Casas de férias para alugar em Tomar
Encontre mais de 99 casas de férias em Tomar agora!
Encontrar ofertas
Ofertas actuais de alojamentos de férias em Tomar
Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Tomar que podem ser interessantes
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Tomar
Casas de férias para alugar em Tomar
Deseja conhecer Tomar? Então pode encontrar inúmeras alternativas de alojamento na própria cidade ou nos arredores. Se pretende uma experiência na cidade, encontra alojamento, por exemplo, na zona histórica da cidade de Tomar, permitindo-lhe deslocar-se a pé até muitos dos pontos de interesse turístico, cafés, restaurantes e do rio Nabão. Caso privilegie a tranquilidade e a comunhão com a natureza, mas a relativa distância da cidade, encontrará casas de férias nos arredores, em diversas povoações próximo de Tomar.
Casas de férias diversificadasEm Tomar e na zona envolvente encontra casas de férias de dimensões e tipologias variadas, para pequenos e grandes grupos. Há apartamentos, casas de campo, moradias isoladas e quintas. Algumas casas de férias localizam-se no coração da cidade e outras mais distantes, em edifícios restaurados ou totalmente modernos, mas sempre acolhedoras, confortáveis e bem apetrechadas! Não faltam opções para o surpreender! Algumas unidades possuem piscina, terraço, jardim, vistas aprazíveis e aceitam animais de estimação. Se procura um local para recarregar baterias e/ou descobrir a cultura e arquitetura da cidade, decerto que vai encontrar um em Tomar.
Férias em Tomar
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Cidade pertencente ao distrito de Santarém, Tomar está situada nas margens do Rio Nabão e na lezíria ribatejana. Possui acessos à A23 e dista apenas 20 km da A1. A região está associada à rota templária do médio Tejo. Visite, por exemplo, a pitoresca aldeia de Dornes, vencedora do prémio das 7 Maravilhas de Portugal, em 2017. Aí ainda são visíveis os vestígios da construção de embarcações, designadas de "abrangel", que navegavam no rio Zêzere. O passado templário está também patente na Torre Templária de Dornes, e no Castelo de Almourol, erguido num ilhéu de rochas na margem do Tejo, e reconstruído por Gualdim Pais, em 1171. A Barragem de Castelo de bode, construída em 1951, é uma das maiores do país e oferece vistas memoráveis.
A beleza cultural, arquitetónica e paisagística de TomarOutrora uma importante urbe romana, apresenta uma ordenação em cruz axial em direção aos quatro pontos cardeais com interseção na Praça da República. A partir da praça dispõem-se os principais edifícios religiosos da capital templária: o Convento de Santa Iria, a nascente, o Convento de Cristo, a poente, o Convento da Anunciada, a norte, e o de S. Francisco, a sul. O mais conhecido, o Convento de Cristo, reúne edificações ou vestígios do período romano, até ao século XVIII. Encante-se com a beleza paisagística dos parques da cidade, que convidam a um passeio descontraído, após a visita cultural. Aproveite igualmente para conhecer os sabores da região. Cabrito, lampreia, sável, morcelas de arroz, bucho, feijão com couves e migas são alguns dos pratos que poderá provar. As "Fatias de Tomar", as Castanhas Doces, as Queijadas de Amêndoa são os doces que o deixarão com água na boca!
Viajantes e atividades
A multiplicidade cultural de Tomar tornam-na um excelente destino. A magia da cidade templária, com o castelo lá no alto, brinda o turista com um património histórico-cultural extremamente rico. Percorra as ruas da cidade e descubra os conventos, igrejas, museus e outros monumentos. Pontos de paragem obrigatórios são ainda a estátua de Gualdim Pais, cavaleiro da ordem do Tempo, inaugurada em 9 de junho de 1940, na Praça da República, e a Igreja de S. João Baptista, situada junto à estátua, onde encontra uma coleção de pintura quinhentista. Na Igreja de Santa Maria do Olival encontram-se diversos túmulos de templários, como o de Gualdim Pais.
Tomar para fãs de atividades náuticasEm Dornes e no Castelo do Bode é possível dedicar-se a diversas atividades náuticas. O wakeboard, surgido nos EUA nos anos 1980, é um desporto aquático semelhante ao snowboard e é a estrela do evento "Castelo de Board". Pode ainda praticar outras atividades náuticas, algumas gratuitamente, como canoagem, stand up paddle, passeios de barco e ski náutico.
A UNESCO atribuiu ao Convento de Cristo a distinção de Património da Humanidade, em 1983.
Top 5 dicas de viagem em Tomar
Expoente máximo da Ordem dos Templários, embora apresente exemplos dos estilos arquitetónicos românico, gótico, manuelino, primeiro renascimento e maneirismo, o castelo templário é de visita obrigatória. Visite a Charola, oratório construído no século XII, a Janela Manuelina da Sala do Capítulo, a arquitetura do Claustro Principal e as dependências associadas a rituais templários.
2. Caminhe pela Mata dos Sete MontesPartindo do convento em direção à cidade, desça a pé pela tranquila Mata dos Sete Montes, principal parque da cidade com 39 hectares de variada vegetação, como ciprestes, olaias, carvalhos e oliveiras seculares. Também conhecida como Cerca do Convento, a Ordem de Cristo usava-a como área de cultivo e recolhimento. No meio da vegetação encontra uma torre denominada por "Charolinha", torre cilíndrica que parece uma réplica das torres do convento.
3. A tradicional Festa dos TabuleirosEsta tradicional festa realiza-se a cada quatro anos, no mês de julho e decorre durante três dias. A beleza das ruas maravilhosamente decoradas, floridas e a simbologia desta popular festividade atrai um grande número de visitantes. É uma festa de origem pagã durante a qual decorrem desfiles de mulheres, usando trajes típicos, que transportam à cabeça tabuleiros decorados com pão, espigas e flores. No decorrer destas festas, também se realiza, entre outros, o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo e os Cortejos Parciais.
4. Relaxe no Parque do MouchãoO Parque do Mouchão tem uma localização central, situa-se nas margens do Rio Nabão e os seus magníficos jardins oferecem um cenário belíssimo propício para relaxar e fazer caminhadas. Aqui encontra-se a conhecida Roda Hidráulica em madeira, símbolo da prosperidade económica de Tomar de outros tempos.
5. Visite os museusGosta de visitar museus? Então, eis algumas sugestões a não perder! O Museu dos Fósforos situa-se junto à estação da CP e apresenta a maior coleção filuminística da Europa, possuindo cerca de 43 mil caixas de fósforos de todo o mundo, entre outros objetos de interesse. O Museu Luso-Hebraico, situado na sinagoga, na antiga Rua da Judiaria, apresenta uma fachada muito discreta, mas o seu interior surpreendê-lo-á! Aí pode ver uma coleção de lápides, livros, objetos da tradição e culto judaicos. O Museu da Central Elétrica da Levada de Tomar situa-se junto ao lago do parque central e é considerado património de interesse público. Funciona no imóvel do séc XX e apresenta uma retrospetiva da produção de energia elétrica hidráulica, a vapor e a diesel.