado de conservação.
3. Divirta-se no Parque aquático do CratoNos dias quentes do verão alentejano, não pode dispensar uma ida ao parque aquático. Uma grande piscina, um escorrega de 30 metros e as piscinas para os mais pequenos serão local de grande diversão em família!
4. Prove os sabores da regiãoA fama da comida alentejana é por demais conhecida. Como vai de férias para o Alentejo, terá comprovará finalmente por si. Experimente as migas de batata, a sopa de sarapatel, o ensopado de borrego e alhada de cação. Acompanhe o repasto com os conhecidos vinhos alentejanos como o Terras do Crato ou Herdade do Gamito. A cereja no topo do bolo serão as gulosas sobremesas. Dê tréguas à dieta e prove o doce tecolameca, os bolos da sogra ou as barrigas de freira.
5. Assista ao Festival do CratoEm finais de agosto, decorre o Festival do Crato e paralelamente a Feira de Artesanato e Gastronomia, um dos momentos altos no que respeita a festivais de música no Alentejo. É um festival que traz milhares de turistas à pacata vila para assistirem aos excelentes espetáculos de artistas portugueses e estrangeiros. A não perder!