Índice de preços de água
Na Holidu, constantemente, pensamos como os custos afetam as escolhas dos nossos viajantes. Enquanto procuramos formas de medir as despesas diárias que os turistas encontram quando visitam uma nova cidade, decidimos restringir o nosso foco à mais essencial das necessidades: água.
Para explorar este tópico, examinámos o preço tanto da água da torneira como da água engarrafada em mais de 100 cidades de todo o mundo, utilizando dados para calcular os custos médios de ambas em cada localidade. As cidades foram selecionadas não só pela sua popularidade como destinos turísticos, mas também como lugares onde havia um risco acrescido de escassez de água, para ajudar também a informar os viajantes de quaisquer restrições que pudessem enfrentar. Para este efeito, incluímos uma categoria que mostra o nível de stress hídrico para cada cidade.
Para começar, analisámos a qualidade da água da torneira em cada local, pois era importante acima de tudo ver se e onde a água era segura para beber. De seguida, analisámos o custo de consumo mensal* da água da torneira em cada cidade, a partir do qual pudemos calcular o desvio percentual do preço médio para todas as cidades da lista. Os resultados mostram mais ou menos quanto é que os cidadãos de cada cidade pagam pela água da torneira em comparação com o resto do mundo.
Para a segunda parte do estudo, voltamos a nossa atenção para a água engarrafada. Apesar dos efeitos negativos sobre o ambiente, a água engarrafada tornou-se um fenómeno omnipresente em muitas cidades nas últimas décadas, com preços que variam muito de lugar para lugar ou entre marcas.
Para determinar exatamente quanto varia, encontramos o preço de uma típica garrafa de água que um turista pode comprar num supermercado. Analisámos ainda o preço médio por garrafa de três das marcas de água mais comuns – Evian, Perrier/ Nestlé e a água da marca local Coca Cola em cada cidade. Finalmente, conseguimos calcular a média do custo de todas estas diferentes marcas para ver que cidades têm a água engarrafada mais cara e mais barata, calculando o desvio percentual em relação ao preço médio no índice.
O índice final representa uma imagem de como o preço da água varia a nível mundial, além de dar uma visão geral das diferenças nos custos locais da água da torneira e dos níveis de stress hídrico encontrados em todo o mundo.
*O consumo médio global de água por pessoa por mês é de 15 metros cúbicos quadrados.
Informações para os jornalistas
O índice é classificado , por defeito, pela coluna final mostrando o desvio médio no preço da água engarrafada em cada cidade, ordenada do mais alto para o mais baixo. Cada coluna individual pode ser filtrada, e a metodologia completa que explica como cada fator foi avaliado pode ser encontrada por baixo da tabela.
Resultados internacionais
**Para Wellington, Nova Zelândia, o custo da água da torneira é pago através de uma taxa fixa de alojamento ficando dependente do tipo de propriedade. Este modelo de preço da água é único no conjunto de dados e impede uma comparação justa com outros locais. Os dados de “Preço da Água da Torneira” para Wellington, Nova Zelândia, são, portanto, omitidos.
METODOLOGIA
O Índice de Preços da Água compara e analisa os custos da água da torneira e da água engarrafada em 120 cidades em todo o mundo, mostrando os custos médios de consumo, bem como o desvio percentual do preço em relação à média do conjunto de dados em cada local.
Selecção da cidade
As cidades foram selecionadas devido à sua popularidade como destinos turísticos, com o cuidado de incluir locais que enfrentam um risco acrescido de escassez de água. Um grande número de áreas metropolitanas selecionadas para análise foram retiradas das principais publicações ‘Ranking Port Cities with High Exposure and Vulnerability to Climate Extremes’ – OCDE (2008) e o ‘Sustainable Cities Water Index’ – Aracadis (2016). Foi utilizada investigação adicional em reportagens dos meios de comunicação social sobre escassez de água para obter locais não cobertos por estas publicações.
Foi, ainda, incluída uma categoria de stress hídrico para cada cidade na tabela, representando a relação entre o consumo total de água e o abastecimento. Valores mais elevados indicam mais concorrência entre os utilizadores (Fonte: WRI Aqueduct 2019).
Factores
O índice está dividido em duas secções com múltiplos factores que medem os custos da água da torneira e da água engarrafada em cada cidade:
Água da torneira:
- Qualidade da água da torneira (Pontuação)
- Preço da água da torneira (EUR/m3) até 15m3 por mês
- Preço da Água da Torneira (Desvio em relação à média)
Água engarrafada:
- Garrafa de 500 ml, Preço (EUR)
- Evian 500 ml, Preço (EUR)
- Perrier / Nestlé 500ml, Preço (EUR)
- Marca de água local de Coca-Cola 500 ml, Preço (EUR)
- Água engarrafada, Preço (Desvio médio em relação à média)
Cálculo de Desvios de Preços
A fim de fornecer algum contexto relativo aos preços, o desvio dos preços em relação ao ponto médio dos dados tanto para a água da torneira como para a água engarrafada estão incluídos. O desvio da média é calculado utilizando a seguinte fórmula:
Para “Preço da Água da Torneira (Desvio da média)”, o desvio do preço é calculado a partir de um único factor.
Para “Água engarrafada, Preço (Desvio Médio da média)”, a percentagem reflecte a média de todos os desvios de preço calculados a partir de cada categoria de água engarrafada.
