As 10 melhores cidades portuguesas para os adeptos de futebol
A emoção do Campeonato do Mundo de 2022 dissipou-se gradualmente, no entanto, o futebol não foi esquecido, muito pelo contrário! O futebol é ainda o desporto mais popular do mundo e, por boas razões, reúne milhares de adeptos e as equipas mais populares. Os jogadores estão a tornar-se, rapidamente, influenciadores quer os admire ou não, todos parecem ter uma opinião a dar.
Assim, desde os adeptos mais fervorosos até aos meramente interessados, a Holidu, o portal de reservas para casas de férias, decidiu as listar as 10 cidades a visitar se for adepto do desporto rei.
1. Porto
Em primeiro lugar, na nossa classificação e a cidade número um para os adeptos de futebol, a cidade invicta. Os seus clubes reúnem milhões de adeptos na Internet, bem como nos estádios, o FC Porto, por exemplo, o clube mais seguido no Instagram com mais de 2 milhões de seguidores. O estádio do Dragão é um dos pontos de encontro que mais agrada tanto os adeptos casuais como os adeptos mais ferranhos.
Descubra casas de férias no Porto
Fãs do Futebol clube do Porto, crédito Uplause, via Fickr
2. Lisboa
A capital do nosso território não podia faltar, ocupando o segundo lugar na classificação. A cidade e os seus clubes são muito populares há anos, com grandes jogadores a jogarem nos famosos campos de Alvalade e na Luz, dois pontos obrigatórios para qualquer fã que visite a região. A excitação dos adeptos é frequentemente palpável na cidade quando as equipas mais populares jogam umas contra as outras. Os dois clubes mais “hashtagados” são o SL Benfica e o Sporting Club de Portugal com 12543 hashtags e 11573 hashtags, respetivamente.
Descubra casas de férias em Lisboa
Fãs do Benfica, crédito Céline Aussourd, via Fickr
3. Braga
No último lugar do pódio mas com uma gigante presença tanto na Liga portuguesa como em Portugal, encontramos a cidade de Braga. O seu clube mais conhecido, o Sporting de Braga, tem uns impressionantes 230 mil seguidores na rede social Instagram e mais de 9.900 pesquisas mensais na Internet. A sua muito conhecida mascote, Brácaro, é um gigante orgulho tanto para o clube como para os adeptos que tanto procuram fotografias e high fives com a mascote.
Descubra casas de férias em Braga
Fãs do Sporting Clube de Braga, crédito Sporting Clube De Braga, via Fickr
4. Barcelos
Em quarto lugar encontramos Barcelos com o seu mais conhecido clube, o Gil Vicente FC. Cor, vida, movimento, cultura e futebol são apenas algumas das características que descrevem Barcelos, uma região a não perder. É um clube com uma grande história, fundado em 1924 onde , em 2022, teve o apuramento histórico para a Europa. Os Gilistas, na rede social Instagram, contam com uns impressionantes 48 500 seguidores e 4400 pesquisas online mensais, demonstrando que os adeptos estão lá para a sua equipa preferida para o que der e vier.
Descubra casas de férias em Barcelos
5. Vila Do Conde
Vila do Conde fecha o top 5 da nossa classificação. Apesar de a região ter vários clubes registados, é o Rio Ave Futebol Clube que se destaca nacionalmente. O clube tem o nome do rio Ave, que corre através da cidade e para o Oceano Atlântico. O estádio dos Arcos é um dos principais marcos do destino e também palco principal para os jogadores mostrarem o seu talento aos Vilacondenses. Estes fazem sentir a sua presença tanto no estádio, marcando presença em todos os jogos, como na Internet e redes sociais, com mais de 67 600 seguidores no Instagram e mais de 33 100 pesquisas online.
Descubra casas de férias em Vila do Conde
Quais as cidades que completam o top 10?
6. Portimão
7. Funchal
8. Vizela
9. Ponta Delgada
10. Vila Nova de Famalicão
Metodologia
Esta classificação foi compilada reunindo vários critérios importantes para se ter uma ideia da escala da paixão pelo futebol que existe em Portugal. A lista de cidades estudadas foi construída com base na população das mesmas e na classificação dos clubes ligados a estas nas diferentes ligas. Para estas cidades, recolhemos não só o número de estádios e as suas classificações através dos dados do Google Maps, mas também o número de clubes em cada cidade. Finalmente, para ter em conta a base de fãs de cada equipa, recolhemos o seu número de seguidores no Instagram e também o número de hashtags de encorajamento para cada equipa #força + o nome do clube.