Quintas e Herdades em Ponte de Lima

Quintas e Herdades em Ponte de Lima

Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Ponte de Lima que podem ser interessantes

Quintas e herdades em Ponte de Lima

Das cidades mais antigas de Portugal

Mergulhe na riqueza histórica das quintas e herdades em Ponte de Lima! Sinta o frescor do campo, o aroma do rio e o sabor da deliciosa gastronomia oferecida na zona! As propriedades também são próximas de muitos pontos turísticos, o que lhe vai fazer ainda ter muito contacto com todo o aspeto cultural da região.

Muito de tudo!

Em Ponte de Lima vai encontrar quintas e herdades com muitos jardins, piscinas, terraços, espaço para estacionamento, TV, máquina de lavar-roupas, entre outras comodidades. Na zona vai ver também mansões chiques e outros edifícios históricos, toneladas de restaurantes e uma bela paisagem minhota. Ponte de Lima é, ainda, um local com muitos pontos turísticos a conhecer e onde se pode descansar se estiver a seguir o Caminho Português de Santiago, portanto há muitos motivos para visitar a zona como pode perceber!

Viajantes e atividades

Ponte de Lima para caminhantes e ciclistas

Passeie pelos trilhos e ciclovias à beira-mar! Ponte de Lima tem uma larga avenida de plátanos para passear e um local para simplesmente relaxar num banco e desfrutar do Rio Lima. A Avenida dos Plátanos junta-se à Ecovia, percurso pedonal e ciclável que liga Ponte de Lima a vários locais de interesse, como a Reserva Natural das Lagoas. Irá sem dúvida avistar alguns peregrinos a seguir o Caminho Português de Santiago, que passa pela cidade. Então se estiver com vontade de uma caminhada mais séria no interior de Portugal, pode seguir as setas amarelas por um tempo e depois voltar quando estiver cansado, ou seguir o Caminho de St. James até à Espanha.

Ponte de Lima para os amantes da gastronomia

Delicie-se com iguarias locais nos restaurantes de Ponte de Lima! Há muitos restaurantes, vários dos quais com vista para o rio. Prove o bife de vitela ou um peixe com cebola. Conheça os fumeiros da zona, coma com o arroz de sarrabulho e, na hora da sobremesa, saboreie os charutos, que possuem um recheio doce de ovos envolto em papel de arroz.

Sabia que, em Ponte de Lima, pode conhecer mais da história portuguesa e da cultura local por meio dos azulejos?

Top 7 dicas de viagem em Ponte de Lima

1. Atravesse o rio Lima

Há muitas luas, quando as tropas romanas marchavam por Portugal, chegaram ao rio Lima, mas recusaram-se a atravessá-lo. A área era tão encantadora que concluíram que deveria ser o lendário rio Lethe, famoso não apenas por sua beleza, mas por sua capacidade de apagar a memória de quem o atravessasse. A única maneira de o capitão convencer seus soldados de que não esqueceriam tudo e todos que conheciam era atravessar o rio sozinho e chamá-los pelo nome. Este conto lendário explica os modelos de madeira de soldados romanos no estacionamento à beira-mar. Uma vez do outro lado, os romanos construíram uma ponte que se tornou o único local seguro para atravessar o Lima durante séculos e fazia parte da estrada romana de Braga, sede do poder em Portugal e Astúrias, na Espanha. A ponte de pedra foi reconstruída no século XIV e ainda é um importante ponto focal da cidade.

2. Visite belos jardins em Ponte de Lima

Ponte de Lima é conhecida como "a cidade mais florida" de Portugal. É fácil ver o porquê; até a estrada que leva ao centro histórico é ladeada de flores. O ar está muitas vezes cheio do cheiro doce de glicínias penduradas em pérgulas e arcos, enquanto vasos de petúnias e amores-perfeitos adicionam toques de cor ao centro histórico. As exibições criativas do Festival Internacional de Jardins, que acontece todos os anos de maio a outubro, também merecem uma visita: os jardins individuais variam em apelo e é possível pode votar no seu favorito. O tema e os jardins mudam a cada ano, embora o jardim vencedor do ano anterior permaneça por mais um ano. Nos Jardins Temáticos do Arnado, pode ver exemplos de modas de jardim ao longo dos tempos, como os Jardins Renascentistas, os Jardins Romanos e os Jardins Barrocos.

3. Dê um mergulho na piscina

Ao lado do local do Festival Internacional de Jardins há uma linda piscina ao ar livre cercada por gramados, árvores e flores. É possível ver o rio por meio de uma lacuna na vegetação também. Há um café no local, vestiários e as instalações habituais. Para além disto, o visitante pode comprar um passe diário ou semanal com preços muito razoáveis.

4. Obtenha a sua dose de arte e arquitetura no Museu dos Terceiros

O Museu dos Terceiros abriga uma coleção de arte sacra medieval e barroca e ouro. O conjunto de edifícios do museu data do século XV e foi construído como um local para os leigos praticarem a sua religião, sem se comprometerem com as restrições do estilo de vida monástico. Hoje em dia encontram-se pinturas, estátuas e azulejos que datam desta época até ao século XIX, a incluir uma igreja rococó, uma capela manuelina e uma pedra com a marca da mão do Diabo.

5. Desperte a sua criança interior no Museu do Brinquedo de Ponte de Lima

Para uma experiência mais moderna e peculiar, o Museu do Brinquedo oferece uma visão intrigante dos brinquedos portugueses do século XX. Vai encontrá-lo no prédio vermelho do outro lado da ponte romana.

6. Visite capelas giras e a igreja paroquial gótica

No coração do centro medieval encontra-se a notável igreja paroquial gótica, notável pela sua arquitetura interior e exterior. Uma das estátuas é a do Beato Francisco Pacheco. No seu apogeu, Ponte de Lima teve mais do que o seu quinhão de moradores abastados, muitos dos quais podiam dar-se ao luxo de construir a sua própria igreja ou capela. Dê um passeio pelas traseiras do centro histórico e encontrará a Capela das Pereiras, dentre outras. A pequena Capela de São João perto da ExpoLima é uma das favoritas dos viajantes.

7. Pechinchar nos mercados de Ponte de Lima

Para além do mercado municipal que abastece os moradores com produtos frescos todas as manhãs, um mercado de tendas quinzenal ocupa o estacionamento de areia na margem do rio. Pode comprar todos os tipos de têxteis, utensílios domésticos, roupas e sapatos baratos aqui. O Mercado de Artes e Ofícios ocorre todo 4º domingo do mês e o Mercado de Antiguidades ocorre sempre no 2º domingo.

Destinos de férias nas proximidades de Quintas e Herdades