Pousadas ou pensões em Chaves
Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Chaves que podem ser interessantes
Pousadas e pensões em Chaves
A bela cidade de Chaves, situada num vale, junto ao Rio Tâmega, é um excelente destino de férias para quem procura explorar as terras do Alto Tâmega e Trás-os-Montes. As unidades disponíveis encontram-se no centro da cidade, perto dos monumentos e atrações turísticas, e em zonas mais afastadas, ideais para quem procura locais mais calmos. A cerca de 12 km da fronteira espanhola e situada entre o Parque Nacional Peneda-Gerês e o Parque Natural de Montesinho, se privilegia o contacto com a natureza, aproveite para visitar estes fantásticos parques durante as suas férias.
Acomodações para todos os gostosVá de férias com a sua cara-metade ou com a família e fique alojado numa pousada rústica, com paredes de pedra exposta, extremamente bem equipada e muito acolhedora, junto dos principais pontos de interesse turístico como a Ponte Romana, e com vistas pitorescas sobre Chaves e sobre o Rio Tâmega. Os quartos são espaçosos, climatizados e bem equipados. Nalguns alojamentos há restaurante, mas nas proximidades também encontra vários restaurantes locais onde pode provar a gastronomia regional, como os deliciosos pastéis de Chaves e o folar de Chaves!
Viajantes e atividades
As águas podem proporcionar bem-estar. Assim pensavam os romanos, pois durante a época romana as águas quentes das Caldas de Chaves eram usadas para tratar as sequelas dos romanos e a importância da água conduziu à fundação de Aquae Flaviae pelo Imperador Titus Flavius Vespasianus. Após a fundação do Reino de Portugal, as suas águas voltaram a ser utilizadas. As Termas de Chaves abriram em 12 de outubro de 1899 e as suas águas, que saem a 73ºC, são indicadas para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, do aparelho digestivo e das vias respiratórias. Se procura o bem-estar físico e psicológico, os banhos e massagens com a água das termas farão toda a diferença. Sentir-se-á relaxado e de baterias recarregadas! Se é fã de termas, também pode visitar, próximo de Chaves, as Termas de Vidago e as Termas de Pedras Salgadas.
Chaves para fãs de Turismo CulturalO destino possui um importante património cultural, do qual se destaca a Ponte Romana de Trajano, construída entre século I e II, a Fortificação, a Torre de Menagem do antigo castelo do século IX, o Forte de São Francisco, no interior do qual existe o Convento de S. Francisco, de 1635, o Forte de S. Neutel, de 1668, que apresenta uma configuração em estrela como o Forte de S. Francisco. No que respeita ao património religioso, visite a Igreja do Hospital de S. João de Deus, a Igreja Santa Maria Maior, templo do século XVI, construído sobre o anterior visigótico. No centro histórico da cidade poderá observar as casas típicas, em pedra, com uma varanda saliente com alpendre. No que respeita a equipamentos museológicos, Chaves também surpreende! O mais recente é o Museu de Arte Nadir Afonso, cujo edifício foi projetado pelo conhecido arquiteto português Siza Vieira. E para recuperar as energias gastas, nada melhor do que ir a um dos restaurantes das proximidades onde se pode deliciar com as iguarias da região!
A Estrada Nacional 2, a mais longa do país, possui 738,5 km e liga a cidade de Chaves a Faro.
Top 7 dicas de viagem em Chaves
Com cerca de 150 metros de comprimento, assenta sobre doze arcos de volta perfeita, construídos em granito. A meio da ponte existem duas colunas.
2. Conheça o CasteloDo antigo castelo resta a Torre de Menagem e uma muralha. Situa-se no ponto mais alto da cidadela. Em 1978, foi aí instalado um museu militar.
3. Visite o Museu Nadir AfonsoO Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA) foi inaugurado em Chaves em julho de 2016. O edifício onde está instalado foi projetado pelo arquiteto Siza Vieira. O museu acolhe uma exposição permanente com obras do pintor Nadir Afonso e outras exposições temporárias com obras de arte diversas.
4. Conheça a Praça de Camões e os Paços do ConcelhoA Praça de Camões é a mais importante de Chaves, onde encontra o edifício dos Paços do Concelho, um belo palacete do século XIX, construído pelo morgado de Vilar de Perdizes, António Pereira Coutinho. Também nesta praça encontra o Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV, e onde se encontra instalado o Museu da Região Flaviense.
5. Prove os sabores regionaisSão bem conhecidas as iguarias da região, pelo que se é um bom garfo, está no sítio certo! Presunto de Chaves, posta barrosã, pastéis de Chaves, folar e cozido à transmontana são algumas dos pratos que são de comer e chorar por mais!
6. Percorra o Bairro MedievalConheça o característico Bairro Medieval, constituído por ruas estreitas, como a Rua direita, e pequenas casas, de vários pisos e com varandas, sobre a rua, em madeira de castanho ou de pinho, pintadas de tons garridos.
7. Descontraia no Parque UrbanoQuando precisar de relaxar, o Parque Urbano, situado à beira-rio, possui belas áreas verdes, bem como espaços de lazer e uma ciclovia. É o local ideal para descontrair, para contemplar a natureza e/ou fazer algum exercício.