ÁGUA DA TORNEIRA
Qualidade da água da torneira (Pontuação)
A qualidade da água potável no que diz respeito à segurança e à percepção do público. Os indicadores de segurança incluem dados de água, como higiene (“WASH”) de monitores internacionais como a UNICEF, que analisam a cobertura nacional do acesso à água considerada “livre de contaminação”. Outros indicadores de segurança da Organização Mundial de Saúde fornecem pontuações nacionais para a segurança da água com base no número de taxas DALY (anos de vida perdidos por 100.000 pessoas, normalizados em termos de idade, ajustados em função da incapacidade) devido à exposição à água potável não segura. Além disso, os dados sobre a percepção pública da qualidade da água foram obtidos a nível local a partir dos resultados de sondagens auto-relatadas sobre a percepção da poluição.
A pontuação final é uma combinação dos seguintes indicadores:
- A medição do Índice de Desempenho Ambiental (IEP) 2020 de “água potável não segura” (nível de país).
- Dados do Programa Conjunto de Monitorização da OMS/UNICEF para o Abastecimento de Água, Saneamento e Higiene (JMP) sobre a “Cobertura Básica e Gerida com Segurança da Água Potável”. Os valores de 2017 foram utilizados para “proporção da população que utiliza um abastecimento de água melhorado” e “livre de contaminação”. Foram utilizados valores para “áreas urbanas”, sempre que possível, caso contrário foram utilizados valores “nacionais” (nível de país).
- Índice Numbeo de Poluição da Água Potável e Indicadores de Inacessibilidade (nível de cidade).
Fontes: The Yale Center for Environmental Law & Policy 2020 Environmental Performance Index (EPI), WHO/UNICEF Joint Monitoring Programme for Water Supply, Sanitation and Hygiene (JMP), Numbeo.
Preço da água da torneira (EUR/m3) até 15m3 por mês
Este indicador mostra o preço da facturação por mês de 1 m3 de água da torneira com base na última tarifa efetiva da base de dados da The International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities (IBNET). Cada cidade é representada por um fornecedor de serviços públicos e as suas respectivas tarifas. Uma lista das cidades e dos seus fornecedores de serviços de utilidade pública pode ser fornecida mediante pedido.
Para calcular o preço mensal/m3, foram utilizados os seguintes parâmetros:
- Tipo de serviço: Água, ou Água e Águas Residuais onde se aplica o mesmo preço para ambos.
- Última tarifa de água disponível (com base no consumo de até 15 m3 de água por mês).
- Taxas de serviço mensais adicionais, quando aplicável.
- IVA, sempre que aplicável.
Fonte: IBNET.
Preço da Água da Torneira (Desvio em relação à média)
O desvio do preço da água da torneira em relação ao ponto médio do conjunto de dados, como descrito em “Cálculo dos Desvios de Preços” acima. Este factor representa o quanto mais ou menos os cidadãos de cada cidade pagam pela água da torneira em comparação com o preço mediano no índice.
ÁGUA ENGARRAFADA
Esta seção compara o preço da água engarrafada em duas lojas de supermercado diferentes em cada cidade. Os supermercados foram escolhidos de acordo com a sua quota de mercado e a disponibilidade online dos seus preços. A intenção era a de criar uma amostra de supermercados locais representativos. Em raras ocasiões, foram tidos em conta estabelecimentos especiais para bebidas ou apenas supermercados online para completar as amostras.
Todos os preços foram obtidos ao preço total, sem desconto. O tamanho da garrafa para cada perfil foi padronizado para 500ml para garantir a comparabilidade. Se este tamanho específico não existisse, foi escolhido o tamanho da garrafa mais próximo deste perfil (ex. 330 ml, ou 750 ml). A recolha de preços foi realizada entre Janeiro e Fevereiro de 2021.
Detalhes completos sobre os nomes dos perfis dos supermercados e/ou da água estão disponíveis mediante pedido.
Garrafa de água típica 500 ml, Preço (EUR)
O custo de uma garrafa de 500ml de água comprada num supermercado em cada cidade, a um preço acessível. Esta garrafa de água foi definida como a marca com mais variantes disponíveis nos supermercados de cada localidade.
Evian 500 ml, Preço (EUR)
O custo médio de uma garrafa de 500ml de água parada da marca Evian em cada cidade.
Perrier / Nestlé 500ml, Preço (EUR)
O custo médio de uma garrafa de 500ml de água com gás da marca Perrier em cada cidade. Em raras ocasiões em que Perrier não estava disponível num local, foi escolhida San Pellegrino (também uma marca Nestlé).
Marca de água local Coca Cola 500 ml, Preço (EUR)
O custo médio de uma garrafa de 500ml de água produzida pela marca local da empresa Coca-Cola presente (e. G. Dasani) em cada cidade.
Água engarrafada, Preço (Desvio médio em relação à média)
O desvio médio do preço da água engarrafada em relação ao ponto médio do conjunto de dados, como descrito no “Cálculo dos Desvios de Preços” acima. Este fator representa mais ou menos quanto é que as pessoas em cada cidade pagam pela água engarrafada em comparação com o preço mediano no índice.
O desvio do Preço Médio baseia-se nos desvios de preço para todas as categorias de água engarrafada (“Typical”, “Perrier”, “Evian”, “Coca-Cola’s local water brand”) bem como nos perfis adicionais “most affordable” e “Pepsi-Cola’s local water brand”.
Conversão de moeda a partir da média das taxas de conversão entre 08/01/2021 – 08/02/2021.