Casas de férias para alugar em Alter do Chão
Encontre mais de 6 casas de férias em Alter do Chão agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Alter do Chão
Casas de férias para alugar em Alter do Chão
Em Alter do Chão, há casas de férias para alugar próximas a todos os principais pontos turísticos da zona. Pode ficar no centro histórico, perto do Castelo de Alter do Chão, ou na interessante região de Alter Pedroso, com muitos atrativos naturais. Se quiser, pode ainda desfrutar de momentos de rara beleza nas proximidades da Rota do Castelo de Seda.
Aconchego e tranquilidade nas casas de fériasrElementos decorativos típicos da zona dão vida às casas de férias para alugar em Alter do Chão. Para os dias quentes, pode refrescar-se na piscina e, nos dias frios, o calor da lareira irá aquecê-lo. Outro atrativo das casas de férias para alugar em Alter do Chão são os terraços e jardins amplos com espreguiçadeiras para relaxar e com mesas para um confortável pequeno-almoço ao ar livre. Magníficas vistas complementam as qualidades destas casas de férias para alugar, além de que as propriedades também estão preparadas para receber as crianças e o seu animal de estimação, se tiver.
Férias em Alter do Chão Portugal
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Sede de município, a vila de Alter do Chão situa-se na sub-região do Alto Alentejo e pertence ao distrito de Portalegre. É a localidade ideal para esquecer o stress do dia a dia. A vila fica bem longe de toda a confusão da cidade, a 2h30 de carro a partir de Lisboa ou a 3h de carro a partir do Porto. Um facto curioso é que o sítio cresceu ao redor do Castelo de Alter do Chão, datado do século XIV e construído por ordem de D. Pedro, com torres com ameias que se erguem sobre a praça central de forma altiva e esplêndida.
Religião, natureza, história e muita comida boaNo centro histórico de Alter do Chão, em volta do seu castelo secular, encontrará vários pontos turísticos para visitar. São tão próximos um do outro que pode até reservar um dia da sua estadia na vila para fazer um city tour a pé pela zona central. No centro, poderá visitar o castelo; a Casa e Jardim do Álamo; o Largo dos 12 Melhores de Alter; o Museu Municipal; o Chafariz da Praça da República; a Estação Arqueológica Ferragial d'El Rei; e templos religiosos com centenas de anos como o de Nossa Senhora da Alegria (séc. XVI), primeira igreja edificada em Alter. A menos de dez minutos de carro do centro, rumo a norte, chegará à Coudelaria de Alter, dos pontos turísticos mais importantes da vila, onde conhecerá cavalos lusitanos puro sangue e poderá visitar o Museu do Cavalo e fazer um passeio com os equinos. Também a menos de dez minutos do centro chegará à encantadora aldeia de Alter Pedroso para ver os vestígios de um castelo, a igreja paroquial da região e a Anta de Alter Pedroso, além duma estonteante vista da natureza que também é Caminho de Santiago de Compostela.
Viajantes e atividades
Aproveite a tranquilidade do campo para ter momentos românticos a sós com a pessoa que ama. Passeie a cavalo de mãos dadas com o amor da sua vida ou vagueie sem pressa pelas ruelas e casinhas caiadas de Alter do Chão enquanto declara tudo o que sente de mais profundo. Sente-se numa das áreas verdes da vila e assista ao por do sol com a sua cara-metade, sendo um piquenique romântico no campo ao entardecer também uma excelente escolha para um pedido de casamento ou outra proposta mais séria de relacionamento.
Alter do Chão para os amantes da arqueologiaAlter do Chão certamente é muito conhecida por ser terra de casas senhoriais e de arte equestre, porém também se destaca pelos seus núcleos arqueológicos a representar um verdadeiro testemunho da passagem dos romanos pela vila. No centro histórico, na Estação Arqueológica de Alter do Chão (Ferragial d'El Rei), visite primeiro o Centro Interpretativo para melhor compreender toda a riqueza arqueológica da zona. Ainda na estação verá a Casa da Medusa. Visite, também, a Necrópole Tardo-Antiga, com dezenas de corpos exumados em esculturas escavadas. A menos de dez minutos da Ferragial d'El Rei, a Villa Romana da Quinta do Pião (ao sul) e a Ponte Romana de Vila Formosa (ao oeste) apresentam mais provas da ilustre presença do Império Romano na região.
Sabia que Alter do Chão possui a coudelaria mais antiga do mundo a funcionar sem paragens no mesmo sítio? É a Coudelaria de Alter e também é o berço do cavalo lusitano puro-sangue Alter Real!
Top 5 dicas de viagem em Alter do Chão Portugal
A Coudelaria de Alter foi fundada em 1748 por D. João V, por iniciativa do Príncipe D. José, com a destinação de criar cavalos de boa qualidade. Hoje, é berço do cavalo lusitano puro-sangue, um dos ex-líbris de Alter do Chão. Na coudelaria, não só poderá conhecer este majestoso animal pessoalmente, como também poderá andar a cavalo, visitar o Museu do Cavalo e, ainda, o Museu da Falcoaria para ver algumas belas aves como a Águia-Real, cuja envergadura das asas pode chegar aos dois metros
2. Visita ao Castelo de Alter do ChãoA partir do alto da torre de menagem do Castelo de Alter, de arquitetura medieval, desfruta da linda vista panorâmica da vila e dos campos de oliveiras que o rodeiam. Nas proximidades deste que é um dos principais postais da vila, é imperdível a Casa e o Jardim labiríntico do Álamo; o Largo dos 12 Melhores de Alter (criado em homenagem aos mais importantes membros do concelho), o Museu Municipal, o Chafariz de mármore da Praça da República (dos mais belos de Portugal), e templos religiosos centenários como as capelas de Santo António dos Olivais (séc. XVI) e de Santana (século XVII).
3. Passeio por Alter PedrosoAlter Pedroso é uma aldeia próxima de Alter do Chão que integra o Caminho de Santiago de Compostela. Empoleirada numa elevação assinalada por um marco geodésico, tem um miradoiro que lhe transmitirá muita tranquilidade e impressionantes vistas de paisagens típicas do Alto Alentejo. Ainda restam ruínas de um castelo e de muralhas medievais com sinais milenares da presença humana materializados na Anta de Alter Pedroso.
4. Explorar os patrimónios arqueológicos da regiãoA antiga cidade de Abelterium (como era chamada Alter do Chão) guarda ainda muitas provas do que a região já foi um dia. Para conhecer mais toda a riqueza arqueológica da zona, visita o Centro Interpretativo da Estação Arqueológica de Alter do Chão e a Casa da Medusa, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982, onde encontrará vestígios arqueológicos descobertos em 1954; e o Mosaico de Alexandre, o Grande, um dos cinco conhecidos no mundo que retrata Alexandre e o único ainda in situ, de acordo com a National Geographic. Também vale uma visita à Necrópole Tardo-Antiga, datada dos séc. VII-IX d.C., com provas da exumação de 55 pessoas em vinte sepulturas escavadas. Peças como anéis, contas de colar e elementos de cinturão comprovam o elevado estatuto dos ocupantes.
5. Percorrer as mais belas paisagens do Alentejo na Rota do Castelo de SedaNos arredores da vila de Alter do Chão, a rota estende-se por 10 km repletos de lindas paisagens alentejanas. O percurso começa no Jardim das Piscinas da Seda, passa pelas ruínas do Castelo de Seda, na Ponte de Vila Formosa e pelas margens da Ribeira da Seda. Um recanto natural idílico e realmente muito admirável.