Os 5 melhores mercados de arrendamento para férias em Portugal para investir
Comece a investir nos mercados de arrendamento para férias
- Portugal e o investimento em arrendamentos para férias.
- Os principais mercados de arrendamento.
- Oportunidades para investir.
Janeiro 2023
O investimento nos mercados de arrendamento para férias em Portugal tem aumentado, acompanhando o interesse crescente dos viajantes por este tipo de casa de férias.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2023, Portugal registou mais de 10,7 milhões de estadias em alojamento temporário no território nacional, entre janeiro e novembro, um número que representa um máximo histórico para o setor. Ainda que nem todos os destinos em Portugal tenham igual procura, o facto é que o país é um dos 5 países onde os estrangeiros mais adquirem uma segunda habitação para férias, o que demonstra como as caraterísticas nacionais geram interesse internacional. Na verdade, o trabalho de websites como a Holidu está também a contribuir para que esse interesse se torne mais amplo, permitindo que muitos turistas conheçam as várias ofertas disponíveis e optem pelo alojamento local durante a sua estadia.
Neste artigo, olharemos para o universo do arrendamento de férias, destacando as vantagens do investimento no setor, as oportunidades existentes e os aspetos a considerar, ao mesmo tempo que destacamos as regiões e cidades que constituem os 5 melhores mercados de arrendamento para férias.
Portugal e o investimento no arrendamento de férias
Dados recentemente lançados pelo SavillsWorld Research revelam que, mundialmente, se espera que o investimento imobiliário aumente em 2024. A mesma entidade revela ainda que Portugal é um dos países onde essa procura terá maior expressão, justificando a previsão com as caraterísticas nacionais e ao seu potencial turístico.
Tratando-se de um território rico em património edificado, beleza natural, tradição e cultur, Portugal destaca-se em vários nichos, incluindo várias das formas de turismo temático, incluindo:
- Turismo balnear
- Turismo cultural
- Turismo gastronómico e enoturismo
- Turismo desportivo (com destaque para o golfe e o surf)
- Turismo de jogo (casino)
- Turismo religioso
- Ecoturismo e Turismo Rural
- Turismo de aventura
A vastidão de opções para férias é o que leva vários tipos de turista a procurar Portugal como destino, destacando-o no contexto internacional e tornando rentável o investimento nos mercados de arrendamento para férias em várias regiões nacionais, como destacaremos de seguida.
Os cinco principais mercados do arrendamento
Embora, globalmente, Portugal represente um país onde o investimento em arrendamento turístico vale a pena, existem mercados que se destacam. Hoje, apresentamos os melhores locais para férias em Portugal, nos quais a procura por habitação temporária tem uma imensa expressão na economia regional e onde o investimento imobiliário se torna mais rentável para os proprietários.
Algarve
A região algarvia, com destaque para as casas de férias na Costa Vicentina, na faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau, mas estendendo-se um pouco por todo o Sul português, é uma região muito procurada pelos amantes do turismo balnear, do turismo natural (ecoturismo) e do turismo gastronómico.
Estima-se que o Algarve receba cerca de 7 milhões de turistas anualmente, sendo um dos locais para férias mais procurados pelos viajantes nacionais e pelos estrangeiros que selecionam Portugal como destino. Assim, uma casa para férias no Algarve pode constituir um bom investimento para quem quer rentabilizar o seu imóvel.
Lisboa
A capital portuguesa, por sua vez, recebe em torno de 4,5 milhões de visitantes anualmente, sendo um foco do turismo cultural, gastronómico e de jogo. Além disso, por receber inúmeros eventos corporativos, a cidade acaba por receber muitos turistas que aliam a presença nestes certames com uma viagem de férias.
A imensa procura pelo alojamento na cidade também se justifica com a proximidade a outros pontos de interesse emblemáticos, como Cascais, Sintra, Almada ou Mafra. Assim, os interessados no turismo de aventura, no ecoturismo, no turismo gastronómico ou mesmo no turismo balnear encontram, em Lisboa, um ponto de destaque para permanecer durante a sua estadia.
Porto
No norte, a segunda cidade portuguesa, o Porto, é um dos destinos de férias que também se destaca internacionalmente, recebendo aproximadamente 1,6 milhões de turistas anualmente.
Sendo uma das três cidades servidas por um aeroporto (com Lisboa e Faro, no Algarve), esta cidade destaca-se pela facilidade de acesso e também pelas suas tradições, pela cultura e o património edificado.
Para os amantes do enoturismo, a região tem um amplo interesse, já que na região se produzem os famosos Vinhos do Douro e ainda o Vinho do Porto, um vinho licoroso e doce, aclamado em todo o mundo.
Ilhas
Os arquipélagos dos Açores e da Madeira são também um mercado de destaque no setor do arrendamento de férias, atraindo turistas nacionais e estrangeiros pelas suas caraterísticas naturais, o seu clima, as suas tradições e festividades.
Destinos como a Terceira, o Pico, São Miguel ou São Jorge são de visita obrigatória para quem quer conhecer o território açoriano. Já na Madeira, a Ilha de Porto Santo e a Ilha da Madeira são as mais aclamadas, o que as torna particularmente interessantes para quem quer investir no mercado do arrendamento de férias.
Ericeira
Portugal é muito conhecido como destino balnear e é, para muitos, um verdadeiro paraíso para surfistas. Com um litoral amplo e muito destacado, o território luso oferece várias possibilidades para quem quer fazer férias de praia em Portugal.
Ainda que as muitas praias portuguesas se tornem convidativas, para os praticantes de desportos de mar, o destaque vai para a Ericeira, a única localidade europeia classificada como Reserva Mundial de Surf.
Quem quiser investir numa casa adaptada a surfistas nesta região poderá descobrir que esta é uma forma muito rentável de alojamento para férias, que deixa os hóspedes num local onde a cultura, a tradição e o desporto andam de mãos dadas.
Oportunidades para investir em alojamentos para férias: o que considerar
Com um sólido mercado de arrendamento para férias e um imenso potencial de crescimento, não existem dúvidas de que investir em habitações para férias e no seu arrendamento pode ser muito vantajoso.
No momento, as tendências nacionais e internacionais destacam as regiões balneares e o ecoturismo, sendo comum que os visitantes tentem aliar uma estadia em espaços cómodos, tranquilos e naturais, à proximidade de infraestruturas, diversão noturna e eventos culturais.
Se quiser investir neste setor e aproveitar oportunidades lucrativas, não deixe de considerar os melhores locais para passar férias em Portugal, tendo preferência por imóveis que estejam em locais seguros e tranquilos, mas próximos de restaurantes, praias e dos principais monumentos.
Agora que já sabe quais são os melhores locais para investir no mercado do arrendamento de férias, pode aproveitar para adaptar o seu imóvel. Para alcançar um público mais amplo, pode contar com websites como a Holidu, que dará a conhecer o teu espaço às pessoas que querem viajar para o nosso país.