Casas de férias em Figueiró dos Vinhos
Encontre mais de 41 casas de férias em Figueiró dos Vinhos agora!
Encontrar ofertas
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Figueiró dos Vinhos
Casas de férias em Figueiró dos Vinhos
Situado no distrito de Leiria, Figueiró dos Vinhos oferece experiências diversificadas aos visitantes. No centro da vila de Figueiró encontra diversos alojamentos situados próximo de alguns pontos de interesse turístico como o Jardim Municipal e o Casulo de Malhoa. Para os que gostam do isolamento e de viver a tranquilidade, sossego e silêncio ao máximo, veja as opções disponíveis nos arredores da vila e em pequenas povoações do concelho.
Casas rústicas cheias de charmePara uma escapadinha a dois ou para umas férias em família encontrará em Figueiró o alojamento ideal. Na seleção de acomodações existem casas ou apartamentos na vila e outras rústicas implantadas em cenários naturais idílicos, todas elas equipadas com tudo o que precisa para as suas férias. Reserve uma unidade rústica, um antigo moinho em pedra, agora transformado num alojamento de férias, junto à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, e sentir-se-á totalmente relaxado num ambiente em que os únicos sons que ouvirá são os da natureza. Contemple as vistas magníficas para a Serra de São Neutel, para a Ribeira de Alge ou Foz de Alge. Após atividades ao ar livre como caminhadas, ciclismo e pesca, regresse ao conforto da sua casa de férias, descanse no jardim ou mergulhe na piscina. De certeza que quererá regressar!
Férias em Figueiró dos Vinhos
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Figueiró dos Vinhos situa-se no distrito de Leiria, entre a Serra da Lousã e dos Alvelos. Bem localizado, as principais vias rodoviárias que lhe permitem chegar ao destino são a IC8, A13 e A1. O concelho é formado por 5 freguesias: Aguda, Arega, Campelo, Figueiró dos Vinhos e Bairradas. Também integra o projeto Territórios de Pedra em conjunto com o concelho de Ansião e Pombal. É um destino com uma grande oferta a nível da natureza, história, cultura e artes. No concelho não deixe de visitar a aldeia de xisto de São Simão, as Fragas, percorrer o passadiço e a Aldeia de Ana de Aviz.
Uma vila pequena, mas surpreendenteAo chegar à vila, aproveite para caminhar pelas ruas e descobrir alguns pontos turísticos. Impõe-se uma paragem no Jardim Municipal, com as grandes árvores centenárias e enquanto relaxa num banco do jardim, os seus filhos podem divertir-se no parque infantil. Depois pode visitar o Convento das Carmelitas, a Igreja Matriz, o famoso Casulo de Malhoa, o Museu do Xadrez, o Museu adjacente, o Solar, a Torre da Cadeia, a Fonte das Freiras e o Cabeço do Peão, de onde poderá contemplar toda a zona envolvente.
Viajantes e atividades
Para ficar com uma perspetiva cultural do destino visite a Igreja Matriz, do século XIII, onde poderá apreciar quadros do mestre Malhoa; o Casulo de Malhoa, a encantadora residência do Mestre José Malhoa; o Museu do Xadrez e o Museu e Centro de Artes. Pode seguir o roteiro "Volta dos Artistas", para ficar com uma visão geral do património do destino no início do século XX. Faça uma paragem para provar as iguarias da doçaria conventual. De seguida, poderá apreciar os trabalhos realizados por ocasião do Fazunchar, festival anual, associado à herança artística de Malhoa e Henrique Pinto. Passe pela Torre da Cadeia, edifício do século XVI, adornada com merlões e uma porta quinhentista, de onde pode observar o centro quinhentista da vila. O Solar, de 1681, que ostenta uma pedra de armas na fachada principal, também merece uma visita. Descubra ainda a aldeia de xisto de Casal de S. Simão e encante-se com as bonitas casas de pedra agora recuperadas. Termine no restaurante da aldeia, para provar a comida local.
Figueiró dos Vinhos para fãs de naturezaNo destino a natureza é presença constante. Só tem de partir à descoberta e deixar-se surpreender! Na vila, pode usufruir desse contacto no Jardim Municipal, no Ramal (rua emoldurada por enormes plátanos, que dá acesso ao jardim), no Cabeço do Peão, onde se situa a Capela de Santo António dos Milagres e um miradouro que oferece vistas amplas para a área florestal que o rodeia e para a vila. Para momentos de lazer em família, desloque-se ao Parque do Vale da Pipa. É ideal para passear, praticar desporto, para as brincadeiras das crianças ou simplesmente para descansar. Fora da vila, os Passadiços das Fragas de São Simão, que ziguezagueiam pela encosta escarpada até à estrada de calçada que dá acesso à belíssima Praia Fluvial das Fragas de S. Simão são imperdíveis! Deslumbre-se com a obra esculpida pela natureza, uma garganta de enormes rochedos rasgados pela Ribeira de Alge, a paisagem exuberante, a beleza das árvores espelhada nas águas tranquilas, onde surgem, aqui e ali, pequenas trutas. Beba uma bebida refrescante no bar da praia fluvial. Se seguir o trilho irá ter à pitoresca aldeia de xisto de Casal de S. Simão. No verão visite igualmente a simpática Praia Fluvial de Ana de Aviz. Para quem gosta de praticar exercício, pode dedicar-se às caminhadas, ciclismo e BTT. Usufrua do contacto direto com a natureza, carregue baterias e sonhe com o regresso!
Figueiró dos Vinhos foi o local preferido de artistas da corrente naturalista como Malhoa, pela beleza paisagística da região.
Top 5 dicas de viagem em Figueiró dos Vinhos
A encantadora casa de Malhoa, o Casulo, onde o pintor viveu. No piso térreo encontra o único Museu do Xadrez do país. Não perca, ao lado, o Museu e o Centro de Artes, inaugurado em 2013.
2. Percorra o Passadiço das Fragas de S. SimãoPonha-se a caminho e percorra o passadiço que liga o miradouro das Fragas ao miradouro da Ermida de São Simão, com passagem pela praia fluvial e pela Aldeia de Casal de São Simão.
3. Apanhe sol nas praias fluviaisNo verão, não deixe de dar uns mergulhos nas praias fluviais do concelho, a Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e a da Aldeia de Ana de Aviz.
4. Pratique atividades ao ar livreAproveite os trilhos, percursos pedestres e de BTT existentes, de extensão e dificuldade diversa, para aliar o exercício à descoberta de novos lugares. Também pode praticar escalada, e fazer um passeio de barco ou de caiaque no Rio Zêzere. É imperdível!
5. Assista aos eventosEntre os vários eventos, destaca-se o Festival de Arte Urbana – Fazunchar, a Feira de Doçaria Conventual e a Feira de S. Pantaleão. Se a sua estadia coincidir com os eventos, ficará agradavelmente surpreendido!