Casas de férias para alugar em Monsanto
Encontre mais de 17 casas de férias em Monsanto agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Monsanto
Casas de férias para alugar em Monsanto
Descanse com as suas companhias prediletas de viagem no centro da vila, perto dos principais pontos turísticos da zona, ou relaxa em alojamentos mais distantes com o seu companheiro para uma região com ainda mais tranquilidade e toda a privacidade que busca. Não importa onde esteja, vai poder encontrar casas de pedra típicas de Portugal, com personalidade e toda a alma do povo da zona impressa nas suas paredes, mobiliário e artigos decorativos.
Casas com estilo e muita históriaEm Monsanto pode ter a experiência memorável de dormir casas de férias com séculos de história e ambientes acolhedores para famílias, casais e amigos. Os que viajam sozinhos vão sentir-se acolhidos com a vista para a natureza e o estilo rústico que a maioria das acomodações possui. Seja pelos artigos decorativos ou mobiliário, o interior de cada propriedade costuma ser sempre um pouco colorido e vívido, tal como as suas férias também devem ser.
Férias em Monsanto
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Monsanto pode ser verdadeiramente considerada uma aldeia monumento e é onde pode conhecer uma verdadeira aldeia típica do país. Situa-se na Beira Baixa, no Centro de Portugal, a cerca de 3h de Lisboa (275 km) e do Porto (290 km). É sede da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e, entre as curiosidades sobre Monsanto, sabe-se que possui menos de mil habitantes e já foi habitada pela Ordem dos Cavaleiros Templários, que aqui construíram capelas e o Castelo de Monsanto, dos mais conhecidos postais da zona.
Pelas ruas íngremes e estreitas da aldeiaReserve um dia da sua estadia nas casas de férias para alugar em Monsanto para deambular pelas ruas da aldeia. Conheça os seus templos religiosos, a sua riqueza arqueológica e o seu castelo construído pelos Cavaleiros Templários e outros patrimónios dignos de destaque, como a Antiga Adega, o Chafariz da Fonte Nova, o Cruzeiro de São Salvador, o Pelourinho de Monsanto, os Bancos da Paciência à porta do Café Monsantino, a casa onde o famoso escritor português Fernando Namora habitou a leste na rua do seu nome, o Chafariz do Meio, o Arco de São Sebastião ou do Espírito Santo, a Gruta de Monsanto, o Forno Comunitário e os vários conjuntos de Penedos Juntos.
Viajantes e atividades
Se for visitar esta aldeia milenar na época do veraneio, aproveita para desfrutar das melhores praias fluviais da zona. As de Marechal Carmona e do Pego foram galardoadas com a Bandeira Azul e são excelentes para um mergulho, além de serem dotadas de uma infraestrutura ótima e ainda terem uma boa zona de atividades ao ar livre e um parque de merendas.
Monsanto para os fãs de trilhosA Rota dos Barrocais (PR5) permitir-lhe-á desfrutar das fantásticas vistas do Penedo do Pé Calvo e de uma subida até ao Castelo dos Templários compensada por um dos miradouros mais deslumbrantes da região. O mirante tem 758 metros de altura e oferece vistas sobre as Serras da Malcata, da Gardunha, da Estrela e a planície beirã até Espanha. Outra sugestão é seguir o percurso terrestre ou no BTT da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), que liga todas as 12 aldeias do país num traçado circular com aproximadamente 600 quilómetros. E nesta rota ainda vai poder ver três áreas protegidas fantásticas: os parques naturais do Douro Internacional, da Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata. São tantas opções excelentes de caminhada que até a Associação Europeia de Caminhantes já deu a Monsanto o selo de "Leading Quality Trails – Best of Europe" (melhores destinos europeus de caminhada).
Sabia que Monsanto foi escolhida em 1938 como a "aldeia mais portuguesa" do país?
Top 5 dicas de viagem em Monsanto
A grande atração da aldeia de Monsanto é seu castelo. O acesso só é possível a pé a esta fortaleza militar. A edificação é Monumento Nacional desde 1948 e terá sido construída pelos Cavaleiros Templários após terem recebido estas terras pelo rei D. Afonso Henriques após a reconquista aos árabes da região, que outrora pertenceu aos romanos. A Torre da Atalaia mostra a imponência da edificação e ergue-se a mais de 700 metros do nível do oceano. Pelas muralhas do castelo veja ainda a Cisterna e a Capela de Santa Maria do Castelo.
2. Encontrar o Galo na Torre de LucanoA Torre de Lucano (ou Torre do Relógio, como também é conhecida) é a antiga torre sineira da povoação de Monsanto e ostenta o símbolo que a tornou a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. No seu interior, pode ter acesso a uma réplica do galo de prata recebido na premiação do concurso que ocorreu em 1938 e a concedeu esta denominação à povoação.
3. Encontrar paz espiritual nas igrejas e capelas da aldeiaConheça as ruínas da Capela de São Miguel e a curiosa formação rochosa da Laje das Treze Tigelas ao seu redor. Suba à Igreja Matriz de São Salvador para admirar o seu pórtico românico. E visita ainda a Igreja da Misericórdia e as capelas de Santo António, do Socorro, do Espírito Santo, de Santa Maria do Castelo (no interior do Castelo de Monsanto), de São João e de S. Pedro de Vir-à-Corça ou Ver-a-Corça para ver mais do estilo românico tão marcante na aldeia.
4. Transcender a alma enquanto admira as vistas da regiãoVá ao Miradouro de Monsanto para admirar uma das paisagens que mais aparecem nas redes sociais em fotos de viajantes que visitaram a zona. É mesmo um miradouro muito popular na internet. O Miradouro da Praça dos Canhões e os mirantes do Castelo e da porta do Castelo também lhe vão dar a sensação de estar "nas nuvens" com a beleza das paisagens da região.
5. Aprofundar-se no passado da zona na Estação Arqueológica Romana de São LourençoNa estação há vestígios da ocupação humana desde o Paleolítico. Existem achados arqueológicos de túmulos escavados no granito, de troços de via romana e de um complexo termal duma provável vila romana para conhecer ainda mais o rico e antigo passado da zona.