Casas de férias para alugar em São Pedro do Moel
Encontre mais de 16 casas de férias em São Pedro do Moel agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias São Pedro do Moel
Casas de férias para alugar em São Pedro de Moel
É com este excerto da obra de Afonso Lopes Vieira que começamos a falar de São Pedro de Moel. O poeta tinha uma casa nesta simpática aldeia. São Pedro de Moel foi dada por D. Afonso V à nobreza em 1493 e, ainda hoje, é possível ver traços elitistas e a poesia de Afonso Lopes Vieira pelas ruas e casas. Na zona, os dias de sossego e tranquilidade são aproveitados em casas de férias para alugar nas margens da Praia de São Pedro de Moel, onde fica a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. Se a sua visita tiver como objetivo descanso e piscina, há casas de férias para alugar nas proximidades do Parque de Campismo, onde há uma piscina para aproveitar com a família. Além de haver vários parques infantis para os miúdos usufruírem ao máximo as férias.
Sente-se na varanda e oiça a história do oceanoNas casas de férias para alugar em São Pedro de Moel, poderá passar os dias tal como fazia o ilustre poeta Afonso Lopes Vieira. Da varanda da sua casa-nau na Praia de São Pedro de Moel, hoje transformada em Museu, o escritor presenciou acontecimentos marcantes como O Milagre do Sol, e deu vida a vários poemas, tendo sido muitos uma verdadeira declaração de amor a Portugal. De facto, as vistas do museu e das casas de férias para alugar na zona são realmente inspiradoras. E mesmo que muitas destas casas de férias para alugar tenham hoje sido modernizadas, com piscinas e outros atrativos típicos da contemporaneidade, permanecem como um virar das páginas de um livro de histórias.
Férias em São Pedro de Moel
Como chegar e o que fazer nas redondezas
São Pedro de Moel situa-se a 140 quilómetros de Lisboa e menos de duas horas de carro a partir da capital. A aldeia, apenas a 20 minutos das populares praias de Nazaré, pertence à cidade, freguesia e concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria. Insere-se um pouco a sul da foz da Ribeira de Moel, totalmente no Pinhal de Leiria. Desde o século XV o local tem reputação elitista. Foi em 1493 quando D. Afonso V doou estas terras à nobreza, e desde então a aldeia recebe a classe alta dos arredores e de Lisboa que procuram momentos de relaxamento em fins de semana ou durante o verão.
"Simples pretexto para o litoral, verde nau que ao mar largo" (Afonso Lopes Vieira)Comece o seu passeio turístico por esta frase, a admirar o famoso Penedo da Saudade, no Farol de São Pedro, onde a Duquesa de Caminha teria chorado diariamente a morte do seu esposo. Ainda hoje há quem diga ouvir as lamúrias da Duquesa no rochedo. No centro da cidade, visita a Praia de São Pedro do Moel, onde no areal encontrará a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, para ler e ouvir diversos poemas do artista a descrever amores, cores e as terras portuguesas. E não hesite em fazer a famosa Volta dos Sete, percurso a combinar o mar com o pinhal, a praia e a mais pura floresta com os seus riachos, parques, ribeiros e fontes. Próximo de São Pedro de Moel, pode conhecer ainda o único Museu do Vidro em Portugal na Marinha Grande, a dez quilómetros ao leste; e os vestígios encontrados em São Pedro de Moel do Plesiossauro Português no Museu da Lourinhã, a cerca de 90 quilómetros ao sul. Durante vossa viagem, alguns pratos típicos a degustar são a Canja de Bacalhau, a Sopa do Vidreiro, Carapaus Abertos e Coelho com Ervilhas, além dos deliciosos Bolos de Pinhão.
Viajantes e atividades
A aldeia é rodeada de extensas áreas de Pinhal e oferece muitos pontos de lazer para toda a família. A zona é rica em parques de merendas. Bem perto das Praias do Ouro, da Concha e da Ribeira de Moel, poderá nestes belos espaços verdes realizar refeições a céu aberto, à hora que quiser. Há parques infantis com diversões para os miúdos, e de campismo caso procure uma experiência diferente em família, como o camping na natureza. Outra atração turística para todas as idades é a Volta dos Sete, com belas vistas de paisagens espetaculares, que irão agradar a todos os gostos.
São Pedro de Moel para os amantes do desportoA água das praias de São Pedro de Moel é fria e geralmente agitada, porém costuma permitir o banho e atividades de mergulho. As praias são excelentes para a prática de bodyboard e surf, além de puder aproveitar outros desportos ao ar livre, pois há, nas praias, um campo de jogos, normalmente com redes de vólei. E também há várias ciclovias e um campo de ténis para a vossa diversão.
Sabia que em 2021 foi descoberto, em São Pedro de Moel, o Plesiossauro mais antigo da Península Ibérica?
Top 5 dicas de viagem em São Pedro de Moel
Se histórias de fantasmas atiçam a sua curiosidade, então visite o Farol Penedo da Saudade, construído em 1912. Talvez consiga ouvir as lamúrias da Duquesa de Caminha. Muitas pessoas afirmam que podem ouvi-las em eco, a distinguirem-se do barulho do mar. O nome do farol, inclusive, foi dado devido a esta história, pois de facto a Duquesa chorava diariamente a morte do seu esposo neste rochedo.
2. Percorrer A Volta dos SeteReúna a família e faça este belo percurso de sete quilómetros que inicia e termina em São Pedro de Moel. O passeio garante belas vistas de riachos, fontes, do Pinhal de Leiria e do mar. É um trajeto que revela a beleza variada e a extensa história desta costa. Admire as florestas de pinheiros perfumados, o oceano acidentado e até comboios históricos. Há três rotas bem marcadas, destinadas para diferentes horários e níveis de aptidão. O posto de turismo pode disponibilizar vários mapas para si.
3. Passar uma tarde a ouvir as poesias de Afonso Lopes Vieira na casa do poetaAs praias de São Pedro de Moel são consideradas das mais pitorescas da região Centro costeira de Portugal. Talvez por haver nelas não só beleza, mas também poesia. Afinal, é no areal da Praia de São Pedro do Moel que encontrará, sobranceira ao mar, a encantadora Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
4. Visitar o Museu do VidroExplore as proximidades de São Pedro do Moel e vá à Marinha Grande para visitar o surpreendente Museu do Vidro. É o único museu dedicado ao vidro no país. Irá descobrir a história da indústria vidreira portuguesa e admira belas peças de arte. E ainda poderá ver como são feitas estas peças de vidro em tempo real.
5. Conhecer o novo e recém-descoberto Plesiossauro PortuguêsSiga para o sul com as crianças e, no Museu da Lourinhã, verão os vestígios do Plesiossauro mais antigo da Península Ibérica. O fóssil do réptil marinho foi descoberto em junho de 2021, em São Pedro de Moel. Esta espécie de Plesiossauro nunca havia sido catalogada anteriormente. Talvez, se Afonso Lopes Vieira ainda estivesse vivo, ficasse feliz por saber que, "onde a terra se acaba e o mar começa", muita coisa ainda hoje está por descobrir descoberta.