Quintas e Herdades em Lousada
Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Lousada que podem ser interessantes
Quintas e herdades em Lousada
Pretende passar umas férias num ambiente tranquilo? Na região de Lousada encontra várias herdades, nos arredores da vila, que são um verdadeiro paraíso! Também existem alguns quintas nas localidades próximas como Alvarenga e Nevogilde. Prefere o melhor dos dois mundos? Ambiente urbano, mas com a tranquilidade do campo? Veja as opções em Penafiel. A palavra de ordem será descanso!
Férias tranquilasNo destino encontra alojamentos confortáveis, desde casas rústicas, apalaçadas, a quintas e herdades modernas e luxuosas inseridas num contexto paisagístico e ambiental de extrema beleza. Vai de férias com um grupo grande? Estão disponíveis quintas com espaçosas vivendas, que acomodam grandes grupos, e com espaços exteriores onde poderá relaxar e apreciar as vistas. Algumas até dispõem de salão de jogos, com ténis de mesa, mesa de bilhar e matraquilhos! Rodeadas de espaços verdes, com jardins e piscina privada, será fácil desligar do stress do dia a dia.
Viajantes e atividades
Lousada não será um destino muito comum ou conhecido, no entanto, está ligada à formação de Portugal. Por isso, está obviamente ligada à Rota do Românico e à história de Portugal. A Rota do Românico é constituída por 58 monumentos e evidencia a importância dos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega na construção do país. Lousada acolhe seis monumentos românicos bem como o Centro de Interpretação do Românico, que conta com seis salas temáticas com inúmeras experiências interativas que o farão voltar atrás no tempo. Após visitar o centro, conheça os monumentos: a Igreja de Santa Maria de Meinedo, a Ponte de Espindo, a Ponte da Veiga, a Torre de Vilar, a Ponte de Vilela e a Igreja do Salvador de Aveleda.
Lousada para fãs de Turismo RuralAs pessoas que apreciam o turismo rural, encontram neste destino um verdadeiro paraíso. No ambiente sossegado que viverá em Lousada, pode fugir à rotina citadina, sentir o ritmo da vida nesta zona, ficar em comunhão com a natureza e apreciar os momentos relaxantes que viverá. Lousada proporciona alguns espaços verdes que são dignos de uma visita. Conheça a emblemática Mata de Vilar, com 14 hectares de floresta nativa, que está ligada à comunidade desde o início do século XX, o Parque da Torre de Vilar, junto a um dos monumentos da Rota do Românico e o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. Dedique algum tempo à prática de exercício físico. Caminhar e andar de bicicleta são algumas atividades disponíveis. Termine o dia com um belo repasto lousadense para recuperar as forças!
Em Lousada, na Casa Museu Vilar, existe um Museu do Cinema, dedicado especificamente à animação.
Top 7 dicas de viagem em Lousada
Do cabaz gastronómico fazem parte os enchidos, o cabrito assado, o arroz de forno, o basulaque (prato à base de miúdos de carneiro, bucho, galinha, presunto e salpicão), os queijos, as compotas, a sopa seca doce, os beijinhos de amor e o pão de ló. Os vinhos verdes e os espumantes são também produtos locais e bastantes afamados nacional e internacionalmente. Vai comer que nem um abade!
2. EventosSão várias as festas e romarias que se realizam no concelho. Destacam-se as Festas do Concelho em Honra do Senhor do Aflitos, no último fim de semana de julho, que atraem milhares de pessoas, e a Festa da Senhora Aparecida, entre 13 e 15 de agosto, onde pode ver o maior andor do país. Lousada também organiza o Festival Internacional de Camélias, no qual participam expositores e colecionadores portugueses e estrangeiros. Se gosta de camélias, não perca!
3. ArtesanatoAs gentes lousadenses souberam ao longo dos anos preservar as suas artes e ofícios, permitindo que chegassem até aos nossos dias os bordados, a cestaria, a latoaria, a tecelagem em linho, a pirotecnia, a tamancaria, a cerâmica, a ourivesaria, a espingardaria e o restauro de móveis. Aproveite para conhecer este artesanato!
4. Pratique desportoA região é propícia para a prática de algumas atividades como caminhadas, trails, BTT, rafting. Por isso, equipe-se e mexa-se!
5. Eurocircuito da LousadaAcolhe várias provas (inter)nacionais ao longo do ano. É um kartódromo com quatro pistas com piso em asfalto, terra ou misto. Viva a emoção de acelerar nesta pista!
6. Visite AmaranteCaminhe pelas ruas desta adorável cidade, descubra a história e conheça os edifícios barrocos. Reserve um tempinho para provar os deliciosos doces conventuais como a clássica ferramenta de São Gonçalo, também conhecida como "quilhõezinhos de São Gonçalo"!
7. Passeie pela região do DouroPercorra as margens do Douro, as localidades ribeirinhas e as fantásticas paisagens desta região vinícola. Que tal um belo passeio num cruzeiro no Rio Douro e/ou uma degustação de vinhos? Ou um passeio de comboio na centenária Linha férrea do Douro? Fica a sugestão!