Quintas ou Herdades em Alenquer
Temos 14 Quintas e Herdades. Compare e reserve ao melhor preço!
Encontrar ofertas
Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Alenquer que podem ser interessantes
Quintas e herdades em Alenquer
No destino encontra diversas quintas onde poderá passar umas férias tranquilas no Oeste. Seja no centro de Alenquer ou nas povoações vizinhas, não faltará o sossego e o contacto com a natureza. Faça as malas e viva umas férias descontraídas!
Quintas variadasNo centro ou nas imediações, escolha uma opção de alojamento para passar umas férias fantásticas com a sua família ou com amigos. Escolha uma casa rústica ou uma casa moderna, espaçosa, acolhedora e com todas as comodidades, incluindo jardim e piscina exterior. À tarde relaxe no jardim e dê uns mergulhos na piscina. Procura um alojamento diferente? Experimente ficar alojado num rústico moinho restaurado! Que experiência inacreditável!
Viajantes e atividades
Percorra o destino e as três zonas que o estruturam: uma, a mais antiga, na encosta íngreme, ou em volta do castelo e o Bairro da Triana, situado na margem oposta do Rio Alenquer. A implantação na encosta valeu-lhe o epíteto de Presépio de Portugal. Do património histórico destacam-se o Convento Medieval Franciscano, o primeiro mosteiro franciscano de Portugal, a Igreja de S. Pedro, do século XIII, o castelo e a Igreja da Misericórdia. A Igreja do Mosteiro de S. Francisco conserva um claustro manuelino e um pórtico do século XIII. Na Praça Luís de Camões, na Igreja de S. Pedro encontra-se o túmulo do cronista natural de Alenquer, Damião de Goes. Visite a Aldeia Galega, percorra as ruas estreitas e sinuosas e conheça a sua história. Aproveite para conhecer os diversos museus como o Museu de Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição, o Museu Municipal Hipólito Cabaço, o Museu João Mário e o Museu do Vinho.
Alenquer para fãs de enoturismoA riqueza paisagística de Alenquer é extraordinária. As vinhas e os campos predominam neste que é um concelho agrícola e vitivinícola. Sendo um concelho vinhateiro, é o destino ideal para os fãs do enoturismo passarem alguns dias de descanso e aliar a esse descanso a experiência do vinho, produto de excelência do concelho. Conheça as quintas seculares, as vinhas, vinhedos e as adegas onde se produz o néctar delicioso. Famosos brancos aromáticos e tintos vivos têm vindo a ganhar prestígio cá e lá fora. É o quarto maior produtor de vinhos e premiado nacional e internacionalmente. Não perca uma visita ao Museu do Vinho e uma prova de vinhos!
Damião de Goes, famoso cronista, nasceu e encontra-se sepultado em Alenquer.
Top 7 dicas de viagem em Alenquer
São pratos típicos o sarrabulho, a tiborna, o turricado e ensopado de enguias. Os gulosos podem deliciar-se com bolos de ferradura, arrobe, pão de ló, filhoses, entre muitos outros.
2. Feiras e festivaisNa Aldeia Galega decorre uma "Feira Renascentista", na qual se revivem os usos e costumes da época. Em Alenquer, decorre a Feira da Ascenção, por altura da quinta-feira da Espiga, e conta com tasquinhas, exposições e concertos. De destacar ainda as Festas do Império do Divino Espírito Santo, instituídas em Alenquer, em 1321, que visam ajudar os pobres. Em 2007, foram recuperadas e decorrem sob o lema "O Espírito Santo sopra onde quer!" Foram finalistas regionais do distrito de Lisboa, no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
3. Visite o PresépioA vila de Alenquer é conhecida como vila Presépio há já muito tempo. Em 1968, a construção de um presépio de grandes dimensões em homenagem às vítimas da Grande Cheia, cimentou a ideia de Vila Presépio. Além do presépio, há diversas atividades como teatro, mercado de Natal, concertos, exposições e concursos. A não perder!
4. Visite os museusAlenquer dispõe de uma rede museológica importante que vale mesmo a pena visitar! O magnífico Museu Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição, instalado na antiga igreja da Várzea, agora restaurada, acolhe uma exposição sobre a vida e legado histórico de Damião de Goes. É também um espaço relacionado com a Judiaria de Alenquer e com as vítimas da Inquisição.
5. Percursos pedestresLazer e desporto podem andar de mãos dadas. Por todo o concelho encontra percursos e caminhos que poderá percorrer. Aproveite e deslumbre-se com as paisagens naturais!
6. Rota dos vinhosA Rota do Vinho do Oeste tem muito a oferecer. Percorra as quintas onde se produzem vinhos de renome nacional e internacional. Termine o passeio com uma prova de vinhos!
7. Rota dos moinhosNo concelho de Alenquer existiram mais de 100 moinhos que eram usados para transformar o trigo que se cultivava nesta região em farinha. Hoje ainda é possível ver alguns que resistiram à passagem do tempo, sobretudo na zona alta do concelho, na Serra Alta, Serra Galega e Serra de Montejunto. Visite, por exemplo, o Moinho de Avis no Curral do Burro. E já que está no alto do Montejunto, aproveite as vistas fenomenais a partir deste miradouro natural! É possível avistar quase todo o concelho de Alenquer.